A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade"— Transcrição da apresentação:

1

2 Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade
de Deus e Instrumento do Pregador

3 Ensino nº 05 I - INTRODUÇÃO
A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador I - INTRODUÇÃO A Bíblia traz a história do que Deus fez com o mundo e com o seu povo; Não é coleção de verdades abstratas, mas de uma realidade divina concreta; Descreve a história da salvação – promes-sa prefigurada no Antigo Testamento e cumpri- da na pessoa de Jesus no Novo Testamento;

4 Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade
de Deus e Instrumento do Pregador

5 Ensino nº 05 1 - O que é a Bíblia ?
A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 1 - O que é a Bíblia ? Bíblia vem do grego e significa “COLEÇÃO DE LIVROS”; Escrita em épocas diferentes e por autores diferentes ins-pirados por Deus; Contém a história da salvação desde a criação do mundo até as profecias da segunda vinda de Jesus ; É uma GRANDE CARTA, enviada por Deus aos seus filhos; Sinônimos: Sagrada Escritura, Livro Santo, Bíblia Sagrada, Livro dos Livros.

6 2 – Quando começou a ser escrita ?
Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 2 – Quando começou a ser escrita ? A aproximadamente anos antes da vinda de Jesus; Através das traduções orais; Sendo formada pouco a pouco, quando os escribas resolveram passá-la par a o papel.

7 3 – Quando terminou de ser escrita ?
Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 3 – Quando terminou de ser escrita ? Por volta do ano 100 depois de Cristo com o Apóstolo João Evangelista - autor do Livro do Apocalipse.

8 4 – Quem escreveu a Bíblia ?
Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 4 – Quem escreveu a Bíblia ? Foi escrita por várias pessoas – instrumentos para transmitir a mensagem - mas inspirada unicamente por DEUS.

9 5 – Como a Bíblia é formada?
Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 5 – Como a Bíblia é formada? Por 73 Livros Sagrados; Sendo 46 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

10 6 – O que contém o Novo Testamento ?
Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 6 – O que contém o Novo Testamento ? A criação do mundo; As alianças de Deus com os homens; As profecias da vinda do Messias; A fidelidade e infidelidade do Povo de Deus; A preparação do povo para a vinda de Jesus Ao todo 46 Livros

11 Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade
de Deus e Instrumento do Pregador

12 Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade
de Deus e Instrumento do Pregador

13 Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade
de Deus e Instrumento do Pregador

14 Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade
de Deus e Instrumento do Pregador

15 7 – O que contém o Novo Testamento ?
Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 7 – O que contém o Novo Testamento ? São 27 Livros; Contam a vinda do Messias e os fatos mais importantes de sua vida; O plano de amor de Deus com a Paixão , Morte e Ressurreição; O início da formação da Igreja; E o crescimento da Igreja através dos Apóstolos.

16 Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade
de Deus e Instrumento do Pregador

17 Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade
de Deus e Instrumento do Pregador

18 Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade
de Deus e Instrumento do Pregador

19 8 – Quais foram os idiomas usados para escrever a Bíblia?
Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 8 – Quais foram os idiomas usados para escrever a Bíblia?

20 9 – Quem traduziu a Bíblia?
Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 9 – Quem traduziu a Bíblia? SÃO JERÔNIMO

21 10 – Podemos interpretar a Bíblia de qualquer modo?
Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 10 – Podemos interpretar a Bíblia de qualquer modo? Não; A Igreja Católica que vem a ser a Igreja fundada por Jesus Cristo, vem desde os seus primórdios adotando a tradição apostólica;

22 11 – Qual a diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia Protestante?
Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 11 – Qual a diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia Protestante?

23 12 – Como podemos manusear a Bíblia?
Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 12 – Como podemos manusear a Bíblia?

24 13 – O que significa Pontuação Bíblica?
Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 13 – O que significa Pontuação Bíblica? Vírgula - Ex.: Dn 3,5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 5); Hífen – Ex.: Dn 3,1-5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo de 1 até 5); Ponto - Exemplo: Dn 3,1.3.5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 1, versículo 3 e o versículo 5); "s“ - Ex.: Dn 3,1s (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 1 e 2); "ss“ – Ex.: Dn 3,1ss (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 1, 2 e 3); Ás vezes encontramos um “a” ou um “b” após o versículo. Indicam se é a primeira ou a segunda parte do versículo. Isso acontece quando o versículo é formado por uma ou mais frases.

25 14 – O que são abreviações Bíblicas ?
Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade de Deus e Instrumento do Pregador 14 – O que são abreviações Bíblicas ? As abreviações bíblicas tem como finalidade, facilitar na hora de especificar o livro sagrado. Exe.: Dn – Daniel; Is – Isaías; Ap – Apocalipse; At – Atos dos Apóstolos; Jo – João; Mc – Marcos.

26 Ensino nº 05 B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia

27 Ensino nº 05 I - INTRODUÇÃO É um alimento necessário para a nossa
B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia I - INTRODUÇÃO É um alimento necessário para a nossa vida espiritual; Podemos produzir os frutos espirituais em nossa vida; Quando lemos a palavra de Deus, ele fala conosco.

28 Ensino nº 05 ATITUDES B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia
1º Dica: Tenha um horário para fazer o seu estudo. 2º Dica: Escolha um lugar bom e tranquilo para rezar. 3º Dica: Observe a sua postura. Sente-se correta- mente. 4º Dica: Comece por um livro mais simples ou de acordo com o tema a ser pregado. 5º Dica: Tenha a mão canetas e um caderno. 6º Dica: Antes de começar, durante e no fim aa fazer o estudo da palavra, rezar.

29 Ensino nº 05 Como fazer ? È uma oração individual, porém, podemos
B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia Como fazer ? È uma oração individual, porém, podemos fazê-la em grupos; È a escada espiritual de todo cristão!

30 Ensino nº 05 B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia PASSOS

31 Ensino nº 05 B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia PASSOS

32 Ensino nº 05 B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia PASSOS

33 Ensino nº 05 B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia PASSOS

34 Ensino nº 05 B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia PASSOS

35 Ensino nº 05 B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia PASSOS

36 Ensino nº 05 B – LECCIO DIVINA – Leitura Orante da Bíblia Vídeo que mostra como A Igreja Católica tem procurado ser fiel à Palavra de Deus


Carregar ppt "Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google