A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito."— Transcrição da apresentação:

1 O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito Aedes Aegypti infectado. Agente Etiológico: é um arbovírus do gênero Flavivirus, Pertencente à família Flaviridae, sendo conhecidos 4 Sorotipos: Den1, Den2, Den3 e Den4.

2 Como Identificar o mosquito da Dengue?
Não é fácil reconhecer um mosquito da dengue. A principal diferença para os demais pernilongos é a coloração escura e tórax com faixas brancas. E é menor que um pernilongo.

3 Sintomas: Em muitos casos seus sintomas são parecidos aos de uma gripe... Febre alta, dor de cabeça, dor no corpo e dor por trás dos olhos, falta de apetite, fraqueza e algumas vezes podem Aparecer manchas avermelhadas no corpo. Na forma hemorrágica, sangramentos internos e/ou em mucosas. A pessoa que contrair a doença deve procurar o serviço de saúde, e nunca fazer o uso de medicamentos à base de ácido Acetil Salicílico, como Aspirina, AAS, Melhoral, entre outros, ingerir líquidos em abundância e ficar em repouso.

4 Quem já pegou dengue pode pegar novamente? Ou já está imune?
Existem quatro tipo de vírus da dengue. As pessoas que já foram contaminadas pelo vírus tipo 1 não podem ser contaminadas novamente pelo mesmo tipo de vírus, apenas pelos outros – 2, 3, ou 4. Por isso cada vez que a pessoa é infectada, a doença pode se manifestar de forma mais grave.

5 Quando ocorre a dengue hemorrágica?
Na maioria dos casos, ela atinge pessoas que já tiveram dengue uma vez e que são contaminadas novamente em um período de até três anos após o primeiro contágio. Mas pode ocorrer em qualquer um dos 4 sorotipos, assim pode ocorrer na primeira vez. Qual a gravidade desse tipo de dengue? A dengue hemorrágica pode matar. Pessoas com quadro de desnutrição, ou que têm alguma imunodeficiência, têm tendência a uma evolução da doença um pouco mais grave.

6 Foto de um braço de uma pessoa com dengue hemorrágica em um estágio avançado.

7 Quais são as formas de contato? Passa de pessoa para pessoa?
O único meio de transmissão é através da picada do mosquito Aedes aegypti. A doença não é transmitida de pessoa para pessoa, mesmo no caso de contatos mais íntimos. Existe uma vacina contra a dengue? Ainda não. Por enquanto só existem estudos para conseguir uma vacina contra a dengue. Como não existem tratamentos específicos, o que nós temos que fazer é ficar de repouso.

8 Ciclo do Aedes aegypti

9 Larva Pupa

10 Como Evitar ? A melhor maneira de prevenir a dengue é impedir
a reprodução do mosquito, eliminando possíveis criadouros. Caixa D’água Mantenha sua caixa d’água sempre muito bem tampada. VOLTAR


Carregar ppt "O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google