A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: José Maria Inácio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: José Maria Inácio"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: José Maria Inácio
ESCOLA Básica 2,3 Dr. José Jesus Neves Júnior Papel Ano Lectivo 2006/2007 Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Maria Inácio Trabalho realizado por: Natanael Soares N-13 7-B Tiago Jerónimo N-18 7-B

2 Porque reciclamos o papel?
As árvores, não importa a espécie, são integrantes fundamentais do meio ambiente. Elas influenciam nas condições climáticas do planeta, ajudam no controle da poluição e são o habitat de milhares de espécies da fauna. Mas essas filhas da natureza são derrubadas, aos montes, todos os dias e para quê? Para dar origem aos papéis que nós utilizamos, em casa, no trabalho e em aulas do colégio ou da faculdade. No Brasil são necessárias 240 milhões de árvores para suprir o consumo nacional de papel, e para produzir uma tonelada dele são derrubadas 50 árvores adultas. Isso é um crime contra o meio ambiente. Por isso, para cada árvore cortada, é necessário que se plante três para que a mãe-natureza não sinta falta de várias de suas filhas. Mas para evitar a derrubada de milhões de árvores, um recurso muito importante que ajuda a preservá-las é a reciclagem.

3 A reciclagem de papel não apenas preserva as árvores, que são cortadas para fabricá-lo, mas também reduz a poluição do ar e da água e poupa energia. Uma tonelada de papel reciclado substitui quatro metros quadrados de madeira, ou vinte pés de eucaliptos. Por trás do processo de reciclagem tem muita gente envolvida e algumas delas são os cantadores de papéis, ou melhor, os separadores. O trabalho dessas pessoas é muito importante para o meio ambiente e para a cidade onde moramos, pois são elas que retiram das ruas o que se transformaria em lixo ou entulho. Depois de colectar os papéis e plásticos, que as pessoas jogam nas ruas, são separados, prensados e vendidos.

4 Vários tipos de papel Papel-quadriculado , papel riscado em quadrículos ou figuras rectangulares. Papel-químico, papel fino, recoberto de uma substância química, em geral cor de anil ou preta e destinado a cópias de cartas ou quaisquer documentos, por decalque. Papel -selado, papel com o selo de valor estabelecido por lei e que serve para escrituras, certidões, atestados, contratos, recibos requerimentos etc…

5 Vários tipos de papel Papel – tabaco, a parte mais fina das folhas do tabaco que serve para mortalhas de cigarro. O mesmo que papel fumo. Papel – vegetal, papel transparente para decalcar desenhos, etc.… Papel – comprimido: È o mesmo que cartolina, seguindo o regime pautal do papel se pesar 170 g. Por metro quadrado. Alem desse peso tributa-se como cartão e papelão.

6 Porque reciclamos o Papel?
O papel é demasiado valioso para ser desperdiçado! Como sabes, ele é constituído por fibras de celulose cuja origem são as plantas. O que fazer com o papel usado? Poderemos aproveitá-lo? - Claro que sim. Podemos de facto reciclá-lo. Assim reduziremos a quantidade de lixo e poupamos centenas de árvores, por cada tonelada de papel velho que se recicle.

7 De que é feito o papel? O papel é feito com fibras de várias origens. O melhor papel é feito com fibras vegetais (que conte muita celulose) ou com farrapos (de materiais naturais, como o algodão e linho).A maior parte do papel actual provem das fibras de árvore (como o eucalipto ou o pinheiro), cujas as florestas são propositadamente plantadas para serem abatidas. Para teres uma ideia do que representa o uso indiscriminado de papel, para fornecer papel a uma pessoa durante um ano é necessário, em média, uma árvore grande. Por sua vez uma árvore demora entre 15 e 20 anos a crescer. Também por isso se torna cada vez mais importante usar papel reciclado, feito a partir de papeis usados.

8 Anexos

9 Papel-vegetal Papel-tabaco

10 Papel-selado Papel-quimico Papel-quadriculado

11 Conclusão Nós gostamos de realizar este trabalho porque é um tema muito importante. O trabalho foi proposto por nós. Neste trabalho falamos de como se recicla o papel, a sua importância e de que e feito o papel. Esperemos que o que nós estivemos a falar tenha servido para alguma coisa e que não voltem a deitar papeis para o chão. E que façam a reciclagem em casa porque é muito importante para o nosso planeta. Esperamos que o trabalho tenha sido do agrado de todos.

12 Fim...


Carregar ppt "Professor: José Maria Inácio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google