A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Qualidade de Software Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife

2 Apresentação do Professor
Graduado em Ciência da Computação – UFPE, Mestre em Ciência da Computação – UFPE, 2009 Servidor Público – ATI (Agência de Tecnologia da Informação) Experiência como Professor em outras instituições: FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru) Pós-Graduação – FG, FAFIRE, ESTÁCIO, FMR Núcleo de EAD – UFRPE (Licenciatura em Computação) CEFOSPE (Centro de Formação de Servidores do Estado) Cordelista (Escritor e Declamador de Cordel)

3 Contatos Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo
Apelido: Alexandre Cordel /gtalk: Site: Celular: (81)

4 Roteiro Competência Habilidades Bases Tecnológicas
Acordo de Convivência Plano de Ensino Competência Habilidades Bases Tecnológicas Metodologia de Ensino e Aprendizagem Metodologia de Avaliação Bibliografia Qualidade de Software

5 Acordo de Convivência Celular no silencioso e sair para atender
Horário: 19:00h às 22:00h (±10min de tolerância) Presença/participação em aulas (valerão nota) Faltas em aulas (justifica problema de saúde) Intervalo (~20:30h) Provas (subjetivas) Momentos Relax (descontração)

6 Plano de Ensino COMPETÊNCIA: Introdução a Qualidade de Software;
Fatores da Qualidade; Modelos de Qualidade; Validação e Verificação de Software.

7 Plano de Ensino Durante a disciplina o aluno será capaz de:
HABILIDADES: Durante a disciplina o aluno será capaz de: Entender os conceitos e fatores da qualidade de software; Conhecer os principais modelos de qualidade de mercado para software; Planejar, projetar e executar testes de software.

8 Plano de Ensino BASES TECNOLÓGICAS:
Introdução à Qualidade de Software e o Perfil do SQA. Fatores e Requisitos de Qualidade, Métricas de Software. Modelos de Qualidade CMMI, MPS.BR, IDEAL.

9 Plano de Ensino BASES TECNOLÓGICAS: Processo e Técnicas de Testes.
Planejamento de Testes. Elaboração dos Testes. Execução e Registro dos Testes. Ferramentas de Testes de Software.

10 Plano de Ensino Aulas expositivas/dialogadas; Exercícios;
METODOLOGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM: Como estratégias de ensino e aprendizagem, estão previstas as seguintes: Aulas expositivas/dialogadas; Exercícios; Trabalho em grupo; Palestras com profissionais envolvidos na área de qualidade/auditoria e testes de software.

11 Plano de Ensino Prova escrita; Trabalhos em grupo; Exercícios;
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: Como estratégias de avaliação do processo de ensino/aprendizagem, estão previstas as seguintes: Prova escrita; Trabalhos em grupo; Exercícios; Verificação da assiduidade e participação em aula.

12 Plano de Ensino BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 1. Koscianski, A. Qualidade de Software. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2007. 2. Pressman, R. S. Engenharia de Software. 5.ed. Rio de Janeiro: Editora McGraw-Hill, 2002. 3. Sommerville, I. Engenharia de Software. 8. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

13 Plano de Ensino BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: 1. Myers, G. J. The Art of Software Testing. 2. ed. New York: John Wiley, 1979. 2. Rios, E. Base de Conhecimento em Teste de Software. 2 ed. Martins Editora, 2007. 3. Chrissis, M. B. CMMI: Guidelines for Process Integration and Product Improvement. 2. ed. Addison-Wesley Professional, 2006.

14 Plano de Ensino BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: 4. SEI CMMI TUTORIAL. Disponível em: Visitada em Dez/2011. 5. CMMI for Development Version 1.3. Disponível em: Visitada em Dez/2011.

15 Qualidade de Software O que a intuitividade de vocês entende por “Qualidade de Software”? Mas antes disso, o que é QUALIDADE? “Qualidade está relacionado às percepções de cada indivíduo e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado. Necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição.”. (LAUDON; LAUDON, 2003)

16 Qualidade de Software Globalização Blocos Econômicos
Em que cenário vivemos hoje? Globalização Blocos Econômicos Competitividade acirrada Concorrência Mundial

17 Qualidade de Software 1 mês? 1 semana? 1 hora? Ou para ontem?
Queremos os resultados para quando? 1 mês? 1 semana? 1 hora? Ou para ontem? Trade-off: Qualidade vs. Produtividade

18 Qualidade de Software Ou também na gestão das pessoas - RH;
É necessário eficiência apenas na produção dos recursos produzidos? Ou também na gestão das pessoas - RH; Dos recursos físicos Dos recursos financeiros Dos fornecedores Da qualidade E do TEMPO

19 Ciência da Computação & Qualidade de Software
No atual mercado global, de alta concorrência e acirrada competitividade, como garantir eficiência nos processos empresarias de produção de software, em TEMPO satisfatório, ao menor CUSTO, nas melhores condições de QUALIDADE e competência esperada pelos clientes? Combinando 2 CIÊNCIAS Ciência da Computação & Qualidade de Software

20 Referências Sommerville, I. Engenharia de Software. 8. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.


Carregar ppt "Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google