A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo D Patrícia Martins Tatiana Leitão Telma Veríssimo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo D Patrícia Martins Tatiana Leitão Telma Veríssimo"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo D Patrícia Martins Tatiana Leitão Telma Veríssimo
Jogos de Ciência da Informação Produção e Difusão de Conteúdos Digitais Grupo D Patrícia Martins Tatiana Leitão Telma Veríssimo

2 NÍVEL 1

3 Questão 1 A que corresponde a sigla CDU?
a) Conteúdos Digitais Universais b) Classificação Decimal Universal c) Classificação Dogmática Única Questão 1

4 Questão 2 O que é a CDU? a) É um esquema internacional de classificação de documentos b) É um manual de regras de catalogação c) É apenas uma lista de conteúdos

5 Questão 3 As classes da CDU vão desde… ? a) 0-9 b) 0-10 c) 0-12

6 Questão 4 Uma das classes está vazia. Qual delas? a) Classe 9
b) Classe 0 c) Classe 4

7 Questão 5 As tabelas auxiliares dividem-se em duas secções. Quais?
a) Auxiliares de forma e auxiliares de conteúdo b) Auxiliares simples e auxiliares compostos c) Auxiliares comuns gerais e auxiliares especiais

8 Nível 2

9 Questão 1 A que classe corresponde o conceito “Religião”? a) Classe 2
b) Classe 7 c) Classe 8

10 Questão 2 Quais os conceitos que correspondem à classe 9?
a) Arte. Recreação. Entretenimento. Desporto b) Geografia. Biografia. História c) Filosofia. Psicologia

11 Questão 3 Qual a classe que contém o conceito “Matemática”?
b) Classe 3 c) Classe 1

12 Questão 4 624.012.45 A que classe geral pertence esta notação?
a) Classe 0 – Generalidades. Informação. Organização b) Classe 6 – Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia. Agricultura. Transporte. Gestão de Empresas. Indústria c) Classe 2 – Religião. Teologia

13 Questão 5 A que conceito corresponde a notação 913? a) Linguística
b) Política c) Geografia

14 Nível 3

15 Questão 1 Qual a notação do seguinte assunto: Matemática e Ciências da Terra? a) 51+55 b) 51::55 c) 51(=55)

16 Questão 2 Qual o auxiliar utilizado na notação 173(=411.16) – Ética familiar dos judeus? a) Auxiliar Comum de Forma b) Auxiliar Comum de Lugar c) Auxiliar Comum de Raça, Grupo Étnico e Nacionalidade

17 Questão 3 Como é representado numa notação o século XIII? a) “13”
b) “12” c) =13

18 Questão 4 Qual a notação que corresponde ao seguinte assunto: Obra de Amadeu Sousa Cardoso (escultor)? a) Amadeu Sousa Cardoso 75 b) 75 Cardoso, Amadeu Sousa c) 75 Amadeu Sousa Cardoso

19 Questão 5 Qual o conceito que corresponde à notação ( )(084.12)? a) Teatros de Lisboa, fotografia b) Teatros de Coimbra, vídeo c) Teatros de Portugal, fotografia

20 Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

21 Volta a tentar OOPS… ERRASTE!!!

22 Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

23 Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

24 Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

25 Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

26 Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

27 Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

28 Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

29 Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

30 Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

31 Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

32 Volta a tentar OOPS… ERRASTE!!!

33 Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

34 Volta a Tentar OOPS… ERRASTE!!!

35 Vais no bom caminho! Continua a jogar…

36 Vais no bom caminho! A CDU é uma linguagem documental que se integra nas linguagens de tipo categorial, pelo facto de o conhecimento se encontrar dividido em grandes categorias epistemológicas. Continua a jogar…

37 Vais no bom caminho! Continua a jogar…
Tabelas principais: são constituídas por 9 classes: Classe 0 – Generalidades. Ciência e conhecimento. Organização. Informação. Documentação. Biblioteconomia. Instituições. Publicações. Classe 1 – Filosofia. Psicologia. Classe 2 – Religião. Teologia. Classe 3 – Ciências sociais. Estatística. Política. Economia. Comércio. Direito. Administração pública. Forças armadas. Assistência social. Seguros. Educação. Etnologia. Classe 4 – Está vazia Classe 5 – Matemática e Ciências naturais. Meio ambiente. Matemática. Astronomia. Astrofísica. Investigação espacial. Classe 6 – Ciências aplicadas. Medicina. Tecnologia. Agricultura. Transporte. Gestão de empresas. Indústria. Classe 7 – Arte. Recreação. Entretenimento. Desporto. Classe 8 – Língua. Linguística. Literatura. Classe 9 – Geografia. Biografia. História. Continua a jogar…

38 Vais no bom caminho! Uma das alterações mais relevantes da edição de prende-se com a classe 4. Esta ficou vazia, passando o seu conteúdo (Linguística) para o início da classe 8 Literatura. Continua a jogar…

39 Vais no bom caminho! Designam-se auxiliares comuns gerais as notações que constituem as tabelas auxiliares da CDU e que têm como característica o facto de poderem ser aplicados a todas as classes principais. Ao contrário destes, os auxiliares especiais não se aplicam a todas as classes ou subclasses. Continua a jogar…

40 Vais no bom caminho! A classe 7 e a classe 8 não podiam ser porque a classe 7 trata “Arte . Recreação. Entretenimento. Desporto” e a classe 8 trata “Língua. Linguística. Literatura”. Continua a jogar…

41 Vais no bom caminho! A classe 9, ao contrário de outras classes, caracteriza-se por compreender assuntos que se encontram semanticamente muito próximos, sendo que algumas áreas se complementam, apresentando- se por vezes indissociáveis, como é o caso da Geografia-História, e História-Arqueologia. Continua a jogar…

42 Vais no bom caminho! A classe 3 não podia ser porque trata “Ciências sociais. Estatística. Política. Economia. Comércio. Direito. Administração pública. Forças armadas. Assistência social. Seguros. Educação. Etnologia”; e a classe 1 também não por tratar “Filosofia. Psicologia”. Continua a jogar…

43 Vais no bom caminho! A notação corresponde ao assunto “Estruturas de betão”. O 624 corresponde a engenharia civil e estrutural em geral; construção de pontes. Continua a jogar…

44 Vais no bom caminho! Sob o índice 913 Geografia Regional, classificam-se os documentos que apresentam as descrições geográficas das diversas regiões do mundo, independentemente da sua escala de grandeza, países ou outro tipo de região. Continua a jogar…

45 Vais no bom caminho! O signo + adição, extraído da linguagem matemática, tem o mesmo significado que lhe é atribuído na aritmética. Permite representar os assuntos de um documento, que poderão estar associados semanticamente ou não entre si. Continua a jogar…

46 Vais no bom caminho! Este auxiliar tem como função indicar a nacionalidade ou os aspectos étnicos estudados num determinado documento. Continua a jogar…

47 Vais no bom caminho! O auxiliar comum de tempo aplica-se quando se pretende localizar ou limitar cronologicamente o tema de um documento. O uso prende-se com o conteúdo e não coma data de publicação do documento classificado. Representa-se sempre através de números árabes e, na maioria dos casos, quando associado a outros auxiliares na construção de uma notação, aplica-se no final. Continua a jogar…

48 Vais no bom caminho! O auxiliar A/Z – recurso ao alfabeto tem o objectivo de especificar os assuntos recorrendo, para tal, ao alfabeto. Continua a jogar…

49 Venceste!!!! A notação ( )(084.12) corresponde a Teatros de Lisboa, fotografia. o corresponde a Teatro; o ( ) é o auxiliar comum de lugar; e o (084.12) é o auxiliar comum de forma.


Carregar ppt "Grupo D Patrícia Martins Tatiana Leitão Telma Veríssimo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google