A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novas metodologias e tecnologias no ensino superior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novas metodologias e tecnologias no ensino superior"— Transcrição da apresentação:

1 Novas metodologias e tecnologias no ensino superior
Assessoria Pedagógica PROGRAD - REUNI Cátedra da UNESCO EAD/FAE UFMG

2 Questões iniciais Como agir com sabedoria neste momento?
O que é inovação? Qual nosso propósito? Em que contexto?

3 Percurso O que é ensinar? O que é aprender? Em engenharia ambiental?

4 ENSINO Intencionalidade Sistematização Mediação Avaliação

5 Aprendizagem Mudança Deslocamento Novo olhar

6 Mapa conceitual Educação Tecnologia Comunicação

7 Educação Informação Conhecimento Sabedoria

8 Tecnologia Tecnofobia Tecnofilia Crítica

9 Tecnologias de Informação de comunicação Cognitivas Operacionais
Exemplo 1- Portfólio Exemplo 2- Bacia Virtual

10 Comunicação consigo mesm com os outros com o contexto

11 Mapa contextual Sujeitos Contextos Processos de trabalho
Cultura institucional

12 Mediações não se faz o processo de conhecimento por alguma forma direta de recepção de informações ou de representações mentais, não existe a possibilidade do acesso direto, é necessário construir as mediações, se apropriar delas para ser possível fazer conexões

13 Mediações Corporeidade Oralidade Conceitos Escrita
Imagem estática/ movimento Hipermídia Organização do ensino

14 Situações de aprendizagem
Modelo presencial Modelo semi-presencial Modelo a distância O que é presencialidade? O que é proximidade?

15 Inovações tecnológicas e metodológicas que se corporifiquem em objetos e situações de aprendizagem.

16 Nosso desafio Contextos diversos Cursos de formação inicial
Sistema Instrucional Objetos de aprendizagem Situações de aprendizagem Formação pedagógica Monitoramento e Avaliação

17 Sistema Instrucional Diagnóstico Planejamento Produção Validação
Revisão Avaliação

18 Metodologia de produção
Implicação dos Sujeitos Interação com os Contextos Articulação das Mídias

19 Implicação dos sujeitos
Aproximação com o grupo Levantamento do contexto e leitura dos projetos e produções do grupo Escuta das demandas Apresentação da proposta Conversa sobre possibilidades

20 Interação com os Contextos
Coleta de depoimentos Acompanhamento de turmas Entrevistas com alunos e professores

21 Articulação proposta Web: interação e Impresso :
Web: interação e Rede de educação permanente Impresso : Referência Rápida Sujeito-Contexto CDRom: armazenamento de textos, vídeos,sites, Materiais educativos, etc

22 Definições iniciais Proposta pedagógica Quem é o nosso aluno?
Quem é o professor? Qual o nosso propósito? Quais são as nossas escolhas? Fluxo de aprendizagem Integração das mídias Projeto iconográfico

23 Organização da produção
Núcleo de produção do impresso Núcleo de produção de vídeo Núcleo de Produção de web

24 Núcleo de produção impresso
Oficina para especialistas Guia de produção Primeira versão –mapa conceitual, objetivos, linguagem Segunda versão – atividades, proporções Validação interna e externa Terceira versão - ícones, articulação com as outras mídias Revisão ortográfica, Diagramação

25 Núcleo de produção de vídeo
Definição de pauta Coleta de campo Digitalização Minutagem Definição de roteiro inicial Seleção e corte das cenas Montagem inicial – análise dos especialistas Incorporação de imagens, aúdios e transições Roteirização final Incorporação de vinhetas e créditos

26 Núcleo de Produção de web
Design da interface Navegabilidade Interatividade Hipertextualidade Escolha das ferramentas Articulação com o banco de dados

27 Design Instrucional Cadernos de estudo DVD Ambiente online

28 Cadernos de estudo Apresentação do conteúdo
Ordenamento do fluxo de aprendizagem Elemento articulador das demais mídias

29 DVD Articulação com o conteúdo dos módulos e direcionado às atividades do caderno de estudos Problematização da prática voltado para a realização das oficinas mensais como elemento motivador e articulador do tema em destaque

30 WEB Ferramentas de interação – fórum e chat
Ferramentas de armazenamento – midiateca ( coletiva) e portfólio (individual)‏ Ferramentas de organização – mural, agenda, notícias

31 Processo de aprendizagem
Objetos de aprendizagem Situações de aprendizagem

32 Fluxo de aprendizagem Mapa contextual – caso ou relato Mapa conceitual
Material videográfico Interação na web Orientação de rotinas Momentos presenciais

33 Metas Dialogar com os contextos de atuação
Favorecer o reconhecimento e a implicação dos sujeitos Propiciar a formação de redes de aprendizagem 33

34 Uso das tecnologias de informação e comunicação
As necessidades e as possibilidades tecnológicas não se dão de forma homogênea num determinado contexto social. Entender as necessidades e possibilidades de uso das tecnologias depende de uma observação mais detalhada das interações que ocorrem num grupo específico de modo a identificar a diversidade decorrente das formas de inserção dentro do próprio grupo.

35 Uso das tecnologias de informação e comunicação
De acordo com o seu posicionamento dentro da sua rede, o sujeito precisará de determinadas tecnologias de informação e comunicação, que tenham a função de mediatizar as relações estabelecidas. A função de mediatizar não está em si mesma, mas se estabelece nas relações . Desta forma o uso das tecnologias, enquanto mediação só se constitui a partir da criação, da negociação de significados estabelecidos e partilhados na rede das relações sociais.

36 Escolha Ver a pequenez no grande Ver a grandeza no pequeno
Ver a possibilidade

37 Convite Brilho do olhar Lembrança Disponiblidade
Arriscar em fazer o gesto

38 Nossos mestres Neidson Rodrigues, Angelo Guimaraes, Vera Menezes, Claúdio Souza, Francisca Gonçalves, Pimentel, Antônio Mendes, Zé Raimundo, Delfim e tantos outros que aqui se fazem representar antes de tudo …pelo brilho dos olhos, pela inocência de se fazer professor….

39 Nossa equipe Juliane , Maria José, Leonardo Zenha, Maria Lourdes, Zulmira, Sara , Dalton , Jovanira, Leonardo Soares, Abraão, Moises, Demerson, Sérgio, Rafaela, Nereu, Estela, Marcelo…. e tantos outros com os quais iremos compartilhar esse sonho…


Carregar ppt "Novas metodologias e tecnologias no ensino superior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google