A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OFICINA DA BÍBLIA (Nossas atividades & Bíblia) Objetivo: Despertar o interesse pela Bíblia. Resgatar o ano Bíblico. Qualquer instrução, especialidade deve.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OFICINA DA BÍBLIA (Nossas atividades & Bíblia) Objetivo: Despertar o interesse pela Bíblia. Resgatar o ano Bíblico. Qualquer instrução, especialidade deve."— Transcrição da apresentação:

1

2 OFICINA DA BÍBLIA (Nossas atividades & Bíblia) Objetivo: Despertar o interesse pela Bíblia. Resgatar o ano Bíblico. Qualquer instrução, especialidade deve ter uma associação, lição espiritual - a parte mais importante do triângulo.

3 Nós e cordas. Que pessoas na Bíblia usaram corda? (Para as unidades pesquisarem) A corda do mal (Prov. 5:22). Ir enrolando a pessoa até envolvê-la toda. Ao chegar ao pescoço, fazer um nó corrediço ou de forca. Agora é só uma questão de tempo e o tapete será puxado, como o foi com Judas. Brincar: condescender com o pecado é ir se enrolando na corda do mal. Deus pode livrar do laço do passarinheiro (corrediço). (Sal 91:3) Deus ou desata o nó ou corta a corda do mal. (Sal. 129:4) (Os. 11:4) A corda de Deus chega até onde você está, ao poço mais fundo, e resgata você de lá. (Usar um nó de resgate). O nó da união (escota). Une cordas de bitolas e cores diferentes. Distribuir várias entre eles e cada um une sua corda na do vizinho.

4 Uniforme. Roupa (Num 15:38) - Todos usariam uma barra azul no roupão. Identidade, único povo com essa característica. Aparência pessoal (Lev. 19:27) – Barba e cabelos iguais. Para fazer diferença dos pagãos (Jer. 9:26) De longe um israelita seria identificado como do povo de Deus Identificado é diferente de confundido Ser diferente ou semelhante aos pagãos?

5 Excursionismo com mochila.
Quais as pessoas na Bíblia que fizeram grandes caminhadas? Primeira grande caminhada do povo de Deus. (Ex. 12) Equipamentos – duas coisas sempre acontecem: esquecer algo ou levar coisas desnecessárias. (Ex. 12:11) – De mochila pronta para Canaã. Como está sua bagagem? Não está esquecendo nada? Três coisas que podem estar faltando: Não existem coisas demais? O que está demais, o que deve ser tirado?

6 Ordem Unida. (Num. 10) - As duas trombetas de prata. Unidades tentarem entender os toques e comandos. Que povo usava isto? O povo de Deus foi o primeiro. Exércitos copiaram da Bíblia. O povo de Deus centenas de anos na frente. Seguir a orientação, o comando de Deus, é ser cidadão do futuro, é ser o melhor. Imagine as vantagens do sistema numa guerra, num evento com muita gente...

7 Arte de Acampar. Acampamento de Israel. Lugar específico para cada tribo. Que tribos ficavam ao Norte, ao Sul, ao Oriente (Leste) ao Ocidente (Oeste)? Abrir em Num cap. 2 e organizar um mapa do grande acampamento orientado por Deus. Higiene no acampamento. (Deut. 23: 12-14). Tarefas das três equipes: Gerson, Coate e Merari. O que faziam, que material levavam e montavam? Tarefa para Unidades.. Detalhe importante: O santuário (tenda) era montado sempre com a porta, o pátio para o Leste (Oriente) (Num.3:23,38) . Leste é o nascente do sol. Deus queria seu povo adorando de costa para o sol. O sol era o ídolo mais adorado da época. Quais os ídolos mais fortes hoje? Você tem se aproximado, ficado de frente ou de costas para eles?

8 O Fogo. (Lições de liderança e vida) (João 15: 4,5).
O mínimo básico de organização, planejamento, esquema de ação. Trabalho em equipe. Delegar, aceitar ideias e modos, tolerância... Pioneirismo – quebrando paradigmas (sem fósforo), ser diferente é fácil? Fazer igual aos outros, ir com a maioria, seguir X ser autêntico. Queima X não queima. (Galho seco X galho verde) colocar os dois no fogo por alguns segundos e mostrar os resultados. O dia do fogo (Mal. 4:1). Esse planeta não vai terminar em pizza. Para o fogo ou para a eternidade?

9 Sábado no Acampamento. O Sábado é um “deleitoso e santo dia”... mas será que os menores pensam assim? Muitos pais transformaram o Sábado num dia de proibições, encheram o dia de nãos, criaram um clima pesado e criaram uma predisposição negativa sobre o dia do Senhor. Líder inteligente não proíbe, substitui ou previne. Antes de o grupo pensar em jogar bola ou ir para a farra na cachoeira no sábado, ele já programou um passeio no bosque com caçada bíblica na selva e no retorno ao acampamento, uma caminhada noturna.

10 Encha seu sábado de sins para evitar dizer nãos
Encha seu sábado de sins para evitar dizer nãos. Tenha um bom programa espiritual para o sábado e os desbravadores não terão tempo nem desejo de fazer coisas erradas. Guarde o melhor para o sábado. Jogue forte na programação desse dia. Planeje, discuta, ore. O sábado deve ser o melhor dia, com o melhor programa para sua garotada.

11 Sugestões para o sábado:
Jogos Espirituais Caçada Bíblica (Animais, plantas, alimentos, lugares etc.) Flora e fauna bíblicas. Achar no acampamento e trazer. Ex. Lírio,... Enigmas Bíblicos Futebol sabático. Dois times, uma bola (na mão). Sair a bola é se dirigir ao próximo com uma pergunta bíblica. Se responder certo, pega a bola e parte para o campo adversário. Vai passando (perguntando) até chegar no goleiro, aí usa uma pergunta bem difícil, se ele não souber.... gool. Bola no meio de campo novamente.

12 Quem sou? Unidade fornece características sutis sobre personagem bíblico e o grupo que descobrir primeiro. Ex: Orou para viver e orou para morrer. Cemitério treme, caixão anda e defunto ora. Deus mandou ir para o Norte, ele foi para o Sul. Pagão pede oração, profeta não pode orar... (Jonas) Encenação.Uma unidade encena uma parábola, e quem descobre primeiro ganha algo ou marca pontos.... OBS. Vigie para que o clima seja de respeito com a Bíblia, que não vire competição.

13 Explorando a Natureza: (Lições com elementos da natureza)
Cada unidade saí por determinado tempo no bosque/mata e voltam trazendo algo para o encontro. Devem ter um verso bíblico, uma poesia, uma música pelo grupo, um discorre o tema sobre o achado/lição. Ex: Um parasita, erva daninha, espinho... (pecado) Uma flor, algo belo, (cuidado de Deus), um inseto. Avisar para não matarem insetos ou formigas ao capturá-los.

14 Atividades para Acampamentos, caminhadas e tardes de Sábado:
Em acampamentos: Anotar pios de aves, vozes de animais, sons da floresta e insetos. Observar e anotar pegadas, abrigos (ninhos, buracos,...) Anotar desastres ecológicos, armadilhas, teias, plantas carnívoras. Achados curiosos da natureza dos quais serão tirados lições. Cada unidade parte numa direção ou trilha com hora marcada para voltar ou se encontrar num ponto marcado da floresta onde acontecerá o culto JA. A missão é encontrar coisas interessantes donde se tirará lições espirituais. Em torno do achado a unidade fará uma preleção, uma poesia, uma música pelo grupo, cada um dirá um verso bíblico sobre o assunto. Com tempo marcado para cada unidade.

15 Capacidade de observação:
Anotarem que aves, animais ou insetos cantam à noite, quais os que cantam ao amanhecer e ao pôr do sol. A que horas a maioria das aves começam a cantar? Que aves, animais, insetos você viu e é capaz de identificar? Quantos tipos de plantas o grupo, ou a pessoa é capaz de identificar?

16 Em caminhadas Fazer um mapinha da trilha, incluindo vegetação, topografia, água e suas impressões sobre os lugares percorridos. Fazer uma pergunta bíblica ou mostrar uma folha que você conhece ao primeiro da fila ou à unidade. Se não souberem, vão para o final da fila. Passar a notícia. Ex. o último dizer maranata, ou vir para frente.

17 Tardes de Sábado. Além do que já foi apresentado:
Os nós e a Bíblia: Que unidade consegue achar mais nomes de nós na Bíblia. Pode-se usar a corda e a Bíblia, etc. Para incentivar o estudo da Bíblia: (curiosidades)

18 BIBLIA – Concurso As unidades devem descobrir coisas interessantes ou criar enigmas como desafios para as outras unidades. Se alguém souber, dividem os pontos, se ninguém conseguir decifrar, a unidade fica com o dobro dos pontos. Enigmas (estão em negrito) valem mais pontos.

19 Gênesis: Se julgou 70 X mais pecador que Caim. 4:24
Galo cantou, e todo mundo ouviu. (arca) Guerra onde morreu ¼ da população do planeta. 4:8 Nome da primeira cidade. 4:17 Que veio primeiro, a medicina ou a política? 2:21 A primeira mentira. 2:4 Deus fez a roupa para cobrir, o diabo criou a moda para mostrar . 3:21. Primeira emoção forte que os humanos sentiram após pecar. 3:10 (medo) Estava inventado o raio laser. 3:24.

20 Foi enterrado no seio da mãe. (Adão)
Matou um jovem por lhe pisar no pé. 4:23. O primeiro caso de poligamia. 4:19. O homem que inventou a harpa e o órgão. 4:21. Ele era mestre (descobriu?) em ferro e o cobre. 4:22 Quais os primeiros animais a saírem da arca após o dilúvio? 8:7,8. Primeira declaração de pena de morte. 9:6 Faça a mudança sem saber o endereço. 12:1 Mesma mentira duas vezes e seu filho o imitou.. 12:13. e 20:2

21 O que Abraão nunca levava quando mudava? 13:4
Por que 400 anos no Egito? 15:16 Ela ficava ouvindo conversa de detrás da porta. 18:10. Ela morreu andando para frente e olhando para trás. 19:26. Ali começou a guerra entre árabes e judeus. 21:9 Ela saiu de perto para não ver o filho morrer de sede. 21:16 Ele só soube o segredo no final da caminhada de 3 dias. 22;9 Ele fez os camelos se ajoelharem na hora da oração. 24:11 Moça muito disposta acaba arranjando um bom casamento. 21:14.

22 Foi amor a primeira vista. 24:67
Após os 100 anos se casou de novo e ainda teve 6 filhos. 25:1,2. Dormiu num travesseiro de pedra. 28:18 Sustentaram uma mentira por 20 anos. 37:31 Fez um discurso pedindo para ser escravo 44:33. Patriarca que virou múmia no Egito. 50:2. Plantas devoradoras. 41:7 Vegetariano que comeu carne. 41:4.

23 Êxodo: Ela recebeu salário para criar o próprio filho. 2:9
Qual o significado donome Moisés? 2:10 Defendeu a donzela e arranjou um casamento. 2:19 Salvou ao fofoqueiro e ele o entregou. 2:14 Animal que não nasceu e nem morreu, viveu, e não vive mais. 4:3 Porta de água, chave de madeira, , caçador morre e caça foge. 14:16 Reclamaram do maná por desejarem que alimento? 16:13

24 O primeiro rei que veio pelejar contra o povo de Deus no deserto? 17:8
Descobrir a cruz nas tábuas da lei. Planta que produziu flor e fruto da noite para o dia. Num 17:8 Samuel. Amaldiçoou o rei e ficou de castigo na cidade, saiu e morreu. Mensageiro que chegou sem mensagem. Profeta que despedaçou um rei.

25 NB. Desafie as unidades para que consigam descobrir enigmas interessantes durante a semana e os tragam escritos. (valendo pontos...). A criatividade deles nas histórias da Bíblia. O uso da Bíblia. O interesse pela Bíblia. O estudo da Bíblia.


Carregar ppt "OFICINA DA BÍBLIA (Nossas atividades & Bíblia) Objetivo: Despertar o interesse pela Bíblia. Resgatar o ano Bíblico. Qualquer instrução, especialidade deve."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google