A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁLCOOIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁLCOOIS."— Transcrição da apresentação:

1 ÁLCOOIS

2 Vinho, cerveja, aguardente e uísque são bebidas alcoólicas
Vinho, cerveja, aguardente e uísque são bebidas alcoólicas. Todos contém ETANOL, conhecido como ÁLCOOL. H3C – CH2 – OH Etanol Cada bebida alcoólica contém um diferente teor de etanol. É comum encontrarmos no rótulo a graduação alcoólica expressa em o.GL, que se lê “graus Gay-Lussac”. Essa escala diz qual a porcentagem (em volume) de etanol na bebida. Alguns valores típicos são:

3 Cerveja: 4o.GL Vinho: 9 a 12 o. GL Pinga, cachaça ou caninha: 40o. GL Vodca: 40o. GL Uísque: 43 o.GL Como dissemos, o etanol é chamado apenas de álcool. No entanto, para os químicos, o termo álcool engloba uma grande família de compostos, todos com uma semelhança estrutural:

4 O grupo OH é chamado de hidroxila ou oxidrila.
Apresentam grupo OH ligado a um carbono saturado, isto é, aquele que só faz ligações simples. OH O grupo OH é chamado de hidroxila ou oxidrila. C álcool Carbono saturado (ligações simples)

5 Note que de acordo com a definição, ao lado, estruturas do tipo,
 C – OH . não são álcoois.

6 Assim são exemplos de álcoois:
H H C OH H H H C C OH H H H H H H C C C OH H H H Carbonos saturados

7 E não são exemplos de álcoois:
H H H C C OH H H C C C OH OH Carbonos insaturados

8 Indica que o composto é um
Para dar nome aos álcoois, de acordo com a Iupac, devemos proceder como no caso dos hidrocarbonetos, só que empregando o sufixo ol: Sufixo Indica que o composto é um o Hidrocarboneto ol Álcool

9 Assim por exemplo: H3C – OH Met an ol H3C – CH2 – OH Et an ol Álcool
Ligação simples 1 carbono H3C – CH2 – OH Et an ol Álcool Ligação simples 2 carbonos

10 Propan -1- ol Propan-2-ol 1 2 3 HO H2C CH2 CH3 OH OH 1 2 3 H3C CH CH3
Posição do OH OH 1 2 3 Propan-2-ol H3C CH CH3 OH Posição do OH

11 De acordo com a regra o correto é pentan-2-ol, e não Pentan-4-ol
Como você pode ver, quando há mais de uma possibilidade para a posição do OH é necessário indicá-la através da numeração dos carbonos. A numeração dos carbonos é feita começando pela extremidade mais próxima do grupo OH. Numeração incorreta 1 2 3 4 5 5 4 3 2 1 Numeração correta H3C – CH2 – CH2 – CH – CH3 OH Extremidade mais próxima do OH De acordo com a regra o correto é pentan-2-ol, e não Pentan-4-ol OH

12 Nomenclatura de álcoois de cadeia ramificada.
A nomenclatura de álcoois que apresentam ramificações é feita de modo similar ao de hidrocarbonetos ramificados. A novidade é que a cadeia principal deve obrigatoriamente incluir o carbono ligado à hidroxila (OH). A numeração da cadeia principal tem que ser feita de modo que o carbono ligado à hidroxila receba o menor número de carbonos possível.

13 A prioridade é dada ao grupo OH, e não mais as ramificações.
Se, por acaso, o grupo de OH estiver posicionado a uma mesma distância de ambas as extremidades da cadeia principal, ela deve ser numerada de forma que deixe as ramificações como menores números possíveis.

14 Assim: Em um álcool ramificado, a cadeia principal é a maior seqüência de carbonos que contêm aquele que está ligado à hidroxila (OH). A numeração da cadeia principal tem de começar pela extremidade mais próxima do grupo OH. Como exemplos considere os seguintes casos: Numeração incorreta 1 2 3 4 5 5 4 3 2 1 Numeração correta H3C CH CH2 CH CH3 CH OH 4- metil-pentan-2-ol Extremidade mais próxima do OH

15 CH2 CH2 CH2 OH CH3 H3C C CH2 CH2 OH CH3 4 2 1 3
3,3- dimetil-butan-1-ol 3 2 1 CH2 CH2 CH2 OH 3- fenil-Propan-1-ol OH 5 4 3 2 1 H3C CH CH CH CH3 3-etil-4-metil-Pentan-2-ol CH3 CH2 CH3

16 2-metil-ciclo-hexanol
1 2 CH3 2-metil-ciclo-hexanol OH 1 2 3 CH CH3 CH3 3-isopropil-ciclo-pentanol

17 Metanol Apesar de todos os álcoois apresentarem OH, seus efeitos no organismo podem ser muito diferentes. Assim, é importante notar que nas bebidas alcoólicas está presente um álcool em especial: o etanol. Existem álcoois que são perigosos se inalados ou ingeridos. É o caso, por exemplo, do metanol. Ingerir a pequena quantidade de 30 mL desse álcool leva à morte. Quantidades menores, 10 mL ou 15 mL, causam cegueira. Apesar de tóxico, o metanol é muito importante em laboratórios, indústrias e também como combustível.

18 Algumas aplicações do etanol
Como solvente em perfumes, loções, desodorantes e medicamentos; Na limpeza doméstica. Para essa finalidade, o produto apresenta-se misturado a substâncias que alteram o sabor e o arama. Essas substâncias, chamadas agentes desnaturantes, são colcadas propositalmente para impedir o uso desse álcool (denominado álcool desnaturado) seja usado para a fabricação de perfumes e bebidas.

19 Em automóveis, como combustível
Em automóveis, como combustível. Foi criado em 14 de novembro de 1975 o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), visando à utilização do etanol como combustível. Esse álcool é o etanol hidratado (álcool com água), que, por lei, deve estar entre 93,2 e 93,8 o.GL; a ele são adicionados agentes desnaturantes. Atualmente o programa passa por dificuldades, sendo alvo de muitas críticas. Esse álcool também é misturado na sua forma anidra (sema água) à gasolina na proporção de 25% conforme legislação atual para diminuir o consumo de gasolina e reduzir o índice de polução em aproximadamente 30%.

20 Reação de combustão dos álcoois
Do mesmo modo que os hidrocarbonetos, os álcoois são combustíveis e portanto sofrem reação de combustão. Combustível comburente  combustão álcool O  Produtos

21 Classificação das reações de combustão
Há três tipos de combustão que podem ocorrer. Combustão completa  produz gás carbônico (CO2) e água na forma de vapor (H2O). Combustão incompleta  com formação de monóxido de carbono (CO) e água (H2O) Combustão incompleta  com formação de carbono na forma de fuligem ( C ) e água.

22 Como escrever as reações ?
Completa Combustível O  CO H2O Incompleta Combustível O  CO + H2O ou Combustível O  C H2O

23 etanol H3C—CH2—OH (C2H6O) Combustão completa CO2 +  H2O
combustível 1 O2 comburente 3 CO2 + 2 3 H2O Combustão incompleta C2H6O combustível 1 O2 comburente 2 CO + H2O 2 3 C2H6O combustível 1 O2 comburente 1 C + H2O 2 3


Carregar ppt "ÁLCOOIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google