A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações para a dissertação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações para a dissertação"— Transcrição da apresentação:

1 Orientações para a dissertação

2 DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA
Dissertar é relatar uma opinião sobre um determinado assunto; Argumentativa no que se diz respeito a escrever argumentos que justificam, contrapõem ou relatam opiniões diferentes sobre um assunto.

3

4 Características da dissertação 1. Defesa de um ponto de vista 2
Características da dissertação 1 . Defesa de um ponto de vista 2 . Argumentatividade 3 . Objetividade 4 . Clareza 5 . Coerência 6. Coesão

5

6 O crescimento da população mundial levará inevitavelmente ao colapso da vida humana no planeta Terra? TÍTULO? INTRODUÇÃO – 1º parágrafo Sua opinião geral sobre o tema + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3.

7 título? O Crescimento populacional
Nas últimas décadas percebemos que a população mundial vem crescendo de forma muito acelerada. Isto pode ser um caminhar para um colapso ou pelo menos um período de dificuldades à existência humana que nos motiva a analisar fatores como: a falta de planejamento vegetativo de alguns países; a escassez de recursos naturais; e as dificuldades na qualidade de vida futura.

8

9 DESENVOLVIMENTO 2º PARÁGRAFO: Exposição do Argumento 1
OBS.: cuidado com os conectivos de ligação entre um parágrafo e outro. Não estabelecer sentenças muito grande.

10 DESENVOLVIMENTO 1º argumento Percebemos um ritmo de crescimento muito acelerado em algumas regiões do mundo... 2º argumento Uma outra preocupação nesse contexto é se o ambiente natural conseguirá equilibrar-se ao aumento de consumo de recursos naturais... 3º argumento Além disso, há ainda que se questionar a qualidade de vida planetária ao qual esta população futura estará determinada...

11

12 CONCLUSÃO – 5º PARÁGRAFO
Reafirmação do tema ou da opinião que você deu sobre ele logo no início da introdução + Sugestão ou solução clara e abrangente sobre o que foi exposto. OBS.: Não usar termos como: concluímos, finalizando, fechando...

13 CONCLUSÃO Portanto, o direcionamento para um colapso futuro é visível, incontestável e previsto. Porém, com planejamento de políticas de natalidade, gestão de sustentabilidade ambiental e determinação de quem governa as nações e os interesses globais, poderemos reduzir os transtornos causados por tal situação.

14 Evitar numa dissertação:
Após o título de uma redação não coloque ponto. Ao terminar o texto, não coloque qualquer coisa escrita ou riscos de qualquer natureza. Detalhe: não precisa autografar no final também, e ainda assim será uma obra-prima. Prefira usar palavras de língua portuguesa a estrangeirismos. Não use linguagem do cotidiano, provérbios, ditos populares ou frases feitas. Não use questionamentos em seu texto, sobretudo em sua conclusão. Jamais usar a primeira pessoa do singular, a menos que haja solicitação do tema (Exemplos: O que você acha sobre o aborto - ainda assim, pode-se usar a 3ª pessoa) Evite usar palavras como "coisa" e "algo", por terem sentido vago. Prefira: elemento, fator, tópico, índice, item etc. Repetir muitas vezes as mesmas palavras empobrece o texto. Lance mão de sinônimos e expressões que representem a idéia em questão.


Carregar ppt "Orientações para a dissertação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google