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Desenvolvendo Líderes e Equipes

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Apresentação em tema: "Desenvolvendo Líderes e Equipes"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvendo Líderes e Equipes

2 Apresentação Esta apresentação foi desenvolvida por

3 “ Ouço e esqueço. Vejo e me lembro. Faço e compreendo ”.
Reflexão ... “ Ouço e esqueço. Vejo e me lembro. Faço e compreendo ”. Essa visão prática da vida não foi inventada pela cultura ocidental nem pelos empresários modernos. A constatação de que “fazer” algo ensina mais do que “ver” sua produção e de que “ouvir” falar a respeito ensina menos ainda. Sábio Chinês CONFÚCIO, que viveu de 551 – 479 a.C.

4 Objetivo Apresentar uma metodologia de aprendizado que permita ao participante “aprender fazendo”, utilizando-se de técnicas vivenciais ao ar livre, nas quais os participantes passam a ser agentes de seu próprio crescimento, assumindo lideranças individuais e de grupos. As técnicas vivenciais ao ar livre trabalham o desenvolvimento de equipes, formando líderes e fazendo com que eles superem os seus limites individuais e coletivos.

5 Origem O ano de 1941 foi dramático para a raça humana... Foi o ano em que a Segunda Grande Guerra se tornou mundial. Maior número de afundamentos de navios em todos os anos da Guerra, perdendo 772 embarcações para submarinos alemães. Para reduzir a enorme quantidade de marinheiros perdidos no mar, nascia um método de treinamento chamado Outward Bound.

6 Origem Por que os homens mais moços, teoricamente os mais fortes, morriam mais facilmente do que os mais velhos? Através da análise do problema, chegaram a uma conclusão surpreendente: A falta de experiência de vida e a conseqüente falta de autoconfiança eram as principais causas de morte entre os jovens, e; Expostos à apavorante situação do naufrágio, sem água, sem comida, freqüentemente feridos e sujeitos à todos os perigos do mar, os jovens simplesmente não se achavam capazes de sobreviver e morriam!

7 Origem Outward Bound é uma expressão naval que significa que o navio está deixando o porto seguro, com destino aos desafios do alto mar. Uma analogia perfeita para os jovens que deixavam o lar paterno para se lançarem à aventura da vida. Um curso Outward Bound típico durava um mês e consistia em treinamento de busca e salvamento, provas de atletismo, manobras de pequenos barcos, expedições marítimas, trekking nas montanhas, provas de obstáculos e serviços à comunidade. Percebeu-se que a utilização de cordas, em alguns jogos, acabava gerando aproximação e colaboração maior entre as pessoas do que elas ficarem simplesmente unidas em virtude de alguma ordem ou comando superior.

8 Evolução histórica Criada há mais de 50 anos e utilizada amplamente nos países desenvolvidos, inova o aprendizado tradicional por meio da multiplicidade de alternativas que deixa à disposição das organizações. Baseia-se num ciclo de aprendizado que privilegia o “aprender a aprender”. Assim, garante a aplicação prática das competências pelo uso dos domínios de aprendizagem: Cognitivo (pensar) Emocional (sentir) Psicomotor (fazer) Social (interagir).

9 Evolução histórica O programa chegou ao Brasil por volta de 1992 junto com os executivos das multinacionais. Uma das empresas pioneiras nesse trabalho foi a Dinsmore Associates, consultoria que atua nos Estados Unidos, África e América Latina. A Dinsmore Associates foi a pioneira em criar uma marca – o TEAL® (Treinamento Experiencial ao Ar Livre) – que se tornou o estilo de dinâmica mais conhecido no mercado nacional.

10 Aprendizado Vivencial ao Ar Livre.
A inovação ! Baseando-se nesta teoria, a Simples Solucões® desenvolveu, de forma inovativa, o produto denominado AVAL® Aprendizado Vivencial ao Ar Livre.

11 Questionamentos iniciais
Como um dia de atividades ao ar livre pode gerar conhecimento aos participantes? A seqüência de desafios induz os participantes a aspirarem e atingirem níveis cada vez maiores. Eles são colocados num circuito estruturado, no qual uma série de atividades com dificuldades progressivas são apresentadas. Aos poucos, a confiança se solidifica. Talentos e recursos pessoais, muitas vezes desconhecidos, são usados de forma a explorar o potencial pessoal. Experiências físicas (ao ar livre) e mentais (em sala de aula) são alternadas durante o circuito a fim de afinar as percepções do grupo. Os profissionais deixam de ficar sentados, apenas ouvindo, e passam a agir de forma pró ativa.

12 Questionamentos iniciais
Como um aprendizado vivencial consegue reproduzir o ambiente de negócios? Todas as situações vivenciadas são metáforas da situação real, com a diferença de que, ao deflagrarem a cooperação entre mente e corpo para resolver problemas, facilitam a memorização das soluções. Não é por acaso que, durante o período mais intenso do seu desenvolvimento, as crianças aprendem a viver por meio de jogos. Transformar o erro inicial em acerto, e o acerto, em sucesso!

13 O que é o AVAL®? O AVAL® é um aprendizado que acontece por meio de técnicas realizadas ao ar livre, ocorrendo logo após um debate em grupo, envolvendo a equipe de facilitadores e participantes. Todo o trabalho é coordenado por profissionais com experiência de mercado e com especialização em FORMAÇÃO EM JOGOS e VIVÊNCIAS DE DINÂMICA DE GRUPO. O AVAL® tem como base a metodologia Outdoor Training, a qual visa o desenvolvimento das pessoas. Voltado à motivação para mudanças e desenvolvimento de equipes, usa técnicas inovadoras que fazem com que o conhecimento adquirido seja fixado através das técnicas vivenciais ao ar livre.

14 Aplicação do AVAL® em sua empresa
Os programas de AVAL® podem ser aplicados sob duas formas distintas: Aprendizados pontuais: forma equivalente a “pacotes” ou módulos de aprendizados pré-formatados e aplicáveis a muitas situações. Aprendizados customizados: são programas elaborados para atender especificamente a necessidade de cada empresa, cada área, cada público de acordo com o momento e necessidade específica. Neste caso, a customização envolve tanto a escolha das atividades vivenciais, quanto a material didático e trabalhos complementares de consultoria e desenvolvimento de competências.

15 Exemplos de aplicabilidade do AVAL®
INTEGRAÇÃO DE EQUIPES: quando várias equipes, as vezes trabalhando geograficamente separadas, precisam aprender a atuar como uma só, a integração obtida com as atividades ao ar livre não tem rival. Para motivar os colaboradores para grandes mudanças filosóficas e estruturais, nada substitui a sinergia e a visão compartilhada que esse tipo de aprendizado oferece. INTEGRAÇÃO LATERAL: quando gerentes que ocupam cargos nivelados precisam trabalhar juntos, o choque de personalidades é inevitável e as intrigas são uma conseqüência previsível. Nesse caso, o AVAL® é insubstituível para estabelecer respeito, amizade e produtividade. INTEGRAÇÃO REGIONAL: quando uma empresa atua em várias regiões de um país, é inevitável que as suas filiais, sucursais ou unidades tenham dificuldades de relacionamento. A distância favorece o estabelecimento de feudos liderados por suseranos locais. O AVAL® pode restabelecer a harmonia entre todas as unidades da operação.

16 Exemplos de aplicabilidade do AVAL®
FUSÕES: a união de suas empresas é campo fértil para a luta pelo poder e a cumplicidade corporativa de grupos ligados a uma ou outra empresa. O AVAL® é uma solução eficiente para alinhar as novas equipes num trabalho harmonioso dentro da nova realidade empresarial. NECESSIDADE DE VIRADA: é freqüente uma empresa de operação intensiva esgotar-se fisicamente e atingir um nível de produção e motivação baixo. A energização, a motivação e criação de um clima de otimismo são muito mais facilmente obtidas com o AVAL® do que com qualquer outro meio. NOVOS PROJETOS: o lançamento de novos projetos requer muita atenção, principalmente na fase de implantação, quando novos conceitos e práticas devem ser assimilados por todos. Este é mais um caso em que o AVAL® poderá unificar os esforços da equipe e favorecer o sucesso do empreendimento.

17 Exemplos de aplicabilidade do AVAL®
ALAVANCAR AS VENDAS: se um Shopping Center precisa alinhar o pensamento de todos os lojistas acerca de estratégias de preços; se o departamento de compras precisa estar afinado com o pessoal de vendas; se os vendedores precisam ganhar mais agilidade, senso de oportunidade e capacidade de orientar o cliente corretamente; o AVAL® devolve aos profissionais a motivação capaz de realinhar seus objetivos. LANÇAMENTO DE PRODUTOS: o lançamento de um produto ou serviço é um desafio para qualquer empresa e requer doses maciças de trabalho e motivação. Num seminário de AVAL®, as pessoas envolvidas no projeto podem ensaiar a problemática do lançamento, preparar-se psicologicamente para o desafio e obter mais controle sobre o resultado.

18 Exemplos de aplicabilidade do AVAL®
TERCEIRIZAÇÃO: quando a terceirização é uma parte importante da operação de uma empresa, pode ser necessário que os profissionais terceirizados compartilhem os valores do contratante. O AVAL® é uma resposta eficiente para alinhar objetivos e garantir que a qualidade de produtos e serviços esteja adequada aos padrões da empresa. EM BUSCA DO SANTO GRAAL: quando uma empresa cresce muito e precisa redefinir sua missão como comunidade de valor; quando um grupo de pessoas precisa definir o que busca, o que está a construir, o propósito de seu trabalho (acima dos valores materiais), o céu, a natureza e a experiência de trabalhar em grupo não têm similar na tarefa de fortalecer valores e identidades de pessoas e equipes.

19 Como funciona a metodologia do AVAL®?
O AVAL® começa a ser customizado a partir do primeiro contato com o cliente. Durante este contato com o cliente, a equipe de consultores identifica as necessidades e os objetivos a serem atingidos através da aplicação de um diagnóstico com os futuros participantes. A partir daí são preparados os materiais didáticos e as atividades a serem aplicadas no aprendizado para atender as necessidades identificadas.

20 Como funciona a metodologia do AVAL®?
Visando avaliar o grau de proximidade entre as atitudes, os propósitos individuais dos futuros participantes e os valores e metas da empresa, a equipe de consultores também realiza entrevistas com seus principais executivos. Assim, é possível definir os objetivos a serem atingidos com o programa, baseando-se em uma adequada percepção do cenário e dos desafios atuais e futuros, metas da empresa em relação a mudanças de curto e médio prazos.

21 Como funciona a metodologia do AVAL®?
Os aprendizados são formatados de acordo com o tema identificado, tais como: Construção de equipes; Desenvolvimento de lideranças; Motivar para mudanças; Desenvolvimento, implantação da Filosofia da organização (Missão, Visão, Valores e Princípios); Apoio nas estratégias de Vendas / Marketing, e; Integração de colaboradores. Nestes aprendizados conjugamos conceitos básicos sobre equipes, liderança e influência a serem aplicados em atividades vivenciais ao ar livre.

22 Como funciona a metodologia do AVAL®?
Através do diagnóstico e entrevistas identificamos as técnicas para o aprendizado, por exemplo:

23 Objetivo: Integração, Liderança, Planejamento e Administração do Tempo
Técnica: Produção Integrada Objetivo: Integração, Liderança, Planejamento e Administração do Tempo

24 Técnica: Encestando as metas no caos
Objetivo: Confiança, Negociação, Feedback e Administração do Tempo

25 Objetivo: Integração, Confiança, Negociação e Confiança.
Técnica: Tirolesa Objetivo: Integração, Confiança, Negociação e Confiança.

26 Como é feita a análise vivencial?
Ao final de cada atividade, é feito o debriefing, ou resgate – a análise vivencial dos acontecimentos, que é o ponto alto das atividades. É quando a turma se reúne para avaliar o que deu certo e o que deu errado. Neste momento, os problemas latentes da empresa vêm a tona. Num ambiente em que todos têm voz e vez para participarem do jogo, os conflitos aparecem. O Facilitador ajuda o participante a processar sua vivência por meio da reflexão. Com uso de perguntas abertas, o Facilitador, cuidadosamente, guia os participantes de forma que tragam os assuntos importantes ao fórum de discussão, assumam compromissos uns com os outros e consigo mesmo.

27 Como é feita a análise vivencial?
O processamento da vivência é a pedra fundamental do aprendizado vivencial, o espaço no qual são feitas as conexões entre o que aconteceu durante a atividade e a “vida lá fora”.

28 mas em adquirir novos olhos”.
Reflexão Final “A única verdadeira viagem de descoberta não consiste em descobrir novas paisagens, mas em adquirir novos olhos”. Marcel Proust O pensamento de Proust significa que há coisas muito mais extraordinárias a serem vistas em cada momento de cada dia, do que aquelas vistas em uma longa viagem, mas é necessário treinar a mente e aguçar a percepção para enxergá-las.

29 Informações para contato
(054)


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