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Relações Interpessoais e Desenvolvimento Comportamental

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Apresentação em tema: "Relações Interpessoais e Desenvolvimento Comportamental"— Transcrição da apresentação:

1 Relações Interpessoais e Desenvolvimento Comportamental
Silvana Maia Borges Psicóloga – CRP.: 07/15.263

2 Qual o perfil esperado/exigido dos profissionais na atualidade?

3 Qual o perfil esperado/exigido do Gestor de Unidade Móvel?

4 Importante: Desfazer percepções inadequadas: compromisso de todos os profissionais!

5 Caminho para a mudança de percepção!
Profissionalização Caminho para a mudança de percepção! Comportamento Atendimento Qualificação Ética Comprometimento

6 RELAÇÕES INTERPESSOAIS
RELAÇÃO INTRAPESSOAL

7 Relação Intrapessoal Refere-se ao ser interno (os desejos, as angustias, percepções, os conflitos, as alegrias), ou seja tudo que se relaciona aos próprios sentimentos. A partir dos estímulos internos é que nos mostramos ao mundo. A relação consigo mesmo é de extrema importância. Pode-se dizer que é o nosso alicerce.

8 O que o nosso comportamento nos traz como consequências?
Qual a percepção que temos de nós mesmos? Qual a imagem que passamos para as pessoas? O que o nosso comportamento nos traz como consequências?

9 Como está a minha relação intrapessoal?

10 Relações Interpessoais
Relações Humanas ou relações interpessoais se refere a qualquer tipo de relação estabelecida entre duas ou mais pessoas. É em torno dessas relações que se estabelecem os conflitos entre as pessoas. A base das “trocas” existentes nas relações interpessoais é o comportamento. Por meio dele avaliamos as pessoas e formamos concepções acerca delas.

11 Como estão as minhas relações interpessoais?
Roda da Vida

12 MOTIVAÇÃO O que lhe motiva?

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14 Motivação ≠ Estímulo ou Incentivo
Motivo para ação. Serve para garantir/buscar objetivos – ter foco. Motivação ≠ Estímulo ou Incentivo Pessoa auto-motivada geralmente é bem sucedida em suas relações, de modo geral (familiares, profissionais, sociais).

15 A Motivação é gerada por necessidades! Quais são estas necessidades?
Maslow – necessidades geram motivação.

16 Pirâmide de Maslow

17 Só as necessidades motivam o comportamento humano. Elas são individuais.
Além disso, vale lembrar que o homem saudável é motivado.

18 É importante compreender a motivação porque ela influenciará diretamente os nossos comportamentos.

19 Importante também: Esteja sempre atento as suas motivações, comportamentos e ao seu temperamento!

20 Temperamentos Sanguíneo Colérico Fleumático Melancólico

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22 Sanguíneo Pessoa que se reconhece pela vivacidade, por ser ativa, alegre e com vontade de viver. Caminha de modo desenvolto, seus músculos são ágeis. O modo de falar é vivaz e o olhar é aberto. Os sentimentos ocupam parte importante em sua vida. Pontos favoráveis: comunicativo; simpático; compreensivo... Pontos desfavoráveis: indisciplinado; exagerado; impulsivo; barulhento...

23 Colérico Pessoa brusca, enérgica, irritável, que despreza tudo aquilo que é delicado e sensível. Seu comportamento também é mais enérgico e os músculos mais esticados. O rosto é teso, o olhar freqüentemente fixo e os lábios fechados. Seu modo de falar é veloz, sintético e o tom de voz é geralmente um pouco alto. Privilegia o movimento e não os sentimentos. Pontos favoráveis: enérgico; independente; prático; audacioso... Pontos desfavoráveis: sarcástico; impaciente; prepotente; intolerante; insensível...

24 Melancólico Prefere permanecer imerso nos sentimentos e reprime quase completamente o movimento. É um sonhador pensativo, que não encontra alegria na vida e, assim, tende a procurar a solidão. Seu caminhar é lento, arrastado e seu jeito de falar monótono. Pontos favoráveis: Minucioso; sensível; idealista; leal... Pontos desfavoráveis: pessimista; teórico; confuso...

25 Fleumático Como o melancólico, também é lento, “pesado” e freqüentemente desajeitado, diferenciando-se do melancólico por sua passividade. Seu olhar é sem expressão, seu modo de falar é lento e incerto. É uma pessoa lenta, seja nos afetos, seja nos movimentos. Diz-se que é a “calma indiferente”. É uma pessoa difícil de ser motivada e na tomada de decisão (necessita pensar longamente sobre tudo). Pontos favoráveis: Calmo; tranquilo; conservador... Pontos desfavoráveis: Temeroso; indeciso; introvertido; desmotivado...

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27 Qual o meu temperamento predominante?
Teste para analisar o seu temperamento.

28 É importante compreender o temperamento que nos caracteriza para poder “lapidá-lo”!

29 COMPORTAMENTO

30 O comportamento é a conduta. É por meio dele que somos conhecidos...

31 O nosso comportamento é o resultado de nossas cognições mais o ambiente que nos cerca. Além disso, nossas ações também sofrem reflexos, da nossa personalidade (temperamento + caráter).

32 Não esqueça...

33 7% - pelas palavras 38% - pela voz 55% - linguagem corporal
Estudos revelam que em uma comunicação interpessoal, a mensagem é transmitida da seguinte forma: 7% - pelas palavras 38% - pela voz 55% - linguagem corporal Fonte: Guglielmi, 2009.

34 CONFIANÇA! Resumindo... Esteja atento ao seu comportamento,
pois ele deve ser usado para gerar CONFIANÇA! Obs.: Comunicação nas Redes Sociais e mídias...

35 Cuidados no comportamento no trabalho:
Apresentação pessoal (higiene, barba, cabelos, unhas, uniformes, roupas adequadas ao ambiente formal) Postura profissional Linguagem corporal (gestos, expressões, tom de voz) Vocabulário (gírias/linguagem técnica) Ética (sigilo, discrição, honestidade)

36 Cuidados no comportamento no trabalho:
Saber OUVIR! Empatia Trabalhar em equipe Flexibilidade Abertura para novos conhecimentos Cordialidade Pontualidade Resiliência

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38 Dinâmica sobre empatia
Descrever uma situação difícil que já enfrentou na sua profissão/trabalho. Não colocar o seu nome!

39 E não esqueça... A nossa Competência Emocional fará muita diferença nas nossas relações.

40 Ilustração da Competência Emocional: “História do Raul e do Penna”
Max Gehringer

41 EMPREGABILIDADE

42 Além disso, deve ser capaz de ter
EMPREGABILIDADE Para trabalhar, precisamos ter condições de empregabilidade. Empregabilidade: Capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmicas do mercado de trabalho. Além disso, deve ser capaz de ter COMPETÊNCIAS GLOBAIS...

43 Levar em consideração:
Fatores físicos Fatores pessoais Fatores Psicológicos Fatores Sociais

44 O bom profissional hoje tem que apresentar:
Autopercepção

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46 Objetivos profissionais e pessoais pré-estabelecidos – Planejamento de Carreira.
Onde quero chegar???

47 Flexibilidade/Inovação/Empatia/Pró-atividade/Assertividade/Resiliência
Empregabilidade: Conjunto de competências e habilidades necessárias para manter-se empregado! Flexibilidade/Inovação/Empatia/Pró-atividade/Assertividade/Resiliência Nossos Talentos estão relacionados a empregabilidade.

48 Um dos pontos mais importantes da empregabilidade:
Relações interpessoais Características comportamentais

49 E para manter-se no mercado de trabalho, três fatores devem ser desenvolvidos:
Conhecimento Atitude Perspectiva

50 Bases da Empregabilidade: TROCAR O COMPORTAMENTO PASSIVO
(Competências Necessárias) 1 - Agregar valor e contribuir para a organização(contribuição valiosa, relevante) 2 - Ser responsável (assumir compromissos pela empresa e responder por eles, trazendo soluções) 3 - Ser leal (vestir a camiseta, criar confiabilidade) 4 - Ter iniciativa pessoal e senso empreendedor. TROCAR O COMPORTAMENTO PASSIVO PELA AÇÃO!

51 Escolher uma frase e comentar Reflexão sobre a mensagem transmitida
Vídeo Escolher uma frase e comentar Reflexão sobre a mensagem transmitida

52 Além do que já foi exposto, precisamos compreender alguns aspectos referentes aquilo que hoje, cada vez mais, as empresas estão atentas: ATENDIMENTO

53 O que leva um cliente a abandonar uma empresa?
Fonte: National Retail Merchants Association.

54 Investir em Atendimento é realizar ações de Marketing Pessoal!

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56 Mas o que é ATENDIMENTO?

57 Na verdade, atualmente busca-se satisfazer o cliente,
não apenas atendê-lo! Qual a diferença?

58 Fazer o esperado acerca do serviço/informação/produto.
Atender Fazer o esperado acerca do serviço/informação/produto. Satisfazer Fazer o desejado acerca do serviço/informação/produto.

59 Atendimento = Satisfação
Atender bem Agrega valor aos produtos/serviços Retém e fideliza clientes

60 é vender mais, lucrar mais! criar experiências de satisfação!
Atender melhor é vender mais, lucrar mais! Lembre-se, atender é criar experiências de satisfação!

61 avaliando seus valores!
Mas como satisfazer o meu cliente? Conhecendo-o e avaliando seus valores! Necessidades cultura motivações...

62 Mensagem Final (reflexão)
O Lobo Trecho de um livro de Billy Graham Ilustração de Gavin Aung Than

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71 Finalização e Agradecimentos


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