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Relato Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA

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Apresentação em tema: "Relato Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA"— Transcrição da apresentação:

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2 Relato Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA
Profa. Gisele Abrahim Coordenadora CPA/CESUPA

3 Autoavaliação no CESUPA
De forma sistemática e contínua, dentro dos princípios do SINAES, iniciou em 2004 formulação do projeto de autoavaliação e dos instrumentos de pesquisa. 40% de participação em cada categoria A primeira coleta de dados deu-se em 2005 A coleta é semestral

4 Processos e procedimentos autoavaliação
1- COLETA: semestral com instrumentos revisados por todos os segmentos 2- CONVERSÃO DOS CONCEITOS EM MÉDIAS 3- ESCALA : 1-5 4- MÉDIA MÍNIMA CESUPA - 3,5 5- Médias abaixo do valor de corte devem permitir intervenção por três semestres.

5 COMO ACONTECE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO?
INEP CESUPA 1-MISSÃO E O PDI 1- GESTÃO E PDI (1, 2, 3, 5, 9,10) - BIENAL 2-POLÍTICAS DE PESSOAL, CORPO DOCENTE E CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO 2- GESTÃO DO CURSO (3,5) - ANUAL 3-PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM RELAÇÃO A AUTO-AVALIAÇÃO 3- PROJETO PEDAGÓGICO (4 E 10) – TRIENAL 4-POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES 4- AVALIAÇÃO DOCENTE (10) SEMESTRAL – ALUNOS AVALIAM PERFIL DOCENTE. 5-ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA INSTITUIÇÃO 5-AVALIAÇÃO DISCENTE (10) SEMESTRAL – PROFESSORES AVALIAM O PERFIL DISCENTE

6 COMO ACONTECE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO?
INEP CESUPA 6-INFRAESTRUTURA FÍSICA 6-INFRA ESTRUTURA - BIENAL 7-A COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE 7- COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA - BIENAL 8-SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA 8- SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA - BIENAL 9-RESPONSABILIDADE SOCIAL DA INSTITUIÇÃO BIENAL 10- POLÍTICA PARA O ENSINO, A PESQUISA, A PÓS-GRADUAÇÃO E A EXTENSÃO COMO ACONTECE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO?

7 Processo de coleta Agendamento de horários para cada turma nos laboratórios de informática, sob responsabilidade de um professor O instrumento de coleta foi disponibilizado no sistema on-line da instituição, para professores e alunos

8 O problema Encontrar a adesão para a participação voluntária do processo de autoavaliação institucional. Histórico da participação no processo %; ,11%; ,92%; ,70%; ,49%. Média anual de aproximadamente 53%.

9 Como consolidar um processo de avaliação mais efetiva com a participação maciça da comunidade quando o envolvimento voluntário é frágil?

10 Novas estratégias Direito
Reuniões com coordenação de curso e membros da CPA 2010/2: condicionamento do sistema online 1 semana de acesso regular 1 semana de acesso condicionado Direito alcançou 85,44% de participação discente

11 Qual a validade desses resultados? As respostas seriam a esmo?
Dúvida Qual a validade desses resultados? As respostas seriam a esmo?

12 Objetivo Examinar os efeitos do condicionamento do sistema online nos índices de participação discente na autoavaliação institucional e nos seus resultados.

13 Hipóteses do estudo H0: µ2010 = µ2012 H1: µ2010 < µ2012.
A hipótese nula pressupõe que a participação não se altera de 2010 para 2012 H1: µ2010 < µ2012. A hipótese alternativa apresenta a participação em 2010 menor que em 2012

14 Valores absolutos foram observadas, porém ainda não estava certificado o nível de confiança de seus resultados.

15 Procedimentos do estudo
Participação discente na avaliação docente Universo: para Amostra: discentes de 14 cursos de graduação Instrumento de pesquisa: 2010: 17 questões em escala e 1 aberta 2012: 14 questões e 1 aberta

16 Testes quantitativos Teste t de Student pareado, com apoio do software SPSS testar a significância do percentual de participação na pesquisa Teste Alpha Cronbach (α), apoio do SPSS conferir a segurança nos resultados obtidos tanto antes do condicionamento quanto depois do condicionamento do sistema

17 Testes qualitativos Escolheu-se como recorte o curso de direito
Identificou-se os 5 docentes com melhores médias e 5 docentes com médias menores Foram analisados os conteúdos de 140 falas dos alunos identificar se houve coerência entre as médias obtidas e a essência das falas Assim houve a identificação das unidades de significado e codificação: 5 dimensões

18 Resultados Novo método permitiu que alunos respondessem a pesquisa no momento que acreditassem ser mais oportuno Alcançou-se 92,91% de participação discente Houve a participação organizada da comunidade agilidade na organização, análise e publicidade da avaliação institucional.

19 TABELA 01 – PARTICIPAÇÃO NA AUTOAVALIAÇÃO
Fonte: CPA/CESUPA, 2013. Ano 2006 2007/2008 2009.1 2010.1 2011.1 2012.2 Alunos matriculados 3333 4213 4325 4.420 3866 3.437 Participação voluntária 1836 2691 2408 2.457 --- 459 Participação voluntária (%) 58% 63,87% 55,68% 55,59% 13,35% Participação condicionada 3592 3.039 Participação condicionada (%) 92,91% 88,42%

20 TABELA 02 – MÉDIA E VARIÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DISCENTE
2010.1 2012.2 Média 68,86% 87,10% Variância 192,90 35,03 n 14 O processo deixou de ser prática pulverizada e forte apenas em alguns cursos e assumiu inserção em toda a instituição Fonte: elaborado pelos autores, 2013.

21 TABELA 03 – RESULTADO DO TESTE T STUDENT PAREADO
Fonte: elaborado pelos autores, 2013. Diferenças pareadas t GL Bicaldal Média Desvio Erro padrão 95% Confidence Interval of the Difference Superior Inferior µ µ2010 18,24 15,34064 4,09996 27,10 9,38 4,45 13 0,001 Índice de confiança de 95%

22 TABELA 04 – RESULTADO DO TESTE ALPHA DE CRONBACH
Fonte: elaborado pelos autores, 2013. Teste 2010 2012 Alpha de Cronbach 0,90 0,92

23 TABELA 05 – RELATÓRIO QUANTITATIVO DAS FALAS DOS ALUNOS
2010 2012 Código docente Médias Qt de falas Falas destoantes MENORES MÉDIAS Am10 3,05 3 Am12 3,91 7 Bm10 3,15 14 Bm12 3,97 10 1 Cm10 3,63 2 Cm12 4,02 Dm10 3,67 12 Dm12 4,07 4 Em10 3,74 9 Em12 4,12 8 MELHORES MÉDIAS AM10 4,90 AM12 4,86 BM10 4,89 BM12 4,85 17 CM10 4,87 5 CM12 4,82 DM10 4,84 DM12 4,79 6 EM10 EM12 Total 62 1 (1,66%) 78 4 (5,12%) Fonte: CPA/CESUPA, 2013.

24 Falas destoantes “excelente profissional, mas precisa ser mais centrada”, “uma boa professora, mas parece ser um pouco enrolada com assuntos extraclasse”, pois “faltou muito, por motivos pessoais e tivemos muitas aulas de reposição fora do nosso horário normal”. “a professora é muito boa, contudo, o aproveitamento da disciplina poderia ter sido melhor” e “a professora é muito querida, mas tem que melhorar na explicação”.

25 Considerações finais A nova estratégia de coleta de dados sedimentou a permanência com que se vivencia a prática autoavaliativa na IES A cultura avaliativa de adesão voluntária de todos os segmentos está em desenvolvimento na instituição

26 Mais informações CPA na Unidade José Malcher
Coordenadora Profa. Gisele Abrahim Reunião ocorre toda última terça-feira de cada mês, às 17hs. Telefone para contato: (91) Site:


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