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O Papel do Marketing “O Fortaleza Que Queremos”

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Apresentação em tema: "O Papel do Marketing “O Fortaleza Que Queremos”"— Transcrição da apresentação:

1 O Papel do Marketing “O Fortaleza Que Queremos”
Wilson Bastos Universidade do Arizona-Estudante de Ph.D. Marketing

2 Agradecimento Demétrius Coelho Ribeiro – Diretor de Atividades Sociais, Promoções e Marketing do Fortaleza. Cesar Nobre – Conselheiro do MITT e do Fortaleza. Mozart Martins Júnior – Diretor da Gráfica Cearense. Mozart Martins – Presidente do Conselho Deliberativo do Fortaleza. Pauto Artur – Presidente do Conselho Executivo do Fortaleza.

3 Agradecimento Universidade do Arizona Linda Price, Ph.D.
Diretora do Departamento de Marketing Lan Chaplin, Ph.D. Professora de Marketing da Villanova University Sidney Levy, Ph.D. Distinto Professor de Marketing da

4 O que e Marketing? Marketing é a atividade, grupo de instituicoes, e processos para criar, comunicar, entregar, e trocar valores entre consumidores, clientes, associados e a sociedade em geral. (Associacão Americana de Marketing – definicao aprovada em outubro de 2007).

5 O que e Marketing? Estratégia Modelagem
Comportamento do Consumidor (Sociologia e Psicologia)

6 O que e Marketing? Propaganda Preco Marca A Mente do consumidor
Materialismo Localizacão do produto Involvimento com o produto Lealdade Memória Processamento de informacão inconscientemente Satisfacão do cliente

7 Agenda Porque Compramos? Marca – A Marca Fortaleza
(Re)posicionamento da Marca Fortaleza O Torcedor (Consumidor) Comunidade da Marca Novos Profissionais Estádio Alcides Santos Sócio Torcedor Comunicacão/Site Responsabilidade Social

8 Porque Compramos? Necessidade Física (ex: alimento, medicamento)
Desejo (ex: relógio) Comunicar Algo Sobre Si (ex: Rolex, Adidas) Manifestar Algo em Direcão a Outras Pessoas (ex: Mont Blanc, Livro, Rosas) Construir ou Manter uma Ligacão/Conexão (Rindfleisch, Borroughs, e Wong, 2009)

9 Marca Princípios - Egípcios - Começo do século XX Situação Atual
- Qualquer coisa pode ser marca (igreja, cidade, pessoa) - Marcas com personalidade Imagem/Posicionamento da Marca Imagem Confusa – Consequências Moda

10 A Marca Fortaleza

11 A Marca Fortaleza Tricolor de Aço Time da Garotada

12 A Marca Fortaleza Mensagens do Fortaleza enfraquecido
Contratação anunciada e não concretizada Marketing baseado em mensagens de ajuda ao time

13 A Marca Fortaleza - Ajuda
Consumidores – Compra e Ajuda? Nós não somos representativos. Quando o estádio lota? Concorrência por ajuda. Conclusão: Imagem da Marca Solida e Baseada em Trocas de Valores

14 A Marca Fortaleza – Como?
Mudanca de cultura e mensagem (tempo, esforco, sincronia e persistência). Jogadores são a linha de frente/porta vozes Mídia Uso da marca por terceiros (padronização, eficiência, receita) Problemas em não controlar falsificação da marca Receita Consumidor Sabedor - Comparação e Frustração Consumidor não Sabedor - Risco de Qualidade

15 A Marca Fortaleza – Pontos Adicionais
Valor da marca Ceará X Fortaleza – Cearense VS Brasileiro. Relacionamento com a marca Fortaleza é distinto.

16 O Consumidor/Torcedor
Um dos maiores desafios do profissional de marketing. Use todas as oportunidades para informar, entreter, educar, persuadir: - Intervalo (torcedor com pandeiro). - Compra nas lojas do Fortaleza. - Convocação, comemoração e agradecimento em outdoor. - Passeata.

17 O Consumidor/Torcedor
O que o Fortaleza vende? - “O que vale e o show” -  “Se o Ronaldo não entrasse em campo pelo Corinthians, a contratação dele ainda assim seria positiva” (Andrés Sanchez). Sofisticação do consumidor – marketing emocional. Baumeister – Esgotamento das capacidades cognitivas lida a compra emocional (glucose) = Loja.

18 O Consumidor/Torcedor
Educar e Criar Paixão - História (museu do Fortaleza) - Como foi feito (maior abertura) - O que deu errado (oportunidade de risos) Ponto de Decisão - Decisão planejada ou de impulso? - Importante para divulgação do jogo (praia ou outdoor?). - Como obter esse conhecimento?

19 Comunidade da Marca O que e? - Porta voz da marca
- Leal – estilo de vida - Direito de voz - Auto ajuda Exemplo no futebol

20 Comunidade da Marca Comunidades para diferentes grupos
- Reuniões (filiação) - Hierarquia (status) - Musicas e rituais (criatividade) - Colônia de férias (novos tricolores – Time da Garotada) - Conferencias locais e nacionais (conhecimento e diversão) - Apropriada no cenário de mobilidade geográfica.

21 Novos Profissionais 1 + 1 > 2 - Time de sucesso.
- Coral de sucesso. - Fortaleza de sucesso. Profissionais competentes – recrutamento (rigoroso), remuneração e treinamento.

22 Estádio Alcides Santos
Bem vindo. Sistema de som. Museu e tour com guia profissional (arrecadação para o time e aprendizado e aproximação do torcedor). Manter torcedor no estádio no pós-jogo (entrevistas, divertimento). Alugar cadeirinhas.

23 Sócio Torcedor Porto Alegre – 1.4 milhão.
“Inter Chega a Marca dos 80 Mil Sócios” (site do clube, em 19 de abril de 2009) Benefícios: 50% de desconto no ingresso (dividir risco). Preferência na aquisição do ingresso. Sorteios e promoções. Descontos em estabelecimentos comerciais. Direito a voto para eleger conselheiros e presidente. Desconto em academia do clube.

24 Sócio Torcedor Visita ao Museu Tricolor de Aço.
Tour no Alcides Santos e/ou CT. Benefícios adicionais baseado em bom pagamento e lealdade. Atividades com atletas (racha, sessão de autógrafos, almoço no Pici).

25 Comunicação/Site Venda de ingressos, produtos e sócio torcedor pelo site do clube. Ingresso recarregável. Benefícios para o torcedor: - No estádio, menos dinheiro e fila pro torcedor. - Distanciamento psicológico de gastos.

26 Comunicação/Site Benefícios para o clube: - Coleta de informação de contato ( , telefone, endereço). - Oportunidade de aprender sobre o consumidor (questionário, freqüência de compra, tipo de compra, classe social). - Menos perigo de roubo de renda. - Melhor previsão de publico e planejamento. - Fortaleza sem limites – alcance a torcedores em outros estados e no exterior.

27 Comunicação/Site Comunicação com mídia e publico pelo site:
- Democracia de acesso a informação. - Baixo custo e enorme cobertura = eficiência. - Não necessidade de debate. Exemplo: Zico Um assessor de imprensa deve ser um escudo eficiente da diretoria e um criador de imagem favorável.

28 Responsabilidade Social
Retribuir à sociedade e usar tal atividade em programas de relações publicas (imagem da marca). Inclusão de jogadores. Criação de convênios com empresas. Futebol tem uma enorme visibilidade que e valiosa a empresas em vários tipos de industrias (ex: novas marcas, marcas buscando reviver sua imagem)

29 Rumo ao Penta! Obrigado


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