A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Progeria Mutação Génica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Progeria Mutação Génica."— Transcrição da apresentação:

1 Progeria Mutação Génica

2 O que é a Progeria afinal?
Progeria provém do Grego e significa “envelhecimento prematuro”. Progeria ou síndrome de Hutchinson-Gilford, é uma mutação génica extremamente rara, caracterizada pelo envelhecimento acelerado em cerca de sete vezes em relação à taxa normal. Esta doença manifesta-se numa criança entre 8 milhões de recém-nascidos.

3 Mutação que provoca Progeria
O gene LMNA codifica as proteínas Prelamina A e Prelamina C, que se sabe serem muito importantes na estabilização da membrana interior do núcleo das células, sendo a base estrutural que mantém a célula em equilíbrio. Nas crianças com Progeria existe uma ligeira mutação do gene LMNA, que provoca uma produção anormal da proteína Prelamina A, chamada Progeria, que resulta do desaparecimento de cerca de 50 aminoácidos dentro da proteína Prelamina A. Esta alteração parece desestabilizar o núcleo das células, mudando a sua forma e sendo particularmente nociva para os tecidos sujeitos a forças físicas como os cardiovasculares e os musculares ligados ao esqueleto. A mutação do gene causa uma forma alterada tornando as células instáveis e danifica o núcleo, impedindo a regeneração dos tecidos e provocando a morte prematura das células. Comparação de um núcleo celular normal e outro de pacientes com essa doença.

4 Haverá cura? A doença ainda não tem cura, apenas tratamentos experimentais, e não existe actualmente nenhum exame que certifica o diagnóstico de progeria. Para reduzir os efeitos da doença, são receitados medicamentos que visam tratar os sintomas: Complexos vitamínicos; Co-enzima Q-10; Ácidos-Gordos; Vitamina E; Antioxidantes; Hormona do Crescimento; Nitroglicerina; Aspirina; Cálcio; Morfina. O diagnóstico é fundamentalmente clínico e realizado nas crianças que apresentam os sinais iniciais da doença entre o primeiro e o segundo ano de vida. Uma criança com progeria tem uma expectativa média de vida de 14 anos para as meninas e 16 para os meninos. A morte precoce é causada por aterosclerose.

5 Características clínicas
Alopecia, perda de gordura subcutânea e osteólise; Artrose; Baixa estatura ou nanismo; Cabelo rarefeito ou ausente (generalizado); Clavícula ausente ou anormal; Envelhecimento prematuro; Erupção tardia dos dentes; Face estreita; Fenótipo emagrecido; Hipoplasia terminal dos dedos; Luxação do quadril; Mobilidade articular diminuída; Pele fina; Pilosidade corporal reduzida; Puberdade tardia; Sobrancelhas ausentes/rarefeitas; Unhas finas; Choro/voz anormal; Fontanela grande; Lábios finos; Lóbulo do pavilhão auricular pequeno.

6

7 Sintomas As crianças com Progeria nascem aparentemente saudáveis e só começam a evidenciar sintomas de envelhecimento prematuro entre os 18 e os 24 meses. Tanto o desenvolvimento intelectual como a mobilidade não são afectados. Também o sistema imunológico funciona normalmente. A nível da estrutura do esqueleto, estas crianças apresentam osteoporose e escoliose. As restantes alterações incluem: a pele, com áreas de pele normal que alterna com zonas em que a epiderme apresenta um aumento de melanina da camada basal; a derme é delgada; no tecido subcutâneo existe perda de tecido adiposo; ao nível cardiovascular encontram-se placas ateromatosas nas artérias coronárias, na aorta e nas mesentéricas; calcificações das válvulas aórtica e mitral; fibroses; isquemia e enfarto do miocárdio.

8 Sintomas Os sintomas incluem:
Deficiência de crescimento: perca de massa corporal e de cabelo, pele enrugada; Doenças cardiovasculares, rigidez nas articulações, aterosclerose generalizada.; Estas crianças têm uma predisposição genética para doenças cardíacas associadas ao envelhecimento, no entanto sintomas característicos de idade avançada como cataratas, Alzheimer, distúrbios senis, não têm sido registados.

9


Carregar ppt "Progeria Mutação Génica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google