A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Você consegue explicar a imagem abaixo?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Você consegue explicar a imagem abaixo?"— Transcrição da apresentação:

1 Você consegue explicar a imagem abaixo?
FÍSICA Os processos de eletrização Você consegue explicar a imagem abaixo? Fonte:

2 Cargas elétricas FÍSICA Os processos de eletrização
Os gregos da antiguidade observaram que quando se atritavam dois corpos, “alguma coisa” passava de um corpo para outro. A essa “alguma coisa” deu-se o nome de carga elétrica. Então, diz-se que os corpos estão carregados de eletricidade, ou simplesmente, eletrizados. Atualmente sabemos que ocorre uma transferência de elétrons. Fonte:

3 FÍSICA Carga elétrica Carga Elétrica Carga elétrica Q, que é sempre um número inteiro n de elétrons, de modo que: sendo n um numero inteiro. onde, Portanto, um corpo pode ser: a) eletrizado positivamente: falta de elétrons Q = + n . e b) eletrizado negativamente: excesso de elétrons Q = – n . e

4 Princípio de du Fay: FÍSICA Os processos de eletrização
Charles François de Cisternay du Fay (1698–1739) foi um químico francês, descobridor europeu da eletricidade positiva e negativa. Descreveu, pela primeira vez, em termos de cargas elétricas a existência de atração e repulsão (1737). Fonte: Fonte:

5 Lei de Coulomb FÍSICA Coulomb constatou que:
→ A intensidade da força elétrica é diretamente proporcional ao produto das cargas elétricas. → A intensidade da força elétrica é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre os corpos. Portanto temos a equação que relaciona a intensidade da força elétrica (F) como sendo:                       

6 Condutores e isolantes
FÍSICA Classificação dos materiais Condutores e isolantes Condutores: são as substâncias nas quais os elétrons se locomovem com uma certa facilidade por estarem ligados fracamente aos átomos. Isolantes: ao contrário dos condutores, os isolantes ou dielétricos como também são conhecidos, são substâncias nas quais os elétrons estão fortemente ligados aos átomos, ou seja, têm pouca liberdade de locomoção. Fonte: Fonte:

7 Eletrização por atrito
FÍSICA Os processos de eletrização Eletrização por atrito Tem-se a eletrização por atrito quando atrita-se dois corpos. Exemplo: pegando-se um canudinho de refrigerante e atritando-o com um pedaço de papel (pode ser higiênico), observa-se, através de experimentos, que ambos ficam carregados com a mesma quantidade de cargas, porem de sinais contrários (positiva e negativa).

8 Eletrização por atrito
FÍSICA Os processos de eletrização Eletrização por atrito Fonte:

9 Eletrização por atrito
FÍSICA Os processos de eletrização Eletrização por atrito Fonte: Obs: Ebonite é uma borracha vulcanizada com alto teor de enxofre.

10 Eletrização por indução
FÍSICA Os processos de eletrização Eletrização por indução A indução ocorre quando se tem um corpo que está inicialmente eletrizado e é colocado próximo a um corpo neutro. Com isso, a configuração das cargas do corpo neutro se modifica de forma que as cargas de sinal contrário ao do bastão tendem a se aproximar do mesmo. Porém, as de sinais contrários tendem a ficar o mais afastadas possível. Ou seja, na indução ocorre a separação entre algumas cargas positivas e negativas do corpo neutro ou corpo induzido.

11 Eletrização por contato
FÍSICA Os processos de eletrização Eletrização por contato Quando dois corpos condutores entram em contato, sendo um neutro e outro carregado, observa-se que ambos ficam carregados com cargas de mesmo sinal. Exemplo: tendo-se um bastão carregado e uma esfera neutra inicialmente, ao tocar-se as esferas com este bastão verifica-se que a esfera adquire a carga de mesmo sinal daquela presente no bastão.

12 Eletrização por contato
FÍSICA Os processos de eletrização Eletrização por contato Fonte:

13 Eletrização por contato
FÍSICA Os processos de eletrização Eletrização por contato Fonte:

14 Como ocorrem os raios? FÍSICA Os processos de eletrização
Fonte:

15 Assim ocorrem os raios:
FÍSICA Os processos de eletrização Assim ocorrem os raios: Fonte:

16 O que é um eletroscópio? FÍSICA Os processos de eletrização
O eletroscópio é um aparelho que mede a presença de cargas em corpos carregados eletricamente, tal como um pente após ter sido atritado com o cabelo. Quando as partes metálicas do eletroscópio não estão carregadas de eletricidade, as folhas permanecem na posição vertical e unidas por ação de seu próprio peso. Quando, porém, tocamos a esfera metálica acima da haste com um corpo eletrizado, uma parte desta carga se distribui por todo o condutor, que no caso são as folhas de alumínio. As duas folhas, agora carregadas de eletricidade de mesmo sinal, se repelem, abrindo-se. Fonte:

17 FÍSICA Corrente Elétrica Corrente Elétrica

18 Intensidade da Corrente Elétrica
FÍSICA Corrente Elétrica Intensidade da Corrente Elétrica i→ intensidade da corrente elétrica (A) Q→ quantidade de carga(C) t→ tempo (s)

19 Sentidos da corrente elétrica
FÍSICA Corrente Elétrica Sentidos da corrente elétrica Real Convencional

20 Efeito da corrente elétrica
FÍSICA Corrente Elétrica Efeito da corrente elétrica Efeito Joule: Quando uma corrente passa por um condutor metálico, há a transformação de energia elétrica em energia térmica. Esse efeito é denominado EFEITO JOULE. Ex.: Ferro de passar roupa Chuveiro

21 Diferença de Potencial Elétrico
FÍSICA Diferença de Potencial Elétrico Diferença de Potencial Elétrico

22 Diferença de Potencial Elétrico
FÍSICA Diferença de Potencial Elétrico Diferença de Potencial Elétrico Potencial elétrico é a capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas. + O potencial elétrico mede a energia elétrica por unidade de carga de prova. Calcula-se o potencial elétrico num ponto pela equação O potencial elétrica é medido em VOLT (V)

23 FÍSICA Potência Elétrica Potência Elétrica

24 Potência elétrica FÍSICA
Definimos a potência elétrica (P) para qualquer máquina pela relação entre a quantidade de energia transformada (∆E) e o correspondente intervalo de tempo (∆t).

25 Potência elétrica P → Potência elétrica (W) V → d.d.p (V)
FÍSICA Potência Elétrica Potência elétrica P → Potência elétrica (W) V → d.d.p (V) i → corrente elétrica (A)

26 FÍSICA Resistência Elétrica RESISTÊNCIA ELÉTRICA

27 COMPARANDO AS CORRENTES AO APLICARMOS A MESMA TENSÃO EM DUAS
FÍSICA Resistência Elétrica COMPARANDO AS CORRENTES AO APLICARMOS A MESMA TENSÃO EM DUAS LÂMPADAS DIFERENTES

28 FÍSICA Resistência Elétrica V V 100 V 0,5 A A

29 FÍSICA Resistência Elétrica 100 V A V 100 V 0,5 A

30 FÍSICA Resistência Elétrica A 100 V V 0,5 A 100 V 1 A

31 FÍSICA Resistência Elétrica V A 100 V 0,5 A 100 V 100 V 1,0 A

32 A 1a LÂMPADA POSSUI MAIOR RESISTÊNCIA ELÉTRICA.
FÍSICA Resistência Elétrica A 1a LÂMPADA POSSUI MAIOR RESISTÊNCIA ELÉTRICA. 0,5 A 100 V A 2a LÂMPADA POSSUI MENOR RESISTÊNCIA ELÉTRICA. 1,0 A 100 V

33 RESISTÊNCIA ELÉTRICA A OPOSIÇÃO OFERECIDA À PASSAGEM DA
FÍSICA Resistência Elétrica A OPOSIÇÃO OFERECIDA À PASSAGEM DA CORRENTE ELÉTRICA CHAMAMOS DE RESISTÊNCIA ELÉTRICA

34 TODAS AS CARGAS POSSUEM UMA RESISTÊNCIA
FÍSICA Resistência Elétrica TODAS AS CARGAS POSSUEM UMA RESISTÊNCIA

35 TODAS AS CARGAS POSSUEM UMA RESISTÊNCIA QUE REPRESENTAREMOS ASSIM
FÍSICA Resistência Elétrica TODAS AS CARGAS POSSUEM UMA RESISTÊNCIA QUE REPRESENTAREMOS ASSIM

36 UNIDADE DE MEDIDA DA RESISTÊNCIA ELÉTRICA
FÍSICA Resistência Elétrica UNIDADE DE MEDIDA DA RESISTÊNCIA ELÉTRICA OHM ().

37 SÍMBOLO - R UNIDADE - OHM () FÍSICA
Resistência Elétrica RESISTÊNCIA ELÉTRICA - É A OPOSIÇÃO OFERECIDA À PASSAGEM DA CORRENTE ELÉTRICA SÍMBOLO - R UNIDADE - OHM ()

38 PERMITE A PASSAGEM DE 1 AMPÈRE
FÍSICA Resistência Elétrica 1 OHM É A RESISTÊNCIA QUE PERMITE A PASSAGEM DE 1 AMPÈRE QUANDO SUBMETIDA A TENSÃO DE 1 VOLT

39 FÍSICA Resistência Elétrica Resistência Elétrica


Carregar ppt "Você consegue explicar a imagem abaixo?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google