A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS"— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Prof. Elisabeth Mendes Vieira

2 O&M CONCEITO “O. S. M. - É uma atividade administrativa voltada para a obtenção da melhor produtividade possível dos Recursos Humanos - RH, Recursos Materiais - RM, e Recursos Tecnológicos - RT, através de técnicas científicas que envolvem os aspectos comportamentais e instrumentais, no ambiente interno ou externo da empresa”

3 Efeitos das necessidades humanas (adaptado de D’ASCENÇÃO, 2007, p. 38)

4 ORGANIZAÇÃO Deve ser entendida como o quadro estrutural de cargos, definidos pelos respectivos títulos, atribuições básicas, responsabilidades, relações formais, nível de autoridade e também como uma cultura que todos devem praticar da melhor forma possível.

5 ORGANIZAÇÃO Organização da Empresa é definida também como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.

6 CONCORRERAM PARA O PROCESSO DE ESPECIALIZAÇÃO DA FUNÇÃO O&M:
a) Aumento da complexidade dos problemas administrativos nas empresas, notadamente nas de médio e grande portes. b) Conhecimento das técnicas e tempo para resolução desses problemas. c) Evolução e transformação das técnicas de racionalização do trabalho, hoje denominadas de técnicas de O&M.

7 A palavra “Organização” repetidamente tem sido empregada como sinônimo de arrumação, ordenação, eficiência.

8 ATIVIDADES DE O&M Projetar a criação, união ou eliminação de unidades, bem como acompanhar a respectiva execução; Descrever e definir o objetivo e as funções de cada uma das unidades empresariais; Divulgar, nos níveis competentes, os trabalhos desenvolvidos em OSM;

9 Implantar e acompanhar in loco os trabalhos desenvolvidos por OSM;
Elaborar, emitir e divulgar as normas, regulamentos e manuais necessários; Estudar os ciclos organizacionais; Analisar as alternativas de ação para promover a maturidade organizacional;

10 Avaliar impactos ou desgastes provenientes das ações e dos ciclos; e
Estruturar as formas e necessidades de treinamento de pessoal visando o desenvolvimento

11 O PROFISSIONAL DE ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS
O profissional que milita na área de O&M é um especialista, cuja habilitação é requerida, no Brasil, pela Lei 4769 de 09 de setembro de 1965 e por seu regulamento, Decreto n de 22/12/1967.

12 ACEITAÇÃO DA ATIVIDADE DE O&M
Essa atividade é exercida na empresa por qualquer profissional, não específico.

13 POR QUE??? A insuficiência quantitativa e qualitativa de técnicos, sem falar na mentalidade do empresariado brasileiro e dos elementos de posicionamento hierárquico superior da instituição, não aderindo às técnicas modernas.

14 O COMPORTAMENTO DO PROFISSIONAL DE O&M
Integrar-se ao contexto sócio-cultural brasileiro, procurando não aplicar artificialismos importados. Evitar a criar soluções somente na base do bom-senso, utilizando sempre a técnica específica para cada caso.

15 Analisar individualmente cada problema
Analisar individualmente cada problema. Jamais esquecer que cada caso é um caso com detalhes e peculiaridades próprios. Utilizar sabiamente seu posicionamento na estrutura da empresa, evitando envolver se por fatores emocionais. Procurar ser o mais imparcial possível.

16 POSICIONAMENTO ESTRUTURAL DO ÓRGÃO DE O&M
O órgão de O&M deve posicionar-se como assessoria à maior autoridade decisória da empresa, pois representa uma extensão dessa, no que se relaciona a estudos e de soluções ligados a problemas de organização e métodos do trabalho. Exerce apenas autoridade funcional.

17 REFERENCIA ARAUJO, Luis César. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: atlas 2001.


Carregar ppt "ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google