A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SCRUM Equipe Amauri Cleverson Daiane Mauri Mauricio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SCRUM Equipe Amauri Cleverson Daiane Mauri Mauricio."— Transcrição da apresentação:

1 SCRUM Equipe Amauri Cleverson Daiane Mauri Mauricio

2 SCRUM O que é Scrum? Onde/como surgiu? Qual o objetivo? Como funciona?
Quem usa?

3 O que é Scrum? O Scrum é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software.

4 Onde/como surgiu? Inicialmente, o SCRUM foi concebido como um estilo de gerenciamento de projetos em empresas de fabricação de automóveis e produtos de consumo, por Takeuchi e Nonaka no artigo "The New Product Development Game" (Harvard Business Review, Janeiro-Fevereiro 1986). O Scrum foi desenvolvido por Jeff Sutherland e por sua equipe no inicio da década de 1990.

5 Qual o objetivo? O Scrum é um modelo aberto e de forma alguma é previsível (Schwaber K., 2004). Ele oferece um conjunto de práticas que tem como objetivo manter o gerenciamento do projeto visível aos usuários do modelo e também ao cliente .

6 Como funciona? FUNDAMENTOS:
O Scrum é baseado em 4 fundamentos – é fácil visualizá-los ao longo do ciclo de vida (uma iteração - sprint) do SCRUM.

7 Papéis Dono do produto (Product Owner)
Gerenciador do processo (Scrum Master) Equipe de Trabalho (Time)

8 Artefatos Visão do Produto (Product Backlog)
Funcionalidades a serem entregues num iteração(Sprint Backlog) Quadro de tarefas – a serem realizadas pelo time (Task Board) Gráfico de aderência à meta estipulada (Kanban)

9 Cerimônias Reunião (Todos os dias) Revisões Retrospectiva.

10 Atitude Planejar, Reunir, Discutir e Avaliar

11 Caso de Sucesso? Empresa: Orbisat – ramo de telecomunicações
O que deveria proporcionar? “O processo de implementação das metodologias ágeis [Scrum], para se mostrar efetivamente eficaz, deveria atender as necessidades da equipe, ajudando, e não gerando mais trabalho, nem burocracia e muito menos transtornos que fariam a equipe perder seu desempenho.”

12 O Ciclo do Scrum

13 Product Owner É responsável pelo sucesso do produto. Definindo o que será implementado na iteração, sendo responsabilidade do cliente realizar a priorização do trabalho a ser feito. Definir as funcionalidades do produto; Priorizar as funcionalidades de acordo com o valor de mercado; Aceitar ou Rejeitar os resultados de trabalho;

14 O Ciclo do Scrum

15 Scrum Master É responsável por gerenciar o processo, assegurando que as práticas envolvidas no processo sejam devidamente executadas e que as práticas do Scrum estão sendo empregadas de forma correta  pelos membros da equipe. Com o principal objetivo: Assegurar que a equipe seja totalmente produtiva. Eliminar obstáculos e isolando-a de qualquer interferência externa (pelo menos, no decurso de um sprint).

16 O Ciclo do Scrum

17 Team Members É a equipe de desenvolvimento. É formada por  pequenas equipes de trabalho auto-gerenciada, auto-organizada, independente de um gerente formal. A experiência da equipe deve englobar todas as características necessárias para a implementação do projeto proposto.

18 O Ciclo do Scrum

19 Product Backlog É uma lista contendo todas as funcionalidades desejadas para um produto. O conteúdo desta lista é definido pelo Product Owner. O Product Backlog não precisa estar completo no início de um projeto. Pode-se começar com tudo aquilo que é mais óbvio em um primeiro momento. Com o tempo, o Product Backlog cresce e muda à medida que se aprende mais sobre o produto e seus usuários.

20 O Ciclo do Scrum

21 Splint Planing É uma reunião na qual estão presentes o Product Owner, o Scrum Master e todo o Scrum Team, bem como qualquer pessoa interessada que esteja representando a gerência ou o cliente.

22 O Ciclo do Scrum

23 Sprint Backlog O Sprint Backlog representa tudo o que deverá ser feito durante a próxima Sprint do seu projeto. Ele surge a partir do que foi levantado e listado, pelo Product Owner, no Product Backlog. A maioria dos itens que estão no Product Backlog serão implementados um dia, mas para serem considerados para fazer parte do Sprint Backlog eles devem estar preparados, estimados e priorizados, segundo a definição de preparado estabelecida no início do projeto. 

24 O Ciclo do Scrum

25 Sprint O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum. 

26 O Ciclo do Scrum

27 Daily Scrum Reunião Diária, sendo esta coordenada pelo ScrumMaster (Mestre Scrum). São reuniões curtas que normalmente com tempo de 15 minutos. Três questões são formuladas e respondidas por todos os membros da equipe. O que você fez desde a ultima reunião de equipe? Que obstáculos você está encontrando? O que você planeja realizar até a próxima reunião?

28 O Ciclo do Scrum

29 Sprint Review Ao final de cada Sprint é feito um Sprint Review Meeting. Durante esta reunião, o Scrum Team mostra o que foi alcançado durante o Sprint. Tipicamente, isso tem o formato de um demo das novas funcionalidades. Os participantes do Sprint Review tipicamente incluem o Product Owner, o Scrum Team, o Scrum Master, gerência, clientes e engenheiros de outros projetos. Durante o Sprint Review, o projeto é avaliado em relação aos objetivos do Sprint, determinados durante o Sprint Planning Meeting. Idealmente, a equipe completou cada um dos itens do Product Backlog trazidos para fazer parte do Sprint, mas o importante mesmo é que a equipe atinja o objetivo geral do Sprint.

30 O Ciclo do Scrum

31 Sprint Retrospective Retrospectiva é uma reunião, com duração fixa de três horas, onde Scrum Master encoraja o time a revisar, dentro do modelo de trabalho e das praticas do processo do Scrum, seu processo de desenvolvimento, de forma a traná-lo mais eficaz da próxima Sprint.

32 Burndown Chart

33 Task Board

34 SCRUM


Carregar ppt "SCRUM Equipe Amauri Cleverson Daiane Mauri Mauricio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google