A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ter Tempo é possuir o Bem mais Precioso para Quem aspira as Grandes coisas! Gestão do Tempo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ter Tempo é possuir o Bem mais Precioso para Quem aspira as Grandes coisas! Gestão do Tempo."— Transcrição da apresentação:

1 Ter Tempo é possuir o Bem mais Precioso para Quem aspira as Grandes coisas!
Gestão do Tempo

2 Todos nós recebemos diariamente as mesmas 24h!
Como o usamos? Ou como o desperdiçamos? Não dá para fazer parar o tempo! Como ter tempo para fazer tudo o que precisamos, gostamos e devemos? Trabalho, família, amigos e nós próprios? Como sermos donos do nosso tempo? Como podemos mudar a nossa relação com o tempo e fazê-lo nosso amigo? Tempo é dinheiro, mas também é… saúde, qualidade de vida, prazer, tranquilidade, organização, objectivos…

3 Porquê a Gestão do Tempo?
Muitos se queixam da falta de tempo, quer para cumprir as exigências da sua vida profissional quer para as conciliar com a vida pessoal ou familiar. O tempo é um recurso escasso e precioso, e a vida profissional é cada vez mais exigente. Saber Gerir o Tempo é apenas um problema de método, disciplina e organização pessoal. Quem aposta em progredir na carreira sente grandes dificuldades em dedicar tempo livre para o seu bem estar físico e espiritual. E isso é cada vez mais importante na sociedade actual. Tanto no local de trabalho como em casa, saber gerir o tempo é imprescindível para se ser bem sucedido e ter uma vida mais organizada e com menos stress.

4 Saber > Querer > Fazer
Brainstorming Qual a utilidade do tempo? Para que serve? Quais as razões que impedem de alterar a gestão do tempo? Quais os factores que contribuem para uma eficaz gestão do tempo? Saber > Querer > Fazer

5 Aprender a Gerir o tempo

6 1º. Objectivos Pessoal Longo Prazo Realista Colectivo Individual
Se não tens rumo… nenhum vento será favorável! Pessoal Longo Prazo Realista Colectivo Individual Ambicioso Curto Prazo Profissional

7 2º. Prioridades Importância Urgência Para onde focar?
Dimensão Afectiva (prazer) Muito importante Muito importante Pouco urgente Muito urgente Dimensão Instrumental (utilidade) Importância Pouco importante Pouco importante Pouco urgente Muito urgente Dimensão Moral (sentido de dever) Urgência Ex. Orçamento do mês

8 Onde “invisto” o meu tempo… e a minha vida?
3º. Planeamento Onde “invisto” o meu tempo… e a minha vida? Listar as actividades Incluir imprevistos Decidir prioridades Avaliar o tempo necessário Agendamento do tempo a 3D Longo prazo (ano) Médio prazo (mês) Curto prazo (dia) Ex. Mind Mapping (existe muito, existe pouco, ideal, inexistente)

9 Dicas e … Gestão é Controlo. Estabeleça metas: anuais, mensais e diárias Elimine os despirdiçadores de tempo. Sempre execute as tarefas por ordem de prioridade. Todos os dias controle as actividades realizadas e os resultados alcançados. Anote a data e hora para o início e o fim de cada actividade. Oriente-se correctamente e saiba onde o seu tempo é realmente emprege. Dedique-se às actividades que levem aos resultados e concentre-se nelas. Orgaização e acesso com rapidez de informações usadas com frequência. Transfira e delegue aquilo que pode ser feito por outras pessoas. Empenhe-se nas actividades que só você sabe fazer da melhor forma. Melhore as suas rotinas e hábitos de trabalho, use agenda. Programe as suas tarefas e actividades da semana e do dia, em função das metas. Objectivos traçados! Tempo controlado! Qualidade de vida assegurada!

10 …Truques Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.
Organize o seu espaço físico. Discipline as interrupções. Estabeleça objectivos com clareza. Crie rotinas de tarefas. Faça um planeamento de tarefas. Faça uma lista diária e dê prioridades às actividades. Saiba dizer não. Aproveite os seus horários mais rentáveis. Evite o perfeccionismo. Delegue funções. Reveja a lista de material de apoio. Seja persistente na organização.

11 "A felicidade não está em viver,
mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive, porque a vida não mede o tempo, mas o emprego que dele fazemos."

12 Eclesiastes 3: 1-8 Para tudo há um momento e um tempo para tudo o que se deseja debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar plantas, tempo de matar e tempo de curar, tempo de destruir e tempo de edificar, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de lamentar e tempo de dançar, tempo de atirar pedras, e tempo de as ajuntar, tempo de abraçar e tempo de evitar o abraço, tempo de procurar e tempo de perder, tempo de guardar e tempo de atirar fora, tempo de rasgar e tempo de coser, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de guerra e tempo de paz.

13 Links Pensamento final (3 min)
O desorganizado (Animado) 3 min Mestres do Tempo / mensagem motivacional (7 min) Não tenho tempo meu Filho (3 min) Gestão do tempo: dicas de Mário Persona (9 min)

14 Pensamentos Aqueles que gastam mal o seu tempo são os primeiros a queixar-se da sua brevidade. Jean de La Bruyère O tempo rende muito quando é bem aproveitado. Johann Goethe   Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes. Carlos Drummond de Andrade O tempo, tudo o consome e apenas o amor o aproveita. Paul Claudel A mais lamentável de todas as perdas é a perda do tempo. Philip Chesterfield As pessoas que nunca têm tempo para nada são as que menos conseguem fazer. Georg  Lichtenberg O tempo apenas falta a quem não sabe aproveitá-lo. G. Jovellanos As pessoas comuns pensam apenas como passar o tempo. Uma pessoa inteligente tenta usar o tempo. Arthur  Schopenhauer

15 Serviço/Voluntariado
24 horas Dia 24 horas Família Deslocações 1 2 3 4 Trabalho/Escola 5 6 7 8 Amigos/Social 9 10 11 12 Repouso Tempo Pessoal 13 14 15 16 Outros Divertimento 17 18 19 20 Rotinas domésticas 21 22 23 24 Serviço/Voluntariado Refeições Desporto


Carregar ppt "Ter Tempo é possuir o Bem mais Precioso para Quem aspira as Grandes coisas! Gestão do Tempo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google