A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fernão de Magalhães Quem foi? Quando viveu?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fernão de Magalhães Quem foi? Quando viveu?"— Transcrição da apresentação:

1 Fernão de Magalhães Quem foi? Quando viveu?
Como era a época em que viveu? Que viagem o tornou célebre?

2 Quem foi? Nasceu em 1480 provavelmente no Porto, Navegador Português,
Baixa nobreza, Em 1519 circum-navegou o mundo.

3 Como era a época em que viveu?
Quando viveu? Período entre 1480 e 1521. Como era a época em que viveu? Época dos Descobrimentos – Expansão.

4 Que viagem o tornou célebre?
Viagem de circum-navegação completa ao mundo, Nesta viagem descobriu o Estreito de Magalhães, Alcançou as Filipinas em 1521, onde foi morto em Cebú.

5 Navegador Castela Mar Viagem Circum Navegação Globo Terrestre Sonda
Oceano Pacífico Circum Navegação Navegador Viagem Desvalorizada Estreito de Magalhães Sonda Mar Castela

6 Objetivos da viagem?

7 "ALCANÇAR O ORIENTE POR OCIDENTE"
«Irei a Ternate, mas não pelo caminho usual...» Magalhães a remoer o projeto inicial de Colombo: se o planeta é uma esfera, pode-se alcançar o Oriente, por Ocidente.

8 OBJETIVO? “Magalhães nunca pensou em dar uma volta ao mundo. (…) O feito que o imortalizou não estava nas suas intenções quando levantou âncora da Europa e se pôs a navegar (…). E mesmo que ele quisesse de facto completar a primeira circum-navegação do globo, provando assim, finalmente, que a Terra sempre era redonda, (…) quem iria investir nesse capricho?” Gonçalo Cadilhe; Nos passos de Magalhães - Chegar às Molucas. Tripulação de 260 homens; 5 navios; Desejava Magalhães Circum Navegar o globo? Ou pretendia simplesmente chegar às Ilhas Molucas e regressar? O seu projeto continha imensos riscos e suscitava desconfianças e incertezas.

9 Como procedeu Magalhães?
1512 Regresso a Lisboa. Pedido a D. Manuel I - aumento da sua pensão. Rei recusa o seu pedido e reenvia Magalhães para Marrocos. 1516 Magalhães volta a renovar o pedido - D. Manuel I volta a recusar e demite-o dos seus serviços. 1517 Chegada a Sevilla. Renuncia à sua nacionalidade, entrando ao serviço de Carlos V - Fernando de Magallanes.

10 Tratado de Tordesilhas - Espanha entende que as ilhas das Molucas lhe pertenciam. Envia uma expedição naval, que sai de Sanlúcar de Barrameda em 20 de Setembro de OBJETIVO DA VIAGEM: Mostrar que as Ilhas Molucas se encontravam fora do hemisfério português - enorme desafio técnico e humano. Área espanhola – Área portuguesa. Delimitação não rigorosa.

11 “Da mesma forma que grande parte da economia do mundo moderno se baseia no petróleo, grande parte da economia do mundo medieval baseava-se no comércio dos produtos do Oriente, entre eles as especiarias (…). Como chegar às ilhas que as produziam foi o grande problema geográfico da Idade Média.” Gonçalo Cadilhe

12

13 Mérito da viagem de Fernão de Magalhães – Não reconhecimento pois: Para Espanha - Fernão de Magalhães era um navegador Português Para Portugal - Fernão de Magalhães fez a viagem ao serviço da Espanha (era um traidor).

14 “Mas no regresso da Armada das Molucas, o nome de Magalhães foi ignorado, a sua importância menosprezada. Um final não feliz.” “Só anos mais tarde a primeira circum-navegação do globo ganharia o calor simbólico que tem na história da humanidade.” Gonçalo Cadilhe. “E onde nos é tão fácil viajar – uns pelo prazer das férias, outros por dever do trabalho. No meu caso, pelo simples prazer de dever seguir os passos de um navegador que a tinta de um cronista deixou registados para o resto dos anos do mundo.”

15 Autoras: Ana Rita Duarte, nº4 Carolina Afonso, nº7
Júlia Ferreira, nº21 Professora: Ana Sancho Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Português Ano Letivo: 2012/2013 Escola Secundária D. João II 10ºB


Carregar ppt "Fernão de Magalhães Quem foi? Quando viveu?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google