A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa de Marketing Sergio Caldas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa de Marketing Sergio Caldas."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa de Marketing Sergio Caldas

2 Objetivos de Aprendizagem
Compreender a necessidade e a utilização da pesquisa de marketing dentro das organizações. Compreender como a pesquisa de marketing está inserida no ambiente de marketing Compreender o papel da pesquisa de marketing no processo de tomada de decisão

3 Marketing O que é marketing???? Como foi o início de sua utilização???
Como chegamos até aqui??? Quais as principais tarefas de marketing??? Prof. Sérgio Caldas

4 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE MARKETING
ERA DA PRODUÇÃO Demanda maior que a oferta; Os consumidores estavam ávidos por produtos;

5 Voltava-se para a produção e distribuição de produtos em quantidade suficiente para atender à crescente demanda. Seu slogan era “um bom produto vende-se por si” Havia maior ênfase na produção do que nas vendas, pois acreditavam que os seus produtos eram superiores e que, naturalmente os clientes iriam demandá-los.

6 ERA DE VENDAS – 1930 A oferta torna-se maior que a demanda;
Iniciou-se quando a tecnologia da produção em massa, resultante da Revolução Industrial produzia mais do que os mercados efetivamente poderiam absorver. Necessidade de persuadir pessoas resistentes à compra. Não existe, portanto, a preocupação de estabelecer um relacionamento comercial ao longo do tempo. Ênfase nas vendas; utilização de técnicas de vendas agressivas;

7 ERA DO MARKETING – 1950 Os empresários percebem que vendas a qualquer custo não era uma forma de comercialização correta; Importância dada a conquista e manutenção de negócios a longo prazo; O cliente é o rei;

8 MARKETING = MERCADOLOGIA
O QUE É MARKETING? A primeira tradução do termo marketing no Brasil ocorreu por volta de 1954, quando surgiram os primeiros movimentos para implantação de curso específico no ensino superior. MARKETING = MERCADOLOGIA

9 O problema desta tradução!!!
MARKETING = significa ação no mercado. Uma ação que continua (dinâmica). MERCADOLOGIA = estudo do mercado.

10 Definições clássicas da literatura:
“o desempenho das atividades comerciais que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou usuário”. (AMA, 1960) “é uma função organizacional e uma série de processos para a criação, comunicação e entrega de valor para os clientes e para a gerência de relacionamento de forma que beneficie a organização e seus stakeholders”. (AMA, 2004)

11 O conceito de marketing exige que a satisfação dos clientes, ainda mais que a maximização dos lucros seja a principal meta da organização. A organização deve estar voltada para o cliente, buscando atender suas necessidades buscando sua completa satisfação.

12 Então... A organização deve tentar obter informações sobre as necessidades dos consumidores de forma a ajudar a empresa a satisfazê-las, da melhor forma possível.

13 O que é Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing:
É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras.

14 Algumas dúvidas envolvidas nas decisões dos executivos de Marketing...
Qual é a participação de mercado da marca “X” na categoria de produto ? Qual é o perfil demográfico, sócieconômico e psicológico do consumidor do produto ? Qual é o grau de satisfação dos usuários com relação aos produtos e serviços? Quais as razões de rejeição/ não uso do produto? Quais são os pontos fortes e os pontos fracos do produto, na percepção do usuário? Quais critérios eu posso utilizar para identificar e compor uma estratégia de segmentação de mercado?

15 CONCEITO Pesquisa de Mercado
“É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa” (Philip Kotler)

16 PESQUISA DE MARKETING Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações. As informações são usadas para identificar as oportunidades e problemas de marketing. Para gerar, refinar e avaliar ações de marketing, Para monitorar o desempenho de marketing (Associação de Marketing dos EUA)

17 PESQUISA DE MARKETING “Identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva. Uso de informações para melhorar a tomada de decisões relacionadas com a identificação e solução de problemas e oportunidades em marketing.” (Malhorta)

18 Pesquisa de marketing É a função que integra o consumidor ao profissional de marketing por meio de informação, que é utilizada para identificar e definir as oportunidades e os problemas de marketing. Gerar, aperfeiçoar, avaliar as ações de marketing

19 Mercado? - Mercado - o Mundo Inteiro - Público Alvo - Todos os Povos

20 A pesquisa de marketing
A pesquisa de marketing ajuda a embasar as decisões empresarias, proporcionando informação, que por sua vez são colhidas pela pesquisa de marketing. Exemplo – O chevrolet cavalier: modelo de cooperação EUA e o Japão.

21

22 A GM e a Toyota assinaram um acordo para que esta vendesse o carro da GM usando sua marca no território japonês. Mesmo com grandes esforços e 1600 vendidos no mês de março as vendas caíram para 472 em abril.

23 O carro é maior e mais potente que os principais populares japoneses, mas não possuía charme e atrativos para competir com os mais luxuosos daquele mercado. As preferências dos japoneses levou o carro a sofrer 150 onerosas modificações para adequar-se a seus padrões.

24 Os japas queriam, por exemplo, revestimento de couro legítimo na direção e na haste do freio de mão.
Modificação do pára-choque dianteiro de modo a cobrir os pneus (legislação japonesa). 80% a 90% dos caros modificados precisaram de reparos após as inspeções subindo a taxa de defeitos para 50 vezes o índice dos veículos japoneses.

25 Quando um produto é lançado em outro mercado esse processo é acompanhado pelas diferenças de ambiente, preferências dos consumidores, percepção de qualidade, custos. Para fazer a adequação entre o produto e o novo ambiente a pesquisa de marketing é essencial para se obter informações sobre o ambiente servindo de guia para tomada de decisão evitando erros onerosos à empresa.

26 O caso ilustra claramente a necessidade de utilizar a pesquisa de marketing ?
Então o que a GM deveria saber de ante-mão?

27 Quais as necessidades e gosto dos consumidores?
Que tipo de informação poderia ser levantada sobre a demanda do produto, projetar tendências futuras, monitorar o ambiente? Quais problemas poderiam ser evitados pela pesquisa de mercado?


Carregar ppt "Pesquisa de Marketing Sergio Caldas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google