A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SABERES DOCENTES Quem é o formador de médicos? Que perfil tem ou necessita ter este formador? Que saberes ou conhecimentos necessitam estar presentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SABERES DOCENTES Quem é o formador de médicos? Que perfil tem ou necessita ter este formador? Que saberes ou conhecimentos necessitam estar presentes."— Transcrição da apresentação:

1 SABERES DOCENTES Quem é o formador de médicos? Que perfil tem ou necessita ter este formador? Que saberes ou conhecimentos necessitam estar presentes na tarefa de formação ?

2 SABER ?????? saber é considerado como resultado de uma produção social, sujeito a revisões e reavaliações, fruto de uma interação entre sujeitos, de uma interação linguística inserida num contexto e que terá valor na medida em que permite manter aberto o processo de questionamento.

3 SABER DO PROFISSIONAL depende também daquilo que ele não sabe, daquilo que se supõe que ele não saiba, daquilo que os outros sabem em seu lugar e em seu nome, dos saberes que os outros lhe opõem ou lhe atribuem… Isso significa que nos ofícios e profissões não existe conhecimento sem reconhecimento social. O que um professor sabe...?!

4 O QUE É O SABER????? depende também daquilo que ele não sabe, daquilo que se supõe que ele não saiba, daquilo que os outros sabem em seu lugar e em seu nome, dos saberes que os outros lhe opõem ou lhe atribuem… Isso significa que nos ofícios e profissões não existe conhecimento sem reconhecimento social. o que um professor sabe...

5 saberes Para Tardif (2001) o conhecimento profissional docente emerge de suas vidas cotidianas, discursos e atos, sendo marcados pelo saber social que compõe os diversos saberes refletidos na maneira como os professores ensinam. Saber e trabalho Apontam a íntima relação dos professores com o seu trabalho na sala de aula, evidenciando que as relações dos professores com os saberes nunca são relações estritamente cognitivas, mas mediadas pelo trabalho que lhes oferece princípios para enfrentar e solucionar situações cotidianas.

6 Saberes e professores “O saber docente é um saber plural, oriundo da formação profissional (o conjunto de saberes transmitidos pelas instituições de formação de professores); > São eles: saberes disciplinares (saberes que correspondem ao diverso campo do conhecimento e emergem da tradição cultural); curriculares (programas escolares) e experienciais (do trabalho cotidiano). O que exige do professor capacidade de dominar, integrar e mobilizar tais saberes enquanto condição para sua prática” (Tardif, 2002 p. 39).

7 Campos do desenvolvimento profissional do professor
Aprender novos conteúdos e novas técnicas organização curricular modos de trabalho na sala de aula materiais didácticos instrumentos de avaliação Assumir novos valores, mudança de concepções finalidades e objetivos educacionais princípios organizadores do trabalho na sala de aula visão da escola e da sociedade relações interpessoais autoimagem autoestima

8 Campos do desenvolvimento profissional do professor
Desenvolver novas competências reflexão, resolução de problemas profissionais, investigação... capacidades relacionais, organizacionais...

9 Desenvolvimento para a mudança
A mudança é um processo que leva tempo e persistência a maioria dos sistemas resiste à mudança à medida que as pessoas avançam num processo de mudança, as suas necessidades de apoio evoluem os esforços de mudança são eficazes quando a mudança almejada é claramente definida, existe apoio e os dirigentes e as políticas apoiam essa mudança as organizações que estão continuamente a melhorar têm mecanismos permanentes para estabelecer objectivos, definir acções, avaliar os resultados e fazer ajustamentos a mudança é complexa porque requer que as pessoas comuniquem umas com as outras sobre assuntos complexos em grandes organizações, pouco estruturadas

10 Desafios Shulman >indica três desafios centrais para processos formativos: 1- a amnésia (‘eu me esqueci disso’), 2- ilusão da aprendizagem ou a compreensão ilusória (‘eu pensei que havia entendido isso’) 3- falta de uso do que foi aprendido ou ideias inertes (‘eu compreendo, mas não posso usar isso’). Atividade, reflexão, colaboração, paixão ao trabalho próprios ao exercício profissional são princípios, formas e estratégias necessários ao enfrentamento e superação desses desafios.


Carregar ppt "SABERES DOCENTES Quem é o formador de médicos? Que perfil tem ou necessita ter este formador? Que saberes ou conhecimentos necessitam estar presentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google