A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJANDO ESTRATÉGICAMENTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJANDO ESTRATÉGICAMENTE"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJANDO ESTRATÉGICAMENTE
VISÃO ESTRATÉGICA José Manuel de Sacadura Rocha

2 O QUE É PLANEJAR? Planejar refere-se à busca da melhor alternativa para se chegar a determinado resultado futuro. Portanto: 1.olhar para o futuro; definir objetivos; 3.escolher a melhor alternativa para atingi-los.

3 PLANEJAMENTO - UMA VISÃO SISTÊMICA.
“O Planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes “. (Drucker). Portanto, é um processo sistemático e constante de tomada de decisões. É um processo de ações interdependentes que visam alcançar objetivos prévios.

4 A ESSÊNCIA DE PLANEJAR É TOMAR DECISÕES!!!!!
Decidir é escolher uma de várias alternativas. Qual a melhor alternativa? Depende variáveis internas e externas, controláveis e incontroláveis.

5 6.tecnologia disponível; 7.RH disponíveis.
Variáveis Internas: 1.estrutura da empresa; 2.disposição investir; 3.burocracia; 5.complexidade dos sistemas; 6.tecnologia disponível; 7.RH disponíveis.

6 Variáveis Externas: 1.clientes; 2.concorrentes (benchmarking); 3.fornecedores; 4. governo, sindicatos, demais organizações sociais 5.novas tecnologias; 6.exigências da globalização; 6.tendências e cenários .

7 VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS E INCONTROLÁVEIS
Controláveis: empresa(público interno,público externo); fornecedores; distribuidores; concorrentes(diretos,indiretos); consumidores-tudo que posso estudar e planejar comportamentos alheios. Incontroláveis: economia; geográfico; natural; cultural; político-legal-tudo que não posso planejar comportamentos.

8 PLANEJAR É UM ATO DE CORAGEM!!!!!
Estudo situação atual! Vários problemas! Várias soluções! Enxergar o futuro! Escolher o melhor! Princípio da Eficiência, Eficácia e Efetividade.

9 QUEM PLANEJA ERRA MENOS!
Lembrete 1: se não sabe onde quer chegar, nada o ajudará a chegar...na verdade inexiste a vontade de chegar. Lembrete 2: a pior estratégia é infinitamente melhor do que nenhuma. Lembrete 3: quem não planeja só pode recolher as sobras dos outros.

10 IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR
Introduzir método: é ele que vai reduzir o fracasso. Reduzir os custos: sempre haverá a solução ZD mais econômica. Acabar improvisação -“jeitinho” e voluntarismo não produz eficiência.

11 IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR.
Sinergia: sabendo onde se chegar, como e quando, a produtividade aumenta. Evitar mudanças: persistir diante dos “casuísmos” e das dificuldades. Possibilita controle: avaliar os resultados Racionalidade: na distribuição recursos Visão sistêmica e holística: abrangência e trabalho em equipe.

12 PLANEJAR PARA MELHOR SE PREPARAR.
O planejamento não é imutável! Mas, quando os imprevistos acontecem, quem planejou está melhor preparado para reconstruir o novo caminho!

13 a) TIPOS DE PLANOS: 1.ESTRATÉGICOS
1.Voltados para objetivos de relacionamento com o mercado; 2. Objetivos externos, submissos à missão; 3. Elaborados pela alta direção da empresa, por especialistas; 4. Muda a longo prazo, de acordo com o mercado; 5. De duração Indeterminada.

14 2. OPERACIONAIS 1. Voltados para a execução interna dos objetivos estratégicos; 2. Voltados para as operações cotidianas departamentais; 3.Elaborados pelas gerências e chefias intermediárias; 4. De duração determinada, mudando a curto prazo.

15 FATORES IMPORTANTES: Não se muda estratégia a todo momento.
pontos fortes; pontos fracos; fatores críticos de sucesso. Planejar a longo prazo implica maior rigor com os dados, previsões, análises. Não se muda estratégia a todo momento. Participação de todos é importante nos planos operacionais. Verificar valores e deficiências departamentais.

16 b)PLANOS QUANTO À DURAÇÃO
2.Permanentes/Indeter-minados: se repetem indefinidamente; elaborados alta direção; não têm prazo para terminar. Ex: organograma, política mercadológica 1.Temporários/Cíclicos duração limitada; a cada período novo plano é refeito; elaborados gerência média. Ex: faturamento, produção, orçamento.

17 RESUMO:


Carregar ppt "PLANEJANDO ESTRATÉGICAMENTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google