Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
2014
2
QUANDO IREMOS ENTENDER O QUE A BÍBLIA DIZ?
TEMA: QUANDO IREMOS ENTENDER O QUE A BÍBLIA DIZ?
3
QUANDO IREMOS ENTENDER O QUE A BÍBLIA DIZ?
“Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”. Efésios 6:17 Nova Versão Internacional NVI
4
QUANDO IREMOS ENTENDER O QUE A BÍBLIA DIZ?
Objetivos: O exercício da observação como forma de entendermos o que a Bíblia diz. Observar com atenção o que estamos lendo.
5
“Exame; verificação acurada; analisar com atenção e minúcia”.
QUANDO IREMOS ENTENDER O QUE A BÍBLIA DIZ? Observação: “Exame; verificação acurada; analisar com atenção e minúcia”. O que é observação?
6
Não temos o costume de empregar tempo observando...
QUANDO IREMOS ENTENDER O QUE A BÍBLIA DIZ? Observação: Não temos o costume de empregar tempo observando... ainda mais quando o assunto é a Bíblia.
7
HOJE
8
QUANDO IREMOS ENTENDER O QUE A BÍBLIA DIZ?
Objetivos: O exercício da interpretação coerente como forma de entendermos o que a Bíblia diz.
9
INTERPRETAÇÃO
10
COMO LEMOS & COMO INTERPRETAMOS O QUE LEMOS
11
COMO LEMOS & COMO INTERPRETAMOS O QUE LEMOS
Pense que você está em casa, pronto(a) para sair e irá ler e meditar em um texto, a fim de que lhe inspire e incentive no dia que se descortina.
12
TEXTO 1
13
LEIA E INTERPRETE A valorização das narrativas mitológicas em Lévy-Strauss: Enquanto a ciência racionalista e positivista do século XIX desprezava a mitologia, a magia, o animismo e os rituais fetichistas em geral, Lévi-Strauss entendeu-as como recursos de uma narrativa da história tribal,
14
LEIA E INTERPRETE A valorização das narrativas mitológicas em Lévy-Strauss: como expressões legitimas de manifestações de desejos e projeções ocultas, todas elas merecedoras de serem admitidas no papel de matéria-prima antropológica.
15
LEIA E INTERPRETE A valorização das narrativas mitológicas em Lévy-Strauss: Como é o caso do seus estudos sobre o mito (Mythologiques), cuja narrativa oral corria da esquerda para a direita num eixo diacrônico, num tempo não-reversível, enquanto que a estrutura do mito sobe e desce num eixo sincrônico, num tempo que é reversível.
16
Colaboração: Marcos Calil.
TEXTO 2 Colaboração: Marcos Calil.
17
LEIA E INTERPRETE Síntese de população estelar de galáxias Starburst através de espectroscopia no infravermelho próximo: As Galáxias Starburst (SBs) são galáxias com intensa formação estelar, geralmente na região nuclear (r = 100 − 1000pc),
18
LEIA E INTERPRETE Síntese de população estelar de galáxias Starburst através de espectroscopia no infravermelho próximo: e estão entre os melhores laboratórios para estudar a evolução de estrelas massivas, assim como os processos físicos que estão associados com os primeiros estágios de formação de galáxias.
19
LEIA E INTERPRETE Síntese de população estelar de galáxias Starburst através de espectroscopia no infravermelho próximo: As taxas de formação estelar nesta região excedem as encontradas ao longo do restante da galáxia hospedeira. O espectro das SBs é caracterizado por linhas de emissão brilhantes, como as linhas de recombinação do hidrogênio e hélio e linhas de transições proibidas do enxofre, oxigênio e nitrogênio.
20
LEIA E INTERPRETE Síntese de população estelar de galáxias Starburst através de espectroscopia no infravermelho próximo: Acredita-se que o infravermelho (IR) proporcione meios para detectar estrelas de idade jovem a intermediária (∼ 0.2 − 2 × 109 anos). Um exemplo disto são as estrelas na fase dos pulsos térmicos do ramo assintótico das gigantes (TP-AGB)...
21
TEXTO 3
22
LEIA E INTERPRETE A HEMATÚRIA: A hematúria pode representar a única manifestação de diversas doenças do TGU. Logo é um sinal clínico de grande significado.
23
LEIA E INTERPRETE A HEMATÚRIA: O objetivo da investigação é afastar o diagnóstico de afecções graves e potencialmente curáveis mediante intervenção precoce.
24
Aproximadamente 5 a 20% das hematúrias microscópicas e assintomáticas
LEIA E INTERPRETE A HEMATÚRIA: Aproximadamente 5 a 20% das hematúrias microscópicas e assintomáticas ocorrem por doenças significantes e 13% são representados por neoplasias.
25
COMO VOCÊ LÊ E INTERPRETA A BÍBLIA
27
Eu escolho o texto e leio.
Eu oro. Eu escolho o texto e leio. Sequência? Abre aleatoriamente? Texto da mensagem de domingo? O pão diário? Outro? Como você escolhe o texto?
28
O que eu entendo desse texto? Como praticar o que entendi?
Eu oro. Eu leio. O que eu entendo desse texto? Como praticar o que entendi? Respondo às perguntas...
29
O que eu entendo desse texto?
Como praticar o que entendi? Salmo 133
30
Salmo 133 1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!
2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. 3 É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.
31
Quem são os “irmãos” e onde se reúnem?
Salmo 133 Responda: Quem são os “irmãos” e onde se reúnem? Por que a união é preciosa como o óleo sobre Arão?
32
Que bênção Deus ordena e onde devo buscá-la?
Salmo 133 Responda: Que bênção Deus ordena e onde devo buscá-la?
33
Respostas: “irmãos”: israelitas.
Salmo 133 Respostas: “irmãos”: israelitas. A unção do sumo sacerdote reporta à segurança do perdão de pecados da nação.
34
Salmo 133 Resposta: Tudo de bom está no templo, em Sião, Jerusalém. Era lá que Deus morava, abençoando e guardando Israel (Peregrinação). Por isso a Peregrinação!
35
O que eu entendo desse texto? Como praticar o que entendi?
Eu oro. Eu leio. O que eu entendo desse texto? Como praticar o que entendi? TRABALHAMOS COM NOSSA TRADIÇÃO, OU SEJA , O QUE APRENDEMOS PASSA IMEDIATAMENTE PARA NOSSA CONFISSÃO DE FÉ, SEM TERMOS A PREOCUPAÇÃO DE ESTUDARMOS OS CONTEÚDOS...
36
Quais critérios usamos para definir o significado do texto?
O que eu entendo desse texto? Eu oro. Eu leio. Como praticar o que entendi? O que eu entendo desse texto? Quais critérios usamos para definir o significado do texto? Como praticar o que entendi?
37
As notas de rodapé da Bíblia? O que faz sentido para mim?
Quais critérios usamos para definir o significado do texto? As notas de rodapé da Bíblia? O que faz sentido para mim? O que se encaixa na minha realidade? Minha tradição eclesiástica? O que me dá mais conforto? Outro? TRABALHAMOS COM NOSSA TRADIÇÃO, OU SEJA , O QUE APRENDEMOS PASSA IMEDIATAMENTE PARA NOSSA CONFISSÃO DE FÉ, SEM TERMOS A PREOCUPAÇÃO DE ESTUDARMOS OS CONTEÚDOS...
38
Eu oro. Eu leio. O que eu entendo desse texto? Como praticar o que entendi? Eu oro. Eu vou à luta...
39
AS PRINCIPAIS PRÁTICAS INTERPRETATIVAS
40
Corrente Espiritualista
Corrente Humanista Corrente Reformada
41
Corrente Espiritualista
1. A interpretação Alegórica 2. A interpretação Intuitiva 3. A interpretação Existencialista
42
Corrente Espiritualista
1. A interpretação Alegórica
43
“Leitura devocional é uma forma disciplinada de devoção e não mais um método de estudo bíblico. É feita pura e simplesmente para conhecer a Deus, colocar-se diante da Sua Palavra e ouvi-lo.
44
Esta atitude de silêncio, reverência, meditação e contemplação define a postura de quem deseja aproximar-se da Palavra de Deus... O Rev. Eugene Peterson clamava esta leitura de “exegese contemplativa”.
45
Encontre um lugar calmo e recolha-se para a leitura
Encontre um lugar calmo e recolha-se para a leitura. Deixe de lado sua percepção crítica, acadêmica, analítica e coloque-se numa atitude de expectativa.
46
A leitura devocional é uma forma de absoluta submissão, de deixar acontecer (...) É um exercício espiritual que requer um pouco mais de imaginação.
47
Por isso, devemos deixar de lado nosso academicismo racional para uma abordagem mais efetiva e pessoal (...)
48
É dessa postura que nasce, não apenas o prazer pela Palavra de Deus, mas também a experiência transformadora do poder da Graça Divina”. “A leitura devocional”, por Ricardo Barbosa de Souza Isso parece muito espiritual e consagrado. Mas, em primeiro lugar, quando o autor dá o exemplo de Marta, esqueceu-se de mencionar que ela estava aos pés do próprio Jesus. Nós não temos essa possibilidade, a não ser pela Sua Palavra lida dentro de seu contexto. Em segundo lugar, o autor quer dar ênfase à salutar pratica da meditação cristã, mas confunde os caminhos da meditação contextualizada da Palavra de Deus com uma pretensa liberdade devocional (Exegese contemplativa) onde o leitor se deixa levar, correndo atrás da “alma bíblica”, o ‘algo vivo, mais do que palavras ordenadas’. Pensamos que a meditação individual em local tranquilo é uma excelente maneira de deixar Deus falar conosco, desde que a minha leitura reverente da Bíblia não violente a mensagem do texto, ou seja, atribua a ele um sentido que não está ali.
50
Corrente Espiritualista
2. A interpretação intuitiva A prática de abrir as Escrituras ao acaso para pregar ou encontrar uma mensagem para uma ocasião específica, sem o devido estudo do texto e do seu contexto histórico.
51
Corrente Espiritualista
2. A interpretação intuitiva
52
Corrente Espiritualista
3. A interpretação Existencialista O importante não é a intenção do autor, nem o que o texto falou aos seus leitores originais, mas o que fala a nós, hoje, no nosso contexto: esse é o sentido do texto.
53
Corrente Espiritualista
3. A interpretação Existencialista As Escrituras não são objetivamente a Palavra de Deus, elas se tornam Palavra de Deus, quando nos falam subjetivamente.
54
Corrente Espiritualista
3. A interpretação Existencialista Ou seja, o que sinto que é, o que acho que é, o que me fala ao coração... Isso é a Bíblia se tornando ‘Palavra de Deus’ para mim.
55
Corrente Espiritualista
Corrente Humanista Corrente Reformada
56
Corrente Humanista A ênfase dessa corrente está no método, na técnica, nos aspectos literários ou históricos das Escrituras, em detrimento do seu caráter divino, espiritual e sobrenatural.
57
Corrente Humanista A razão e o intelecto passaram a ser determinantes, sendo rejeitado como erro, fábula ou mito tudo o que não puder ser explicado ou harmonizado com a razão.
58
Corrente Humanista EXEMPLO: A passagem pelo Mar vermelho, O livro de Jó, a experiência de Jonas, a água em vinho, a ressurreição, a comunicação de Cristo com Sua Igreja hoje.
59
Corrente Humanista Essa corrente pode ser confundida com a nossa, pois também lida com ferramentas. A diferença está em que a Bíblia é um “cadáver a ser examinado”, não tem a vida de Deus.
60
Corrente Espiritualista
Corrente Humanista Corrente Reformada
61
A Bíblia é a Palavra de Deus!
Corrente Reformada A Bíblia é a Palavra de Deus! Estudá-la e entendê-la dentro de seu texto e contexto é deixar o Espírito Santo falar!
62
CONCLUINDO...
63
Por isso... Não podemos simplesmente ler a Bíblia e interpretá-la sem antes dar atenção ao estudo lúcido que considera o texto dentro de seu contexto.
64
1. Observar! QUANDO IREMOS ENTENDER O QUE A BÍBLIA DIZ?
65
2. Pesquisar! 3. Interpretar!
QUANDO IREMOS ENTENDER O QUE A BÍBLIA DIZ? 2. Pesquisar! 3. Interpretar! 4.bp.blogspot.com/_-R_eXXQP2gA/TOAh6SS0a6I/AAAAAAAAAwk/duLtppK3ZK0/s400/pilha_de_livros.jpg
66
QUANDO IREMOS ENTENDER O QUE A BÍBLIA DIZ?
4. Aplicar!
67
Leia-me! pawtuxetbaptist.com
68
VOCÊ NÃO VAI PRECISAR DISSO!
BEM-VINDO À IGREJA. VOCÊ NÃO VAI PRECISAR DISSO!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.