A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano"— Transcrição da apresentação:

1 Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
Este trabalho faz uma reflexão sobre a utilização da metodologia de Webquest na educação a distancia. Discute sobre a pesquisa desta metodologia e suas práticas para a socialização e construção do conhecimento envolvendo as interfaces oferecidas pelas plataformas dos cursos a distância, como instrumentos auxiliares para a construção da Webquest voltada para esta modalidade de ensino. Busca auxiliar a incorporação desta metodologia nos cursos de ensino a distância. Finaliza com reflexões sobre a utilização e o conhecimento desta metodologia pelos docentes e discentes nos cursos a distância e levanta as possibilidades de incorporação desta metodologia no cotidiano do ensino a distância.

2 Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
O que é Webquests? “Batizado de WebQuest, o invento é definido pelo próprio autor como uma metodologia cujo objetivo é desenvolver em crianças e adolescentes a capacidade de entender o mundo a partir de informações disponíveis na internet. Em entrevista ao Estado, Dodge dá sua opinião sobre a relação entre internet e educação nos dias de hoje: "O único lugar em que se pode pensar em educação sem internet é em um monastério." WebQuest é uma metodologia de ensino que visa a promover o bom uso da internet entre alunos com mais de 8 anos. E foi pensada para possibilitar o melhor aproveitamento possível do tempo deles. A idéia é que os alunos não percam horas e horas procurando por informações, mas que façam uso delas da mesma maneira que terão que fazer mais tarde, como cidadãos e profissionais. A WebQuest visa a desenvolver nos alunos a habilidade de, com ajuda da internet, pensar com refinamento”. Entrevista do Profº Bernie Estado de São Paulo, 23/03/2005 Como funciona a Webquest?

3 Quais os objetivos de uma Webquest?
Webquest Curtas O objetivo instrucional de uma WebQuest curta é a aquisição e integração do conhecimento. No final de uma WebQuest curta, o aluno terá entrado em relação com um número significativo de informações, dando sentido a elas. Uma WebQuest curta é planejada para ser executada em uma ou três aulas. Webquest Longas O objetivo instrucional de uma WebQuest longa é compreender a ampliação e o refinamento do conhecimento. Depois de completar uma WebQuest longa, o aluno terá analisado profundamente um corpo de conhecimento, transformando-o de alguma maneira, e demonstrando uma relação do material com a criação de algo que outros possam utilizar, no próprio sistema (Internet) ou fora dele. Uma WebQuest longa padrão dura de uma semana a um mês de trabalho escolar. Atributos Críticos WebQuests de curta ou longa duração são planejadas deliberadamente para fazer o melhor uso possível do tempo do aluno. É questionável o benefício da surfagem pela rede sem uma tarefa clara na cabeça; e muitas escolas devem racionar bastante o tempo de conexão dos alunos.

4 Qual a estrutura de uma Webquest?
De acordo com o SENAC (2003), o planejamento de uma webquest integra uma formação estrutural, como: Introdução: Onde se explicita o contexto da webquest, oferecendo algumas informações sobre o assunto e as áreas do conhecimento envolvidas; Tarefa: O que deve ser feito. Interessante e cativante, de modo a despertar a curiosidade do aluno; Processo: A descrição dos passos pelos quais os alunos vão percorrer para completar a tarefa, de maneira detalhada. Recursos: Os recursos, preferencialmente disponíveis na web, são o material que deve ser consultado para a consecução de cada passo da tarefa. Avaliação: Informa como o desempenho do estudante será avaliado e se esta avaliação será individual ou em grupo. Os métodos da mesma devem ser concretos e rigorosos, de modo que cada aluno compreenda bem como vai ser avaliado o seu trabalho. Recomenda-se o uso de rubrica. Conclusão: Esta deve dar ênfase a tudo os que os alunos aprenderam com a investigação e despertar a curiosidade para pesquisas futuras, proporcionando assim, mais sentido à aprendizagem. Créditos: A seção de Créditos é o espaço no qual são apresentadas as fontes utilizadas e os agradecimentos os colaboradores da elaboração da Webquest.

5 Como elaborar uma Webquest?

6 Tipos de TAREFAS:

7 Continuação ...

8 Saiba mais ... Para criar uma webquest:

9 Saiba mais ... http://www.ufjf.br/matematicando


Carregar ppt "Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google