A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

V Domingo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "V Domingo."— Transcrição da apresentação:

1 V Domingo

2 Tão certo como o ar que respiro,
DOMINGO V DA QUARESMA Cântico de entrada: Deus está aqui Tão certo como o ar que respiro, Tão certo como a manhã que se levanta, Tão certo como este canto o podes ouvir.

3 DOMINGO V DA QUARESMA Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R. Ámen! A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do pai e a comunhão do espírito santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os santos mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

4 DOMINGO V DA QUARESMA Confessemos os nossos pecados: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

5 DOMINGO V DA QUARESMA Cântico: Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.

6 DOMINGO V DA QUARESMA ORAÇÃO COLECTA Senhor nosso Deus, concedei-nos a graça de viver com alegria o mesmo espírito de caridade que levou o vosso Filho a entregar-Se à morte pela salvação dos homens. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

7 Leitura do livro de Isaías
DOMINGO V DA QUARESMA LEITURA I Is 43,16-21 Leitura do livro de Isaías O Senhor abriu outrora caminhos através do mar, veredas por entre as torrentes das águas. Pôs em campanha carros e cavalos, um exército de valentes guerreiros; e todos caíram para não mais se levantarem, extinguiram-se como um pavio que se apaga. Eis o que diz o Senhor: «Não vos lembreis mais dos acontecimentos passados, não presteis atenção às coisas antigas.

8 «Não vos lembreis mais dos acontecimentos passados, não presteis atenção às coisas antigas Olhai: vou realizar uma coisa nova, que já começa a aparecer; não a vedes? Vou abrir um caminho no deserto, fazer brotar rios na terra árida. Os animais selvagens – chacais e avestruzes –proclamarão a minha glória, porque farei brotar água no deserto, rios na terra árida, para matar a sede ao meu povo escolhido, o povo que formei para Mime que proclamará os meus louvores». Palavra do Senhor. Graças a Deus

9 Quando o Senhor fez regressar os cativos de Sião,
SALMO RESPONSORIAL Salmo 125 (126) Refrão: O Senhor fez maravilhas em favor do seu povo. Quando o Senhor fez regressar os cativos de Sião, parecia-nos viver um sonho. Da nossa boca brotavam expressões de alegria e de nossos lábios cânticos de júbilo. Diziam então os pagãos: «O Senhor fez por eles grandes coisas». Sim, grandes coisas fez por nós o Senhor, estamos exultantes de alegria.

10 Fazei regressar, Senhor, os nossos cativos,
SALMO RESPONSORIAL Salmo 125 (126) Refrão: O Senhor fez maravilhas em favor do seu povo. Fazei regressar, Senhor, os nossos cativos, como as torrentes do deserto. Os que semeiam em lágrimas recolhem com alegria. À ida, vão a chorar, levando as sementes; à volta, vêm a cantar, trazendo os molhos de espigas.

11 Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Filipense
LEITURA II Filip 3,8-14 Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Filipense Irmãos: Considero todas as coisas como prejuízo, comparando-as com o bem supremo, que é conhecer Jesus Cristo, meu Senhor. Por Ele renunciei a todas as coisas e considerei tudo como lixo, para ganhar a Cristo e n’Ele me encontrar,

12 como lixo, para ganhar a Cristo e n’Ele me encontrar, não com a minha justiça que vem da Lei, mas com a que se recebe pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus e se funda na fé. Assim poderei conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação nos seus sofrimentos, configurando-me à sua morte, para ver se posso chegar à ressurreição dos mortos. Não que eu tenha já chegado à meta, ou já tenha atingido a perfeição. Mas continuo a correr, para ver se a alcanço,

13 Mas continuo a correr, para ver se a alcanço,
uma vez que também fui alcançado por Cristo Jesus. Não penso, irmãos, que já o tenha conseguido. Só penso numa coisa: esquecendo o que fica para trás, lançar-me para a frente, continuar a correr para a meta, em vista do prémio a que Deus, lá do alto, me chama em Cristo Jesus. Palavra do Senhor Graças a Deus

14 ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO Lc 15, 18 Gloria a vós o Jesus Cristo
Palavra do Pai Convertei-vos a Mim de todo o coração, diz o Senhor; porque sou benigno e misericordioso.

15 Jesus foi para o Monte das Oliveiras.
EVANGELHO Jo 8,1-11 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Todos fazem o sinal de cruz) Naquele tempo, Jesus foi para o Monte das Oliveiras. Mas de manhã cedo, apareceu outra vez no templo, e todo o povo se aproximou d’Ele. Então sentou-Se e começou a ensinar. Os escribas e os fariseus apresentaram a

16 Os escribas e os fariseus apresentaram a Jesus
uma mulher surpreendida em adultério, colocaram-na no meio dos presentes e disseram a Jesus: «Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Na Lei, Moisés mandou-nos apedrejar tais mulheres. Tu que dizes?». Falavam assim para Lhe armarem uma cilada e terem pretexto para O acusar. Mas Jesus inclinou-Se e começou a escrever com o dedo no chão. Como persistiam em interrogá-l’O, ergueu-Se e disse-lhes:

17 Como persistiam em interrogá-l’O,
ergueu-Se e disse-lhes: «Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra». Inclinou-Se novamente e continuou a escrever no chão. Eles, porém, quando ouviram tais palavras, foram saindo um após outro, a começar pelos mais velhos, e ficou só Jesus e a mulher, que estava no meio. Jesus ergueu-Se e disse-lhe: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?».

18 «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?».
Ela respondeu: «Ninguém, Senhor». Disse então Jesus: «Nem Eu te condeno. Vai e não tornes a pecar». Palavra da salvação. Glória a Vós, Senhor

19 Homilia

20 No livro de Deuteronómio está escrito (22/22): “Se um homem for apanhado em adultério com mulher casada, devem morrer tanto ele como ela”. No caso presente o homem está ausente. Todas as relações sexuais fora de sacramento do matrimónio sejam solteiros, viúvos ou separados, são pecado e responsáveis pelo estrago da sua alma e do outro/a. Alguns justificam a sua ação, e a questão é que, será assim perante Deus no dia de juízo final? Jesus disse: “todo aquele que lançar um olhar de cobiça sobre uma mulher, já cometeu adultério em seu coração” (Mt 5/28)

21 Porque é que a mulher adúltera foi apresentada a Jesus
Porque é que a mulher adúltera foi apresentada a Jesus? Ele não era juiz. Enquanto os fariseus insistiam com Jesus para que desse a Sua opinião, Jesus escrevia na areia do chão. Está muito documentado o uso, entre os povos semitas, de escrevinhar no chão enquanto se pensa, ou então se quer descarregar a tensão ou controlar a irritação perante quem faz perguntas absurdas ou provocantes. Jesus, que não conhecia o pecado, disse à mulher: ”vai, e não voltes a pecar”.  Enquanto mostra misericórdia, Jesus dá á mulher uma segunda oportunidade,

22 mas com um desafio e um aviso solene
mas com um desafio e um aviso solene. Ao dizer “vai” Jesus assegura-lhe o perdão e a continuação da graça divina. Embora tanto a mulher como os fariseus tivessem sido forçados a reconhecer os seus pecados, Jesus não condenou ninguém. No domingo passado foi lida a parábola dum homem arrependido, o filho pródigo. Hoje encontramos uma mulher adúltera. Em ambos os casos não há nomes, o que significa que todos os pecadores estão incluídos. O Pai mostrou misericórdia ao filho pródigo e agora o Filho de Homem mostra a mesma misericórdia à mulher arrependida.

23 Nos primeiros séculos um pecador só podia confessar-se e receber o perdão do seu pecado grave uma vez na vida. Um pecador convertido pode fazer maravilhas. No evangelho de São João, Jesus salva outra mulher adúltera, samaritana, que se tornou o primeiro apóstolo dos gentios, pois foi anunciar a todos os samaritanos a chegada de Jesus e levou-os até Ele. Jesus surpreendeu Saulo na estrada de Damasco e ele converteu-se num ardente apóstolo. Também agarrou Santo Agostinho, que se tornou no mais místico dos Santos e salvou a Igreja nos tempos de barbárie.

24 Quanto Pedro traiu Jesus, Jesus olhou-o nos olhos e Pedro veio a ser o primeiro Papa. Quando foi traído por Judas, Jesus chamou-lhe “amigo” e Judas acabou por se enforcar. Em cada pecador há um santo escondido. Jesus que ressuscitou Lázaro pode salvar um pecador que esteja afastado d’Ele. Se não aceitarmos o convite de Jesus para nos convertermos e o desafio “não voltes a pecar” vamos escolher o caminho de Judas Iscariotes.

25 Profissão de Fé

26 Credo: Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e Invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos céus. (Faz-se inclinação)

27 E encarnou pelo Espírito Santo, no selo da Virgem Maria, e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em Sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o Seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida,

28 Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do mundo que há-de vir. Ámen!

29 ORAÇÃO DOS FIÉIS

30 Senhor, para Ti o meu coração. Senhor, para Ti o meu coração.
Ofertório: Cântico: Senhor, para Ti o meu coração. Senhor, para Ti o meu coração. Jesus é o amigo das crianças dos pobres, dos simples, dos pequeninos. O reino dos céus é dos humildes, dos retos e puros de coração. Aquele que acolhe uma criança, Acolhe a Jesus filho de DEUS.

31 APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS (sentados)
Orai, Irmãos, para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai Todo- Poderoso. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do Seu Nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

32 ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Ouvi-nos, Senhor Deus omnipotente, e, pela virtude deste sacrifício, purificai os vossos servos que iluminastes com os ensinamentos da fé. Por Nosso Senhor.

33 PREFÁCIO V. O Senhor esteja convosco. R. Ele está no meio de nós. V. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. R. É nosso dever, é nossa salvação.

34 Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar- Vos graças, sempre e em toda a parte, por Cristo nosso Senhor. Para renovar na santidade os vossos filhos, Concedeis este tempo de salvação A fim de que, libertando-se do fermento do pecado, Se convertam a Vós de todo o coração E vivam de tal modo as realidades temporais Que procurem sempre os bens eternos. Por isso, com os Anjos e os Santos, Proclamamos a vossa glória, cantando numa só voz.

35 Senhor Deus do universo. O céu e a terra proclamam a Vossa glória.
Cântico: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo. O céu e a terra proclamam a Vossa glória. Hossana nas alturas. Bendito o que vem em nome do Senhor.

36 Sac. Vós, Senhor, sois verdadeiramente santo, sois a fonte de toda a santidade.
Reunidos na vossa presença, em comunhão com toda a igreja, ao celebrarmos o primeiro dia da semana, em que Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou dos mortos, humildemente vos suplicamos Santifiquei estes dons, derramando sobre eles o Vosso Espírito, de modo a que se convertam para nós, o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

37 (Todos ajoelham) CONSAGRAÇÃO DO PÃO Na hora em que Ele se entregava, para voluntariamente sofrer a morte, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e deu-o aos seus discípulo, dizendo: Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós.

38 CONSAGRAÇÃO DO VINHO De igual modo, no fim da Ceia,
tomou o cálice e, dando graças, deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados.

39 (de pé) Mistério da Fé Anunciamos, Senhor, a Vossa morte, proclamamos a Vossa ressurreição. Vinda, Senhor Jesus!

40 Celebrando agora, Senhor, o memorial da morte e ressurreição de vosso Filho nós Vos oferecemos o pão da vida e o cálice da salvação e Vos damos graças porque nos admitistes à vossa presença para Vos servir nestes santos mistérios. Humildemente Vos suplicamos que, participando no Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos, pelo Espírito Santo, num só corpo. Lembrai-Vos, Senhor, da vossa Igreja,

41 dispersa por toda a terra, e tornai-a perfeita na caridade em comunhão com o Papa Francisco,
o nosso Patriarca José e todos aqueles que estão ao serviço do vosso povo. Lembrai-Vos também dos nossos irmãos que adormeceram na esperança da ressurreição, e de todos aqueles que na vossa misericórdia partiram deste mundo: admiti-os na luz da vossa presença. Tende misericórdia de nós, Senhor, e dai-nos a graça de participar na vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, os bem-aventurados Apóstolos e todos os Santos que

42 desde o princípio do mundo viveram na vossa amizade, para cantarmos os vossos louvores,
por Jesus Cristo, vosso Filho. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre… Todos Ámen.

43 RITOS DA COMUNHÃO (de pé) Fiéis aos ensinamentos do Salvador, ousamos dizer:
Pai Nosso, que estais no Céu; santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino; seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu. 

44 O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai- nos do mal.

45 Livrai-nos de todo o mal, Senhor,
e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador. Vosso é o Reino e o Poder e a Glória para sempre!

46 Invocação de Jesus Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz: não olheis aos nossos pecados mas à fé da vossa Igreja e dai-lhe a união e a paz, segundo a vossa vontade. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. A paz do Senhor esteja sempre convosco. O amor de Cristo nos uniu. Saudai-vos na paz de Cristo.

47 Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo
Tem piedade de nós (4x) Dá-nos a Tua paz (4x)

48 COMUNHÃO Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

49 Dou-vos um mandamento novo  Dou-vos um mandamento novo  Que vos ameis uns aos outros  Como eu vos amei
Quando todos vos amardes como irmãos Será esse o testemunho do meu Reino Quando todos praticardes a justiça Dais ao mundo a conhecer o Evangelho

50 Todo aquele que me fizer conhecido Pelas obras da verdade e do amor Anuncia a certeza de um caminho Aproxima os que vivem sem esperança Não ameis somente aqueles que vos amam Mas amai quem vos odeia e vos insulta: É assim a nova lei que venho dar-vos Sereis felizes se a quiserdes praticar

51 CÂNTICO: Quanto esperei este momento
Quanto esperei que estivesses aqui Quanto esperei que me falasses Quanto esperei que viesses a mim Sei bem o que tens vivido Sei bem porque tens chorado Eu sei o que tens sofrido Sempre estive a teu lado Ninguém te ama como eu (2X) Olha pra cruz é a minha maior prova Ninguém te ama como eu (3X) Foi por ti só por ti porque te amo Ninguém te ama como eu

52 ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Deus omnipotente, concedei-nos a graça de sermos sempre contados entre os membros de Cristo, nós que comungámos o seu Corpo e Sangue. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen!

53 RITO DE CONCLUSÃO O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Abençoe-vos Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Ámen! Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe. Ámen!

54 Não fiqueis tristes, Eu vou partir:
Cântico: Não fiqueis tristes, Eu vou partir: Eu vou partir, mas voltarei. (2x) Vou preparar-vos um lugar! Não fiqueis tristes, tende fé!    

55 IV Domingo


Carregar ppt "V Domingo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google