A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE METODOLOGIA DA PESQUISA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE METODOLOGIA DA PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE METODOLOGIA DA PESQUISA
Prof. Sacadura CPPG – UniFMU

2 Metodologia e Ciência: Seqüência MPC
Pesquisa P M Neste sentido Metodologia A Metodologia orienta a Pesquisa para se produzir Ciência.

3 O QUE É O QUÊ? Metodologia: seqüência de procedimentos que orientam um trabalho para se obter determinado resultado (garante resultado independente de tempo e espaço). Pesquisa: instrumento de metodologia. Técnicas: Bibliográfica; Documental; Campo – Entrevista e/ou Formulário. Ciência: paradigma; verdade teórica ou prática.

4 O que Compõe um Projeto de Pesquisa?
Folha de Rosto Título Tema Problema(s) Objetivo(s) Pressupostos Hipóteses Justificativa(s) Metodologia Bibliografia Cronograma

5 FOLHA DE ROSTO Tem no Projeto e no Trabalho.
O Trabalho final tem Capa. A Capa é igual à Folha de Rosto do Projeto, menos o nome da disciplina. Então a Folha de Rosto (do trabalho) deve ter o Objetivo do trabalho e o Orientador.

6 MODELO DE FOLHA DE ROSTO (Projeto)
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO ALCOOLISMO E OBRIGATORIEDADE DE EXAME PERICIAL NEPOMUCENO GAMELÃO Metodologia da Pesquisa São Paulo 2006

7 (Preceito constitucional e impunidade)
TÍTULO O título é autonomia do autor, não havendo restrições muito definidas. Pode ter subtítulo. Mas deve ter relação objetiva com o tema, isto é, deve revelar diretamente o que trata o trabalho. Ex.: Alcoolismo e obrigatoriedade de exame pericial (Preceito constitucional e impunidade) Ex.: Alcoolismo e obrigatoriedade de exame pericial: morte e impunidade

8 TEMA Definição: Idéia central do trabalho exposta de forma clara, objetiva e precisa. Delimitação: •Cuidado especial deve ser tomado para não se desviar do tema. •Isto pode ser conseguido formulando-se algumas questões que serão respondidas no decorrer do trabalho. •Outra forma útil é definir com precisão o universo a ser investigado (universo significativo - localização no espaço e no tempo).

9 Definição Precisa do Tema
EX.: Definição Precisa do Tema Conseqüências sociais e legais da recusa de exame pericial no caso de motoristas alcoolizados nas rodovias do estado de São Paulo nos últimos 5 anos Delimitação no Espaço Delimitação no Tempo

10 PROBLEMA Estas são as constatações/ perguntas que orientam seu trabalho e não deixarão ir além do tema. Ex.: a)há um número significativo de acidentes com vítimas incluindo motoristas alcoolizados; b)geralmente estão sozinhos, sem cinto e se negam a fazer exame (bafômetro) quando interpelados pela polícia; c) sem exame não podem ser “enquadrados” como alcoolizados e não se obtém prova material fundamental; d) poder-se-ia tipificar o sujeito como alcoolizado que se recusar a fazer o exame na hora?; e) tal procedimento fere que atuais dispositivos legais?; f) a constituição veda produzir prova contra si mesmo – como ficaria?

11 OBJETIVOS Onde se quer chegar com o trabalho.
Ex.: 1. Entender a razão pela qual as pessoas continuam conduzindo alcoolizadas; 2. Entender porque as pessoas mentem e se recusam a fazer o exame – desespero ou medo da punição; 3. Verificar se mudança de legislação, mesmo mais “repressiva” e “punitiva”, surtiria efeito; 4. Verificar se os instrumentos de educação social são precários ou adequados.

12 PRESSUPOSTOS Conclusões prévias que “animam” e “estimulam” as hipóteses do trabalho. Ex.: a) a incidência de alcoolismo entre motoristas não é superior em relação a outros delitos; b) não será possível saber o quanto o medo da “punição” é maior em relação ao “desespero”; c) a sociedade cobra uma “solução” mas está mal informada; d) pouco tem sido feito para “educar” com processos “preventivos” que evitem o fato; e) mais punição que violem direitos humanos não são uma solução.

13 HIPÓTESES Aquilo que quero estudar, defender, acusar, denunciar, que devo comprovar/ responder com o desenvolvimento do trabalho. Ex.: 1) O alcoolismo é um problema social, para além da legalidade, e que causa danos à sociedade de forma geral; 2) Existe desinformação e falta políticas educativas oficiais eficientes e efetivas sobre os malefícios do alcoolismo e dos acidentes de trânsito; 3) Problemas sociais não podem ser tratados sempre com legalidade repressiva e punitiva; 4) Mesmo na recusa do exame pericial a polícia e o Estado podem e devem ser eficientes e efetivos em suas ações; 5) Não se pode passar por cima de preceitos constitucionais e dignidade humana para encobrir problemas sociais profundos; 6) Em última hipótese deve haver consulta popular sobre a questão: “quem se recusar a fazer o exame deve ser considerado alcoolizado?”.

14 JUSTIFICATIVAS O motivo de se querer fazer o trabalho.
Importância Pessoal: produzir condições mais humanas de convivência na sociedade brasileira. Importância Social: relevante na medida que interfere nos discursos oficiais e nas suas contradições e útil porque traz informação e aprimora a cidadania no seio da comunidade. Importância Científica: aplicável a qualquer lugar do país por ser problema jurídico sociopolítico e generalizável, porque qualquer amostra revelará que as condições de incidência do fato não se alteram culturalmente mesmo tomado São Paulo como amostra.

15 METODOLOGIA Os métodos de Abordagem são as formas de raciocínio lógico-científico (como vai pensar): Indutivo, Dedutivo, Hipotético-dedutivo e Dialético. Os métodos de Procedimento são as formas de desenvolvimento do trabalho (como vai escrever): Empírico, Histórico, Comparativo e Monográfico. As Técnicas de pesquisa são os instrumentos de absorção/ coleta de dados: Documental, Bibliográfica, Entrevistas e/ou Formulários.

16 O QUE É UM TRABALHO CIENTÍFICO?
A coleta de dados por pesquisa capaz de, segundo uma lógica coerente, organizar e apresentar informações cujos resultados sejam relevantes para os homens.

17 BIBLIOGRAFIA Igual no Projeto como no Trabalho. Seguir orientação ABNT: ROCHA, José Manuel de Sacadura. Fundamentos e Fronteiras da Sociologia Jurídica (Os Clássicos). São Paulo: Juarez de Oliveira, 2005. SÃO PAULO (estado). Decreto no , de 2 de abr. de Introduz alteração na legislação do imposto de circulação de mercadorias e prestação de serviços. São Paulo Legislação: coletânea de leis e decretos, São Paulo, v. 27, n.4, p. 42, abr BRASIL. Supremo Tribunal. Deferimento de pedido de extradição. Extradição no estados Unidos da América e José Antônio Fernandez. Relator: Ministro Rafael Mayer. 21 de março de Revista trimestral de Jurisprudência. Brasília, v. 109, p , set

18 CRONOGRAMA de TRABALHO- Etapas
Escolha de tema Levantamento de bibliografia básica Revisão bibliográfica básica Confecção de projeto Fichamento de leitura Pesquisa (novas fontes) Orientação Redação (pode detalhar por capítulos ou partes) Apresentação


Carregar ppt "CURSO DE METODOLOGIA DA PESQUISA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google