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Formas de se buscar o incremento da utilização de alumínio no Brasil

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Apresentação em tema: "Formas de se buscar o incremento da utilização de alumínio no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Formas de se buscar o incremento da utilização de alumínio no Brasil
Agradecer à ABM pela oportunidade

2 Consumo Doméstico de Produtos Transformados de Alumínio (milhares de toneladas)
Setor 2008 2009 Variação 2009/2008(%) 1º Sem. 2º Sem. Ano Ano (p) Chapas ¹ 202,1 211,8 413,9 183,3 219,0 402,3 -9,3 3,4 -2,8 Folhas 39,1 39,7 78,8 32,5 43,8 76,3 -16,9 10,3 -3,2 Extrusão 118,3 112,2 230,5 93,5 109,0 202,5 -21,0 -2,9 -12,1 Fios/Cabos 57,6 42,9 100,5 43,4 46,4 89,8 -24,7 8,2 -10,6 Fundição 99,7 88,7 188,4 72,4 79,9 152,3 -27,4 -9,9 -19,2 16,3 14,7 31,0 8,6 8,0 16,6 -47,2 -45,6 -46,5 Destrutivos 20,8 19,4 40,2 12,6 18,4 -39,4 -5,2 -22,9 Outros 6,5 8,9 15,4 6,9 7,2 14,1 6,2 -19,1 -8,4 Total 560,4 538,3 1.098,7 453,2 531,7 984,9 -1,2 -10,4 Consumo doméstico de produtos transformados de alumínio no Brasil (informações da ABAL) Em 2008 foi atingido o volume recorde de 1,1 milhão de toneladas Em 2009 estima-se que haverá uma redução de 10% em relação ao ano anterior Fonte: ABAL

3 Consumo Doméstico de Produtos Transformados de Alumínio Unidade: 1000 toneladas
Consumo Doméstico de Produtos Transformados de Alumínio (milhares de toneladas) Setor 2008 2009 Variação 2009/2008(%) 1º Sem. 2º Sem. Ano Ano (p) Chapas ¹ 202,1 211,8 413,9 183,3 219,0 402,3 -9,3 3,4 -2,8 Folhas 39,1 39,7 78,8 32,5 43,8 76,3 -16,9 10,3 -3,2 Extrusão 118,3 112,2 230,5 93,5 109,0 202,5 -21,0 -2,9 -12,1 Fios/Cabos 57,6 42,9 100,5 43,4 46,4 89,8 -24,7 8,2 -10,6 Fundição 99,7 88,7 188,4 72,4 79,9 152,3 -27,4 -9,9 -19,2 16,3 14,7 31,0 8,6 8,0 16,6 -47,2 -45,6 -46,5 Destrutivos 20,8 19,4 40,2 12,6 18,4 -39,4 -5,2 -22,9 Outros 6,5 8,9 15,4 6,9 7,2 14,1 6,2 -19,1 -8,4 Total 560,4 538,3 1.098,7 453,2 531,7 984,9 -1,2 -10,4 Um milhão de toneladas em 2008 e 2009 Fonte: ABAL

4 Consumo Doméstico de Produtos Transformados de Alumínio Unidade: 1000 toneladas
Consumo Doméstico de Produtos Transformados de Alumínio (milhares de toneladas) Setor 2008 2009 Variação 2009/2008(%) 1º Sem. 2º Sem. Ano Ano (p) Chapas ¹ 202,1 211,8 413,9 183,3 219,0 402,3 -9,3 3,4 -2,8 Folhas 39,1 39,7 78,8 32,5 43,8 76,3 -16,9 10,3 -3,2 Extrusão 118,3 112,2 230,5 93,5 109,0 202,5 -21,0 -2,9 -12,1 Fios/Cabos 57,6 42,9 100,5 43,4 46,4 89,8 -24,7 8,2 -10,6 Fundição 99,7 88,7 188,4 72,4 79,9 152,3 -27,4 -9,9 -19,2 16,3 14,7 31,0 8,6 8,0 16,6 -47,2 -45,6 -46,5 Destrutivos 20,8 19,4 40,2 12,6 18,4 -39,4 -5,2 -22,9 Outros 6,5 8,9 15,4 6,9 7,2 14,1 6,2 -19,1 -8,4 Total 560,4 538,3 1.098,7 453,2 531,7 984,9 -1,2 -10,4 Grande predominância dos produtos laminados (chapas e folhas de alumínio) Principal aplicação: embalagens de alimentos (latas para bebidas e muitas outras embalagens) Fonte: ABAL

5 1 milhão de toneladas por ano 200 milhões de habitantes
Para cada aplicação, um metal diferente! 1 milhão de toneladas por ano 200 milhões de habitantes 5 kg por habitante por ano Consumo extremamente influenciado pelas latas para bebidas Consumo per capita da ordem de 5 kg por habitante por ano As latas de alumínio para cervejas e refrigerantes contribuem bastante na formação desse número

6 Consumo alinhado com renda per capita
Para cada aplicação, um metal diferente! Em vários países industrializados, o consumo é superior a 30 kg por habitante por ano Consumo alinhado com renda per capita Consumo em 2007 Alemanha 39,8 kg Canadá 28,6 kg Estados Unidos 31,2 kg Holanda 45,5 kg Itália 32,0 kg Japão 32,9 kg Suécia 36,4 kg

7 Alumínio Aluminium – the metal of the future
Infinite ideas are possible in aluminium Usability as a competitive advantage Environmental properties 7

8 Alumínio Baixa densidade Excelente comportamento estrutural
Excelente resistência à corrosão Boa condutividade elétrica Boa condutividade térmica Facilmente trabalhável Aspecto agradável Disponibilidade Reciclabilidade ... O alumínio apresenta uma série enorme de características favoráveis, que se transformam em vantagens competitivas em várias aplicações.

9 Fundidos Laminados Extrudados Trefilados Forjados ...
Produtos disponíveis Fundidos Laminados Extrudados Trefilados Forjados ... O alumínio está disponível na forma de vários tipos de semi-manufaturados.

10 O alumínio não é um único material
Muitos materiais diferentes!! O alumínio não é um único material As ligas de alumínio são uma imensa família de materiais diferentes Cada liga foi desenvolvida para determinada aplicação ou processo Em todas as ligas, as propriedades e características básicas do alumínio são preservadas O alumínio não é um material, mas uma grande família de materiais diferentes, com características adequadas a determinadas aplicações. Há ligas desenvolvidas para extrusão, laminação, fundição, etc. Há ligas para aplicações estruturais, elétricas, estéticas, como trocadores de calor, etc.

11 Aplicações nos mais diversos segmentos
Portas, janelas, fachadas Indústria aero-espacial Aplica-ções elétricas Indústria automo-tiva Troca-dores de calor Máqui-nas e equipa-mentos Embala-gens Imple-mentos rodo-viários As aplicações acontecem nos mais diversos segmentos. Cada segmento explora algumas características do metal. Equipa-mentos eletrô-nicos Indústria naval Indústria ferroviá-ria Estru-turas

12 Para cada aplicação, um metal diferente!
Aplicações em arquitetura e construção civil Leveza, resistência à corrosão, extrudabilidade, aspecto agradável Aplicações em equipamentos para transporte de pessoas e mercadorias Leveza, comportamento estrutural, resistência à corrosão Aplicações em trocadores de calor Condutividade térmica, resistência à corrosão, trabalhabilidade Aplicações em embalagens para alimentos Leveza, trabalhabilidade, opacidade, resistência à corrosão As aplicações acontecem nos mais diversos segmentos. Cada segmento explora algumas características do metal.

13 Para cada aplicação, um metal diferente!
As aplicações acontecem nos mais diversos segmentos. Cada segmento explora algumas características do metal.

14 Há novas aplicações sendo desenvolvidas todos os dias!!
Diversidade é a palavra chave. São muitos materiais, muitas aplicações, muitas especialidades, muitas ramificações. No aspecto técnico, os profissionais se especializam em determinado segmento. Praticamente não há profissionais que dominam todas as possibilidades do alumínio.

15 Diversidade Diversidade é a palavra chave.
São muitos materiais, muitas aplicações, muitas especialidades, muitas ramificações. No aspecto técnico, os profissionais se especializam em determinado segmento. Praticamente não há profissionais que dominam todas as possibilidades do alumínio.

16 Como promover?? Como a indústria deveria se comportar para promover melhor o seu produto? Que ações seriam mais eficazes para fazer disparar o consumo?

17 Informação!!!

18 Que tipo de informação? Básica Comercial Científica e tecnológica
Características e propriedades Vantagens competitivas Aplicações consolidadas Aplicações em desenvolvimento Científica e tecnológica Trabalhos do meio acadêmico Práticas para projeto Tecnologias para transformação Processos para uniões Acabamentos de superfície Reciclagem Comercial Suprimento Formas disponíveis Produtos disponíveis Logística e distribuição Assistência técnica Competitividade LME Institucional Estrutura da indústria no Brasil Importância econômica Pesquisa e desenvolvimento Sustentabilidade Responsabilidade social

19 O que deve fazer a indústria?
Pesquisa e desenvolvimento Processos (produção, transformação, aplicação, reciclagem) Aplicações Colaboração com empresas e profissionais Integração com a Universidade e com o Ensino Médio Apoio à pesquisa Divulgação da pesquisa Inclusão do alumínio nos diversos cursos Trabalhos em conjunto com futuros profissionais Desenvolvimento de profissionais Profissionais técnicos Profissionais comerciais Publicações qualificadas Livros técnicos Papers Artigos técnicos Informações sobre a utilização de alumínio em outros países Promoção continuada Promoção direta Utilização da mídia técnica Seminários Feiras e exposições Internet Treinamento de profissionais usuários Intercâmbio técnico com outros países Processos Produtos Equipamentos

20 Adilson de Souza Molero
Obrigado! Adilson de Souza Molero Hydro Alumínio Acro S.A. Telefone

21 Usina solar na Espanha com estruturas de alumínio
Nova aplicação com enorme potencial de consumo Usina solar na Espanha com estruturas de alumínio As estruturas são móveis, girando lentamente durante o dia de maneira a manter as parábolas voltadas para o Sol. A leveza do alumínio, combinada com seu comportamento estrutural, fazem do metal o material ideal para essa aplicação.

22 Nova aplicação com enorme potencial de consumo

23 Usina solar fotovoltaica em Portugal com estruturas de alumínio
Nova aplicação com enorme potencial de consumo Usina solar fotovoltaica em Portugal com estruturas de alumínio


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