A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Provas e Expiações Seja bem vindo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Provas e Expiações Seja bem vindo."— Transcrição da apresentação:

1 Provas e Expiações Seja bem vindo.
Centro Espírita Ismael Departamento de Ensino Doutrinário Palestra Pública Doutrinária Seja bem vindo. Provas e Expiações A vida de cada um e a possibilidade de aprender com erros e com os acertos.

2

3 Quem somos? 76. Que definição se pode dar dos Espíritos?
– Pode-se dizer que os Espíritos são os seres inteligentes da Criação. Eles povoam o universo, fora do mundo material. ☼ Nota: A palavra Espírito é empregada aqui para designar a individualidade e não mais o elemento inteligente universal.

4 Somos Espíritos e não somos iguais.
Escala Espírita? 96. Os Espíritos são iguais ou há entre eles alguma hierarquia? – Eles são de diferentes ordens, de acordo com o grau de perfeição a que chegaram. Grande descoberta??? Somos Espíritos e não somos iguais.

5 Somos espíritos e como fomos criados?
Simples e ignorantes, como isso? Como evoluimos? Encarnação???

6 Outra grande descoberta???
Criação do Espírito? 133. Os Espíritos que, desde o princípio, seguiram o caminho do bem, têm necessidade da encarnação? – Todos são criados simples e ignorantes e se instruem nas lutas e tribulações da vida corporal. Deus, que é justo, não podia fazer só alguns felizes, sem dificuldades e sem trabalho e, por conseguinte, sem mérito. Outra grande descoberta??? Fomos criados iguais e nos diferenciamos com o tempo por conta do nosso mérito

7 Mais uma grande descoberta???
Espírito? 23. O que é o Espírito? – Espírito é o princípio inteligente do universo. 24. Espírito é sinônimo de inteligência? – A inteligência é um atributo essencial do Espírito, mas ambos se confundem num princípio comum, de modo que, para vós, são a mesma coisa. Mais uma grande descoberta??? O espírito é o ser inteligente, e a inteligência é atributo do espírito.

8 Mais uma grande descoberta???
Espírito? 25. O Espírito é independente da matéria ou é apenas uma propriedade dela, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? – Ambos são distintos, mas é preciso a união do Espírito e da matéria para que a inteligência se manifeste na matéria. Mais uma grande descoberta??? O Espírito é precisa da matéria para se manifestar.

9 Mais uma grande descoberta???
Livre Arbítrio? 843. O homem tem sempre o livre-arbítrio? – Uma vez que tem a liberdade de pensar, tem a de agir. Sem o livre-arbítrio o homem seria como uma máquina. Mais uma grande descoberta??? O Espírito tem livre-arbitrio.

10 Mais uma grande descoberta???
Livre Arbítrio? O que é livre-arbítrio "O homem é, por natureza, dono de si mesmo, isto é, tem o direito de fazer tudo quanto achar conveniente ou necessário à conservação e ao desenvolvimento de sua vida" (As leis morais - Rodolfo Calligaris - Editora FEB). Mais uma grande descoberta??? O livre arbítrio é ferramenta do Espírito.

11 Somos espíritos e estamos sujeitos a quê?
Lei de Evolução? Lei de Ação e reação? Encarnação???

12 Lei de Evolução 776. O estado natural e a lei natural são a mesma coisa? – Não. O estado natural é o estado primitivo. A civilização é incompatível com o estado natural, enquanto a lei natural contribui para o progresso da humanidade. ☼ O estado natural é a infância da humanidade, é o ponto de partida de seu desenvolvimento intelectual e moral. O homem, tendendo à perfeição e tendo em si o germe de seu aperfeiçoamento, não está destinado a viver perpetuamente no estado natural, como não foi destinado a viver perpetuamente na infância. O estado natural é transitório, o homem liberta-se dele pelo progresso e pela civilização. A lei natural, ao contrário, rege a humanidade inteira e o homem se aperfeiçoa à medida que melhor compreende e pratica essa lei.

13 Lei de Evolução 779. O homem traz em si o impulso de progredir ou o progresso é apenas fruto de um ensinamento? – O homem se desenvolve naturalmente, mas nem todos progridem ao mesmo tempo e do mesmo modo; é assim que os mais avançados ajudam pelo contato social o progresso dos outros.

14 Lei de Evolução 781. O homem pode deter a marcha do progresso?
– Não; mas pode impedi-lo algumas vezes. 783. O aperfeiçoamento da humanidade segue sempre uma marcha progressiva e lenta? – Há o progresso regular e lento que resulta da força das coisas; mas quando um povo não avança rápido o suficiente a Providência provoca, de tempos em tempos, um abalo físico ou moral que o transforma.

15 Lei de Ação e Reação 781. O homem pode deter a marcha do progresso?
– Não; mas pode impedi-lo algumas vezes. 783. O aperfeiçoamento da humanidade segue sempre uma marcha progressiva e lenta? – Há o progresso regular e lento que resulta da força das coisas; mas quando um povo não avança rápido o suficiente a Providência provoca, de tempos em tempos, um abalo físico ou moral que o transforma.

16 CENTRO ESPÍRITA ISMAEL
Departamento de Ensino Doutrinário ESPÍRITO PERISPÍRITO CORPO FÍSICO SER ENCARNADO SER DESENCARNADO Pensamento e Vontade Prática do Ato Consequência Manipula o FCU (matéria Mental) O perispírito é composto por : Matéria Mental Matéria sentimental Matéria emocional E outras espécies Parte se grupa na matéria mental que compõe o perispírito Parte vai de encontro com o objeto Manipulação de Energias

17 CENTRO ESPÍRITA ISMAEL
Departamento de Ensino Doutrinário

18 CENTRO ESPÍRITA ISMAEL
Departamento de Ensino Doutrinário

19 Encarnação? 132. Qual é o objetivo da encarnação dos Espíritos?
– A Lei de Deus lhes impõe a encarnação com o objetivo de fazê-los chegar à perfeição. Para uns é uma expiação; para outros é uma missão. Mas, para chegar a essa perfeição, devem sofrer todas as tribulações da existência corporal: é a expiação. A encarnação tem também um outro objetivo: dar ao Espírito condições de cumprir sua parte na obra da criação. Para realizá-la é que, em cada mundo, toma um corpo em harmonia com a matéria essencial desse mundo para executar aí, sob esse ponto de vista, as determinações de Deus, de modo que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.

20 Encarnação? 132. Qual é o objetivo da encarnação dos Espíritos?
☼ A ação dos seres corpóreos é necessária à marcha do universo. Deus, em sua sabedoria, quis que, numa mesma ação, encontrassem um meio de progredir e de se aproximar Dele. É assim que, por uma lei admirável da Providência, tudo se encadeia, tudo é solidário na natureza.

21 Grandes descobertas??? Encarnação?
5ª) As tribulações são as dificuldades naturais que fazem parte das provas e das expiações. 4ª) Deus quis que o Espírito (homem) evoluisse pelo seu mérito (que nada mais é que seus esforços no aprendizado, seja nas provas ou nos estudos de provas alheias). 6ª) O homem não precisa passar por todas as provas, logo também nem por todas as provações. Eis que poderá aprender com seu esforço nos estudos. 1ª) o homem encarna para participar do progresso do Universo. 3ª) Se erra precisa repetir a prova, e a isso se dá o nome de provação, posto que as dificuldades se renovam. 2ª) o homem encarna para desenvolver-se através das provas. Onde usando seu livre arbítrio faz escolhas. Se acerta, novas provas lhe surgem. Se erra...

22 Necessidade da Encarnação?
133. Os Espíritos que, desde o princípio, seguiram o caminho do bem, têm necessidade da encarnação? – Todos são criados simples e ignorantes e se instruem nas lutas e tribulações da vida corporal. Deus, que é justo, não podia fazer só alguns felizes, sem dificuldades e sem trabalho e, por conseguinte, sem mérito.

23 Necessidade da tentação?
120. Todos os Espíritos passam pelo mal para chegar ao bem? – Pelo mal, não, mas sim pela fieira da ignorância. 121. Por que alguns Espíritos seguiram o caminho do bem e outros o do mal? – Não têm eles o livre-arbítrio? Deus não criou Espíritos maus; criou-os simples e ignorantes, ou seja, com as mesmas aptidões tanto para o bem quanto para o mal. Os que são maus o são por vontade própria.

24 Necessidade da Encarnação?
127 Os Espíritos são criados iguais quanto às aptidões intelectuais? – Eles são criados iguais, mas, não sabendo de onde vêm, é preciso que o livre-arbítrio prossiga seu curso. Progridem mais ou menos rapidamente em inteligência como em moralidade.

25 Necessidade da Encarnação?
☼ Os Espíritos que seguem desde o princípio o caminho do bem nem por isso são Espíritos perfeitos. Se não têm tendências más ainda precisam adquirir a experiência e os conhecimentos necessários para atingir a perfeição. Podemos compará-los a crianças que, qualquer que seja a bondade de seus instintos naturais, têm necessidade de se desenvolver, se esclarecer e não passam, sem transição, da infância à idade adulta. Assim como há homens bons e outros maus desde sua infância, há também Espíritos bons ou maus desde sua origem, com a diferença fundamental de que a criança tem os instintos todos formados, enquanto o Espírito, na sua formação, não é mau, nem bom; tem todas as tendências e toma uma ou outra direção por efeito de seu livre-arbítrio.

26 As provas na encarnação?
258. Na espiritualidade, antes de começar uma nova existência corporal, o Espírito tem consciência e previsão das coisas que acontecerão durante sua vida? – Ele mesmo escolhe o gênero de provas que quer passar. Nisso consiste seu livre-arbítrio.

27 As provas na encarnação?
259. Se o Espírito tem a escolha do gênero de prova que deve passar, todas as dificuldades que experimentamos na vida foram previstas e escolhidas por nós? – Todas não é a palavra, porque não se pode dizer que escolhestes e previstes tudo que vos acontece neste mundo, até nas menores coisas. Vós escolhestes os gêneros das provas; os detalhes são conseqüência da situação em que viveis e, freqüentemente, de vossas próprias ações.

28 As provas na encarnação?
Se o Espírito quis nascer entre criminosos, por exemplo, sabia dos riscos a que se exporia, mas não tinha conhecimento dos atos que viria a praticar; esses atos são efeito de sua vontade ou de seu livre-arbítrio. O Espírito sabe que, ao escolher um caminho, terá uma luta a suportar; sabe a natureza e a diversidade das coisas que enfrentará, mas não sabe quais os acontecimentos que o aguardam. Os detalhes dos acontecimentos nascem das circunstâncias e da força das coisas. Somente os grandes acontecimentos que influem na vida estão previstos.

29 As expiações na encarnação?
264 Como o Espírito escolhe as provas que quer suportar? – Ele escolhe as que podem ser para ele uma expiação, pela natureza de seus erros, e lhe permitam avançar mais rapidamente. Uns podem, ao escolher, se impor uma vida de misérias e privações para tentar suportá-la com coragem; outros querem se experimentar nas tentações da riqueza e do poder, muito perigosas, pelo abuso e o mau uso que delas se possa fazer e pelas paixões inferiores que desenvolvem; outros, enfim, preferem se experimentar nas lutas que têm que sustentar em contato com o vício.

30 As expiações na encarnação?
267. O Espírito pode escolher suas provas, quando já encarnado? – Seu desejo pode ter influência, dependendo da intenção com que as deseja; mas, como Espírito, vê freqüentemente as coisas muito diferentes. É apenas o Espírito que faz a escolha; mas, afirmamos mais uma vez, é possível. Ele pode fazê-la na vida material, porque para o Espírito há sempre momentos em que fica independente da matéria que habita.

31 As expiações na encarnação?
268. Até que atinja o estado de pureza perfeita, o Espírito tem que passar constantemente por provas? – Sim, mas não são como as entendeis, visto que chamais de provas às adversidades materiais. Porém, o Espírito que atingiu um certo grau, sem ser ainda perfeito, nada mais tem a suportar; embora sempre tenha deveres que o ajudam a se aperfeiçoar, e que nada têm para ele de constrangedor ou angustiante, ainda que seja para ajudar os outros a se aperfeiçoar.

32 As expiações na encarnação?
269 O Espírito pode se enganar sobre a eficácia da prova que escolheu? – Ele pode escolher uma que esteja acima de suas forças e, então, fracassar. Pode também escolher alguma que não lhe dê nenhum proveito, que resulte numa vida ociosa e inútil; mas, então, uma vez de volta ao mundo dos Espíritos, percebe que nada ganhou e pede para reparar o tempo perdido, numa outra encarnação.

33 E se somos espíritos, a infelicidade é da terra e a felicidade é dos céus (quando desencarnados)?

34 Espíritos errantes? 231 Os Espíritos errantes são felizes ou infelizes? – São felizes ou infelizes de acordo com seu mérito. São infelizes e sofrem por causa das paixões das quais ainda conservaram a essência ou são felizes segundo estejam mais ou menos desmaterializados. No estado de erraticidade, o Espírito entrevê o que lhe falta para ser mais feliz e procura os meios de alcançá-lo. Porém, nem sempre lhe é permitido reencarnar conforme sua vontade, o que para ele é uma punição.

35 Que concluo de tudo isso?
Deus me oferece as ferramentas para minha perfeição. Meu dia-a-dia é meu laboratório. É nele que aprendo e me experimento.

36 O Espiritismo, codificado por Allan Kardec, me permitiu compreender as coisas?
E eu tenho coragem de assumir então minha desídia?

37 Cenas do Próximo Capítulo Analisando o ser perante Deus.
Semana que vem Cenas do Próximo Capítulo Deus Castiga? Analisando o ser perante Deus. Palestrante: Natália Fernandes


Carregar ppt "Provas e Expiações Seja bem vindo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google