A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta"— Transcrição da apresentação:

1 Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
“As grandes mudanças exigem também o esforço contínuo, solidário e paciente das pequenas ações”. (Moacir Gadoti)

2 A Participação Cidadã no Projeto Pedagógico Integrado do PJU:
Dimensão do Programa voltada à educação para a cidadania e à promoção da participação social dos jovens. Espaço de realização interdisciplinar e interdimensional: Na integração de conteúdos da educação básica com a realidade imediata do jovem e seu entorno social; Na articulação de práticas relacionadas aos Arcos Ocupacionais selecionados para a Qualificação Profissional.

3 Pressupostos da Participação Cidadã:
Como exercício de cidadania: ação coletiva de interesse público pautada na defesa/consolidação/conquista de direitos sociais; Como ação sócio-educativa: aprendizagens na convivência, sociabilidade e na participação na vida pública; vivência de práticas solidárias, cooperativas e democráticas; Como ação de protagonismo juvenil: forma autônoma e independente de expressão de uma visão de mundo e de atuação no espaço público; Como interface com a rede sócio-assistencial: inclusão nas políticas sociais do município de jovens em situação de alta vulnerabilidade social.

4 Objetivos Gerais da Participação Cidadã
Ampliar a percepção dos jovens sobre a realidade social em que estão inseridos; Contribuir para o reconhecimento de seus direitos e deveres de cidadania; Promover a participação na vida pública; Desenvolver capacidade de trabalho coletivo, de lidar com a diversidade, a diferença e o conflito; Contribuir para o fortalecimento da auto-estima, auto-confiança e autodeterminação; Promover o protagonismo e a autonomia dos jovens.

5 O Educador de Participação Cidadã
Assistente Social voltado para o desenvolvimento sócio-educativo dos jovens. Atribuições: Promover e facilitar o trabalho conjunto entre os jovens; Estimular trocas e moderar debates que propiciem o processo de construção coletiva do PLA; Subsidiar e apoiar a elaboração, execução e sistematização do PLA, de acordo com as orientações do Manual do Educador e do Guia de Estudo; Participar do planejamento coletivo do Núcleo.

6 Como atuam os Educadores de Participação Cidadã?
Realizam, inicialmente, um mapeamento de oportunidades de engajamento social na comunidade, identificando organizações da sociedade, movimentos sociais, comunitários, culturais, esportivos, programas da rede pública sócio-assistencial, de saúde, de educação e de cultura, atuantes na região onde vivem e/ou trabalham os jovens do ProJovem Urbano; Buscam relacionar as atividades de Participação Cidadã com os Arcos Ocupacionais selecionados pelo estado ou município, de modo a integrar Qualificação Profissional e Participação Cidadã; Articulam contatos, visitas e possibilidades de parceria de interesse dos jovens para viabilizar os PLAs.

7 Participação nas atividades dos Núcleos
O Educador de Participação Cidadã deve atender a dois Núcleos, orientando os alunos: nos conteúdos de Participação Cidadã e na elaboração e execução do PLA. Dispõe de: 10 horas semanais para a docência de Participação Cidadã (uma hora semanal com cada uma das turmas dos 2 Núcleos a que atende); 02 horas semanais para o planejamento coletivo; 03 horas semanais para a formação continuada e 15 horas semanais para as demais atividades que deve realizar.


Carregar ppt "Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google