Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGiovana Formoso Alterado mais de 9 anos atrás
1
Novas metodologias e tecnologias no ensino superior
Assessoria Pedagógica PROGRAD - REUNI Cátedra da UNESCO EAD/FAE UFMG
2
Questões iniciais Como agir com sabedoria neste momento?
O que é inovação? Qual nosso propósito? Em que contexto?
3
Percurso O que é ensinar? O que é aprender? Em engenharia ambiental?
4
ENSINO Intencionalidade Sistematização Mediação Avaliação
5
Aprendizagem Mudança Deslocamento Novo olhar
6
Mapa conceitual Educação Tecnologia Comunicação
7
Educação Informação Conhecimento Sabedoria
8
Tecnologia Tecnofobia Tecnofilia Crítica
9
Tecnologias de Informação de comunicação Cognitivas Operacionais
Exemplo 1- Portfólio Exemplo 2- Bacia Virtual
10
Comunicação consigo mesm com os outros com o contexto
11
Mapa contextual Sujeitos Contextos Processos de trabalho
Cultura institucional
12
Mediações não se faz o processo de conhecimento por alguma forma direta de recepção de informações ou de representações mentais, não existe a possibilidade do acesso direto, é necessário construir as mediações, se apropriar delas para ser possível fazer conexões
13
Mediações Corporeidade Oralidade Conceitos Escrita
Imagem estática/ movimento Hipermídia Organização do ensino
14
Situações de aprendizagem
Modelo presencial Modelo semi-presencial Modelo a distância O que é presencialidade? O que é proximidade?
15
Inovações tecnológicas e metodológicas que se corporifiquem em objetos e situações de aprendizagem.
16
Nosso desafio Contextos diversos Cursos de formação inicial
Sistema Instrucional Objetos de aprendizagem Situações de aprendizagem Formação pedagógica Monitoramento e Avaliação
17
Sistema Instrucional Diagnóstico Planejamento Produção Validação
Revisão Avaliação
18
Metodologia de produção
Implicação dos Sujeitos Interação com os Contextos Articulação das Mídias
19
Implicação dos sujeitos
Aproximação com o grupo Levantamento do contexto e leitura dos projetos e produções do grupo Escuta das demandas Apresentação da proposta Conversa sobre possibilidades
20
Interação com os Contextos
Coleta de depoimentos Acompanhamento de turmas Entrevistas com alunos e professores
21
Articulação proposta Web: interação e Impresso :
Web: interação e Rede de educação permanente Impresso : Referência Rápida Sujeito-Contexto CDRom: armazenamento de textos, vídeos,sites, Materiais educativos, etc
22
Definições iniciais Proposta pedagógica Quem é o nosso aluno?
Quem é o professor? Qual o nosso propósito? Quais são as nossas escolhas? Fluxo de aprendizagem Integração das mídias Projeto iconográfico
23
Organização da produção
Núcleo de produção do impresso Núcleo de produção de vídeo Núcleo de Produção de web
24
Núcleo de produção impresso
Oficina para especialistas Guia de produção Primeira versão –mapa conceitual, objetivos, linguagem Segunda versão – atividades, proporções Validação interna e externa Terceira versão - ícones, articulação com as outras mídias Revisão ortográfica, Diagramação
25
Núcleo de produção de vídeo
Definição de pauta Coleta de campo Digitalização Minutagem Definição de roteiro inicial Seleção e corte das cenas Montagem inicial – análise dos especialistas Incorporação de imagens, aúdios e transições Roteirização final Incorporação de vinhetas e créditos
26
Núcleo de Produção de web
Design da interface Navegabilidade Interatividade Hipertextualidade Escolha das ferramentas Articulação com o banco de dados
27
Design Instrucional Cadernos de estudo DVD Ambiente online
28
Cadernos de estudo Apresentação do conteúdo
Ordenamento do fluxo de aprendizagem Elemento articulador das demais mídias
29
DVD Articulação com o conteúdo dos módulos e direcionado às atividades do caderno de estudos Problematização da prática voltado para a realização das oficinas mensais como elemento motivador e articulador do tema em destaque
30
WEB Ferramentas de interação – fórum e chat
Ferramentas de armazenamento – midiateca ( coletiva) e portfólio (individual) Ferramentas de organização – mural, agenda, notícias
31
Processo de aprendizagem
Objetos de aprendizagem Situações de aprendizagem
32
Fluxo de aprendizagem Mapa contextual – caso ou relato Mapa conceitual
Material videográfico Interação na web Orientação de rotinas Momentos presenciais
33
Metas Dialogar com os contextos de atuação
Favorecer o reconhecimento e a implicação dos sujeitos Propiciar a formação de redes de aprendizagem 33
34
Uso das tecnologias de informação e comunicação
As necessidades e as possibilidades tecnológicas não se dão de forma homogênea num determinado contexto social. Entender as necessidades e possibilidades de uso das tecnologias depende de uma observação mais detalhada das interações que ocorrem num grupo específico de modo a identificar a diversidade decorrente das formas de inserção dentro do próprio grupo.
35
Uso das tecnologias de informação e comunicação
De acordo com o seu posicionamento dentro da sua rede, o sujeito precisará de determinadas tecnologias de informação e comunicação, que tenham a função de mediatizar as relações estabelecidas. A função de mediatizar não está em si mesma, mas se estabelece nas relações . Desta forma o uso das tecnologias, enquanto mediação só se constitui a partir da criação, da negociação de significados estabelecidos e partilhados na rede das relações sociais.
36
Escolha Ver a pequenez no grande Ver a grandeza no pequeno
Ver a possibilidade
37
Convite Brilho do olhar Lembrança Disponiblidade
Arriscar em fazer o gesto
38
Nossos mestres Neidson Rodrigues, Angelo Guimaraes, Vera Menezes, Claúdio Souza, Francisca Gonçalves, Pimentel, Antônio Mendes, Zé Raimundo, Delfim e tantos outros que aqui se fazem representar antes de tudo …pelo brilho dos olhos, pela inocência de se fazer professor….
39
Nossa equipe Juliane , Maria José, Leonardo Zenha, Maria Lourdes, Zulmira, Sara , Dalton , Jovanira, Leonardo Soares, Abraão, Moises, Demerson, Sérgio, Rafaela, Nereu, Estela, Marcelo…. e tantos outros com os quais iremos compartilhar esse sonho…
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.