A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Região, Regionalização , Regionalismo ou regionalidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Região, Regionalização , Regionalismo ou regionalidade"— Transcrição da apresentação:

1 Região, Regionalização , Regionalismo ou regionalidade

2 Região O que é? Quais as características?

3 1. Região Uso corrente/ cotidiano diferentemente de outros conceitos geográficos como conurbação / pediplano, cartografia sistemática. Mesmo no cotidiano relacionado com diferenciação espacial (eu- outro- localização)

4 Região Conceito- criação intelectual ligada a um processo histórico em dado contexto político, econômico, social e ideológico. Hoje quais os questionamentos sobre a região, do ponto de vista conceitual? Por que isso acontece?

5 Hoje Tempo da fluidez, conexões, fim de fronteiras, globalização põe em xeque a visão tradicional de região. Qual a visão tradicional de região?

6 Homogeneidade Diferenciação particularidade Pertencimento Como se constrói a ideia de região?

7 Por uma articulação entre dados da realidade social , econômica, política e discursiva.
Atividade Caraterizar: África Nordeste Brasileiro Austrália Oriente Médio

8 Mistificações geográficas ou geografias imaginárias
Haesbaert questiona autores como Albuquerque Jr que enfatiza a criação por discursos como também o fez Said entre outros. Qual a importância do discurso na constituição da noção de região?

9 São importantes na construção de um discurso sobre região ( e mesmo de sua conceituação) mas insuficientes. Se não houver base real, conhecida e reconhecida socialmente, certas proposições não serão aceitas socialmente. Daí ainda hoje se reforçar algumas das características existentes em detrimento de outras

10 Historicidade da construção das noções de Região
Imagens/discurso

11 Região perspectiva Entendida como produto-produtora de dinâmicas concomitantes de globalização e fragmentação Construída por meio de diversos sujeitos sociais Produtora /produto dos processos de diferenciação espacial Triade lefebvreana Prática espacial (percebido), espaço de representação ( vivido) e representação do espaço (concebido) Perigo- naturalização da região.

12 2. Regionalização Processo de diferenciação do espaço a partir de critérios econômicos, sociais, políticos, culturais, ênfase dada de acordo com a estratégia/necessidade/abordagem.

13 Ao longo do conhecimento ocidental

14 Região Remonta aos gregos- diferenciação/contrates de áreas
Sagrado mítico real

15 Regionalização de Hecateu- 500 A. C Fonte: -Fonte: http://www. livius

16 Critério- Pautado em Pitagoras , mundo dividido em zonas climáticas

17 Strabão-

18 Critério- a partir da composição territorial dos povos

19 Imperío romano- conquista de lugares implica em inventariar, conhecer como instrumento de dominação.

20 Hoje como e quais os critérios para a escolha dos elementos de uma regionalização?

21 Como e quais os critérios para a escolha dos elementos de uma regionalização?

22

23

24

25

26 Fonte: VESENTINI. J. William. Geografia Crítica. Volume 3
Fonte: VESENTINI. J. William. Geografia Crítica. Volume 3. São Paulo: Ática, 1998.

27 REgião- arte-fato- criação e dado da realidade, constantemente criada, recriada transformada a ponto de se tornar uma. Região é ao mesmo tempo construção intelectual e prática concreta. Dá destaque para a dimensão do vivido, na perspectiva Lefebvriana. Logo relação homem com o meio e seus símbolos.

28

29 Representação- feita a partir de elementos internos e externos, subjetivos e objetivos.
Só entendida na relação com outras regiões e escalas. Tendo a ser descontinua, articulada por redes(sociais, econômicas, políticas) Redes regionais e buracos- fragmentação

30 REGIONALIDADE Propriedade ou qualidade de “ser”regional ( criação da realidade e das representações regionais) Identidade- reconhecimento Ligado a práticas e discursos “invenção de regiões/grupos regionais e discursos regionalistas”( Nordeste/ Oriente- orientalismo)- ótica da dominação

31 Outras possibilidades??
Contraposição a Albuquerque Junior – recriação regional da prática cotidiana de grupos subalternos Questão da consciência regional- subjetiva e objetiva

32 REGIONALISMOS????

33 Ô, guri. ficas atento. Báh, isso é um assalto
Ô, guri. ficas atento.  Báh, isso é um assalto!  Levanta os braços e te aquieta, tchê!  Não tentes nada e cuidado porque esse facão corta uma barbaridade.  Passa as pilas pra cá! E te manda a la cria, senão o 44 fala!

34 Ô sô, prestenção. Issé um assarto, uai
Ô sô, prestenção. Issé um assarto, uai!  Levantus braço e fica quetim quié mió procê.  Esse trem na minha mão tá cheim di bala...  Mió passá logo os trocado queu num tô bão hoje.  Vai andando, uai! Tá esperando o que, sô?! 

35 Tarcila do Amaral ABAPURU -1929

36 “O movimento antropofágico de 1928 teve sua origem numa tela
minha que se chamou Abaporu, antropófago: uma figura solitária monstruosa, pés imensos, sentada numa planície verde, o braço dobrado repousando num joelho, a mão sustentando o peso-pena da cabecinha minúscula. Em frente, um cacto explodindo numa flor absurda. (...)” (AMARAL In: BRANDINI (org.), 2008:722).

37 [Bandeira do Brasil], Henfil (1983)

38 Tabula hec regionis magni Brasilis [mapa conhecido por Terra Brasilis] de Lopo Homem-Reinéis, 1519

39 Tiradentes Esquartejado (1893), de Pedro Américo

40 Mantenha a liberdade quae sera tamen (1979), de Wesley Duke Lee madeira, corda, tela

41 Mazé Leite

42 Candido Portinari

43

44

45 Victor Brecheret, Monumento às bandeiras- 1954

46

47

48

49

50

51

52 Regionalismo- expressão política de grupos numa região, que se mobilizam em defesa de interesses específicos frente a outras regiões ou ao próprio Estado (sempre Vinculados à uma identidade territorial. Pressupõe identificação e coesão interna e competição externa, no sentido de defesa de algo. Em geral há uma apropriação dos símbolos da região, que foram construídos socialmente e uso como recursos políticos estruturando um discurso regionalista do poder local.

53 Ligado a questão do pertencimento
Ao mesmo tempo construção ideológica e construido socialmente Ex: nordestino/ sulista. Regionalismo- territorialidade/ des(re)territorialidade.


Carregar ppt "Região, Regionalização , Regionalismo ou regionalidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google