A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ex-Libris.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ex-Libris."— Transcrição da apresentação:

1 Ex-Libris

2 O QUE É UM EX-LIBRIS Ex-libris é uma expressão latina que significa, literalmente, "dos livros". É empregada para determinar a propriedade de um livro. Portanto, ex-libris indica que tal livro é "propriedade de" ou "da biblioteca de". A inscrição pode estar inscrita numa vinheta colada em geral na contra capa ou página de rosto de um livro para indicar quem é seu proprietário.

3 A vinheta em geral contém um logotipo, brasão ou
A vinheta em geral contém um logotipo, brasão ou desenho e a expressão "Ex libris" seguida do nome do proprietário. É possível que contenha um lema, ou citação. A imagem representada revela muito da mentalidade de seu possuidor e até mesmo do ambiente, acusando os gostos e costumes de certa época, grupo social ou cultura.

4 PORQUÊ USAR UM EX-LIBRIS?
Todos os que mantêm uma certa quantidade de livros, por prazer ou por obrigação, sentem em algum momento a necessidade de identificá-los. A maneira mais primária de fazer isso é assinar o nome a caneta no frontispício, hábito que subsiste entre muitos possuidores de bibliotecas. Outros modos, como carimbos de tinta ou pressão e marcas gravadas nas próprias encadernações, têm sido usados.

5 Há mesmo pessoas que colecionam ex-libris, ou livros que os contenham.
O ex-libris aparece como uma opção artística, sofisticada, elegante e de preço relativamente baixo para marcar os livros de uma biblioteca pessoal. Além de mostrar a quem pertence determinado livro, a sua presença realça o volume pelo valor artístico e pessoal da etiqueta. Há mesmo pessoas que colecionam ex-libris, ou livros que os contenham. O termo ex-libris também é utilizado como representação simbólica de um lugar e, assim, diz-se que "a Torre Eiffel é o ex-libris de Paris"

6 São quatro as categorias em que os estudiosos dividem os ex-libris:
TIPOS DE EX-LIBRIS São quatro as categorias em que os estudiosos dividem os ex-libris: ETIQUETAS Não trazem imagens além do nome do proprietário, muitas vezes acompanhado de ornamentos. Cristina Baldaia

7 Armoriados ou heráldicos
Quando o motivo principal do desenho consiste de brasões ou insígnias de indivíduos, cidades, associações

8 SIMBÓLICOS Quando trazem imagens que traduzem ideias, lemas de vida, ocupações etc., que não tenham caráter heráldico.

9 Paisagísticos Quando reproduzem cenas rurais, urbanas, marinhas etc. ligadas afetivamente ao possuidor dos livros.

10 EXEMPLOS

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20


Carregar ppt "Ex-Libris."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google