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CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO

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Apresentação em tema: "CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO"— Transcrição da apresentação:

1 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO
Diferentes concepções Conteúdos e competências Sobre aprendizagens Projetos alternativos Das grades às redes Currículo único ou diversificado? Atores responsáveis PROFA. LUCILA PESCE

2 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Diferentes Concepções
- Currículo: multiplicidade de usos Rol de disciplinas? Organização geral da escola? Conjunto de atividades, expreriências e aprendizagens escolares? - A partir de 60, currículo para além da prescrição: como percurso educacional, sob enfoque da execução (currículo oculto), como contextos culturais, guiado por questões sociológicas, políticas e epistemológicas. - Currículo Oculto: “normas, valores e crenças não declaradas que são transmitidas aos estudantes através da estrutura subjacente do significado e no conteúdo formal das relações sociais da escola e na vida em sala de aula” (Giroux,1997, p ). - Currículo, não é neutro, é social e culturalmente datado, reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. PROFA. LUCILA PESCE

3 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Diferentes Concepções
Quatro grandes modelos curriculares, situados em paradigmas: Tradicional - circular-consensual Tecnicista - técnico-linear: ênfase na eficiência e rendimento escolar. (no Brasil década de 70 - ditadura militar) De reconstrução social - dinâmico-dialógico: teoria crítica do currículo; qualidade para que setor social? (no Brasil, final dos anos 80: política de descompressão - retorno a Marx, Gramsci e Freire). Centrado no aprendiz - unicidade da pessoa, mudanças individuais. Todos eles - falhas e orientações próprias a toda e qualquer simplificação. Problema central: seleção, organização, apresentação e seqüência do conhecimento. PROFA. LUCILA PESCE

4 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Diferentes Concepções
‘Fontes do currículo’ - considerações de natureza: Sócio-cultural: necessidade do aluno/sociedade. Epistemológica: como a disciplina se articula à área de conhecimento. Psicopedagógica: características psico-evolutivas do aluno. O que e como ensinar???? Necessidades e desejos do aprendiz e da sociedade. O que o conhecimento requer para ser construído? Condições do aluno para aprender. PROFA. LUCILA PESCE

5 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Diferentes Concepções
Aprendizagem significativa. Diretrizes curriculares da CEB e do CEE (texto da unidade 1.3) Resolução CEB nº 2/1998. Indicação CEE nº 8/2001. “Não é a aprendizagem que deve se ajustar ao ensino, mas sim o ensino que deve potencializar a aprendizagem”. PROFA. LUCILA PESCE

6 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Diferentes Concepções
PCNs - documento inserido num conjunto mais amplo de política de valorização da área educacional: - Ações políticas a ela relacionadas: formação profissional (debate coletivo e constante sobre ensino-aprendizagem), política de salários, utilização de materiais didáticos (qualidade livro didático - PNLD), recursos tecnológicos. - Função: orientar e garantir a coerência dos investimentos educacinonais. - Natureza aberta / proposta flexível: não é homogêneo, nem impositivo; deve ser ajustado às demandas e peculiaridades locais; prevê o trabalho com a diversidade cultural; prevê autonomia da escola e dos professores para elaborar e implementar o currículo da escola, em consonância com a comunidade. - Meta: igualdade entre os cidadãos e busca da qualidade educacional. PROFA. LUCILA PESCE

7 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Conteúdos e competências
- Habilidades: saber fazer. - Objetivos dos PCNs:desenvolvimento das capacidades cognitiva, física, afetiva, estética, ética do sujeito em formação, de modo a promover sua inserção no mundo como cidadão crítico. - Conteúdos: conceituais, procedimentais, atitudinais. - Competência: (Rios) * demanda do mercado e demanda social; * dimensões técnica, política e ética. PROFA. LUCILA PESCE

8 Visão crítica de currículo
As diretrizes educacionais não são meramente técnicas, mas prioritariamente éticas e políticas. Educação Como as questões de poder penetram na escola? Realidade PROFA. LUCILA PESCE

9 Desde Dewey: currículo e suas dimensões.
Pessoal Política Ética Currículo PROFA. LUCILA PESCE © Lucila Oliveira

10 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Conteúdos e competências
Planejamento por competências: - Como e de que forma os alunos desenvolvem competências? - Como preparar estes alunos reais para a cidadania e o trabalho e que competências estão ligadas a isso? - Que conteúdos curriculares contribuem para tais competências? (da competência aos conteúdos) - Que organização curricular mais se adequa a esta realidade? (por blocos e competências comuns, por temas ou projetos...) - Ênfase no aprender a fazer: trabalho por problemas e por projetos. PROFA. LUCILA PESCE

11 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Conteúdos e competências
Competências do professor (Perrenoud): 1. organizar e dirigir situações de aprendizagens 2. administrar a progressão das aprendizagens 3. conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação 4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho 5. Trabalhar em equipe 6. Participar da administração da escola 7. Informar e envolver os pais 8. Utilizar novas tecnologias 9. Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão 10. Administrar sua própria formação contínua PROFA. LUCILA PESCE

12 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO
Sobre aprendizagens Quatro pilares da Educação - Comissão Delors: Aprender a aprender Aprender a fazer Aprender a ser Aprender a conviver Aprender a aprender: construção de hipóteses e de argumentação; espírito crítico; trabalho coletivo; autonomia (com intervenção do professor, colegas, família, comunidade...); participação construtiva. Considerar a complexidade e provisoriedade do conhecimento. Educação entendida em sentido pleno: formação do cidadão do mundo. PROFA. LUCILA PESCE

13 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Projetos alternativos
Função do projeto - favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação: - ao tratamento da informação; - à articulação de diferentes conteúdos em torno de problemas que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, - à transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio. PROFA. LUCILA PESCE

14 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO
Das grades às redes - Organização curricular em grade: * compartimentação do conhecimento. * hierarquia das áreas: carga horária e avaliação. - Organização curricular em rede: * articulação das áreas de conhecimento. * hierarquia flexível das áreas de conhecimento, de acordo com as competências a serem desenvolvidas. * os projetos de aprendizagem apontam a relevância das áreas de conhecimento e dos conteúdos a serem trabalhados. PROFA. LUCILA PESCE

15 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Currículo único ou diversificado?
Currículo único: nacional homogêneo, hegemônico, produzindo identidades sociais (rotinas e rituais institucionais cotidianos); portanto como mantenedor do status quo. Relações de domínio e subordinação PROFA. LUCILA PESCE

16 APPLE Política do conhecimento único:
CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Currículo único ou diversificado? Educação Reprodução de classes: conteúdo e organização curricular; avaliação. APPLE Política do conhecimento único: Política do conhecimento único: modos de dominação e reprodução sociais do capital econômico e cultural. Política cultural PROFA. LUCILA PESCE

17 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Currículo único ou diversificado?
Currículo diversificado: conteúdos curriculares relevantes à demanda local. (pluralidade cultural) Questionamento da tradição curricular homogeneizadora, que, ao negar a diversidade, acentuou as diferenças. Proposta: diferenciação (descentralização, autonomia, auto gestão, retorno ao local. Ações: ponto de partida diferente; ampliação de prazos; normas de convivência escolar como conteúdo; familiarização dos conceitos; organização curricular via PROPED, em parceria com comunidade. PROFA. LUCILA PESCE

18 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO
Atores responsáveis “Com efeito, assim como qualquer organista executa qualquer sinfonia olhando para a partitura, a qual ele não fosse capaz de compor nem executar de cor só com a voz ou com o órgão, assim também por que é que não há o professor de ensinar na escola todas as coisas, se tudo aquilo que deverá ensinar e, bem assim, os modos como há de ensinar, o tem escrito como em uma partitura?” Comenius (1627), Didática Magna PROFA. LUCILA PESCE

19 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO
Atores responsáveis Para organizar um currículo - preocupações didáticas, sociais, políticas e filosóficas: - Que valores, atitudes e conhecimentos estão implicados nos objetivos educacionais desta escola/sala? - Os conhecimentos servem a quais interesses? - Como se transmite a cultura escolar nas aulas e como deveria se fazer? - Que organização didática, de tempos e espaços adotar? Não há respostas simples e generalistas, porque currículo são ‘invenções sociais’ (Moreira, 2001), implicando uma seleção cultural, num dado momento histórico; daí a sua não neutralidade. PROFA. LUCILA PESCE

20 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO
PROFA. LUCILA PESCE


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