A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prevenção da osteoporose

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prevenção da osteoporose"— Transcrição da apresentação:

1 Prevenção da osteoporose
O que é a osteoporose? Segurança e Saúde no Trabalho Consequências Diagnóstico Fatores de risco Prevenção

2 O que é a osteoporose? A osteoporose (OP) é uma doença esquelética caracterizada pela diminuição da massa óssea… (DGS, 2008) e por uma alteração da qualidade microestrutural do osso, o que o fragiliza, aumentando o risco de fracturas. Podendo afetar também o homem, esta condição é mais comum na mulher, sobretudo na mulher idosa (Johnell & Hertzman, 2006). A osteoporose é uma doença esquelética caracterizada pela diminuição da massa óssea… (DGS, 2008).

3 O que é a osteoporose? Um em cada oito homens e uma em cada três mulheres, com mais de 50 anos, são afectados por esta condição. Em Portugal, mais de meio milhão de pessoas têm osteoporose (DGS, 2008). As fraturas, relacionadas com a osteoporose são frequentes nas vértebras dorsais e lombares, bem como no punho e na anca. Estas fraturas ocorrem sobretudo em mulheres após a menopausa e nos idosos de ambos os sexos (DGS, 2011).

4 O que é a osteoporose? Estima-se que na União Europeia a OP seja responsável por cerca de 1700 fraturas/dia (Johnell & Hertzman, 2006). A osteoporose é responsável pela ocorrência de um elevado número de fraturas ósseas. Existem, no nosso país, mais de meio milhão de pessoas com osteoporose (DGS, 2008).

5 Osteoporose – Consequências
Estas fraturas, ocorrem sobretudo por queda, tendo como consequência a diminuição da qualidade de vida, conduzindo em muitos casos a morte prematura. Em idades avançadas, a par da fragilidade óssea, surge frequentemente deterioração de outros sistemas, como a visão, o equilíbrio, a coordenação e o controlo motor, que constituem fatores de risco de ocorrência de quedas. A osteoporose pode ainda causar dores de costas e perda de altura da coluna vertebral decorrente de fraturas vertebrais, as quais podem ocorrer sem traumatismo evidente (Kai et al., 2003) .

6 Osteoporose – Diagnóstico
A osteodensitometria constitui o método padrão para o diagnóstico e seguimento da evolução dos doentes com osteoporose. A sua prescrição obedece contudo a regras específicas, não sendo por isso um exame universal para utilizar em todas as mulheres após a menopausa (DGS, 2010). Quando clinicamente indicado, este exame pode conduzir ao tratamento da osteoporose, o qual ajuda a reduzir o risco de fraturas (Johnell & Hertzman, 2006). O valor da densidade mineral óssea inferior ao normal é mais significativo quando coexista com outros fatores de risco clínicos, adiante mencionados.

7 Fatores de risco – Osteoporose / risco de fratura
O risco de fratura é aumentado quando à osteoporose se adicionam alguns dos seguintes fatores de risco clínicos: Inatividade física (vida sedentária) Insuficiente peso corporal (IMC<19kg/m2) História de fratura de fragilidade prévia Antecedentes familiares de fratura do fémur (pai ou mãe) Tratamento prolongado com corticoesteróides A inatividade física constitui um fator de risco para a desmineralização óssea e para a ocorrência de fraturas. Consumo elevado de bebidas alcoólicas Artrite reumatóide Tabagismo atual Menopausa prematura Diminuição do equilíbrio e perda de agilidade Deficit visual Propensão para quedas Idade superior a 65 anos

8 Osteoporose – Prevenção
A abordagem da osteoporose tem como principal intuito a redução das fraturas a ela associadas. Prevenção: A - Prática regular de exercício físico B - Abstenção ou cessação de fumar C - Moderação na ingestão de bebidas alcoólicas D - Uma alimentação equilibrada

9 Osteoporose – Prevenção
A - A atividade física é vivamente recomendada como primeira medida para a prevenção da osteoporose (Kai et al., 2003). A perda de força, que ocorre nas pessoas sedentárias com a idade, tem como consequência alterações da estabilidade postural, do equilíbrio e do padrão de marcha, com efeito marcado sobre o risco de quedas.

10 Seja fisicamente ativo
Osteoporose – Prevenção maior força muscular ossos mais fortes A atividade física aumenta ainda uma resposta óssea positiva aos estímulos mecânicos, tendo como consequência o aumento da densidade óssea, nomeadamente ao nível da coluna vertebral e da anca, contribuindo igualmente para o aumento da força e da massa muscular. Seja fisicamente ativo Combata a osteoporose

11 Mexa-se; ande mais a pé! Osteoporose – Prevenção
Por outro lado está comprovado que programas de exercício físico que incluam treino de fortalecimento muscular, coordenação e controlo motor, e de equilíbrio, reduzem o risco de queda, aumentando nas pessoas a capacidade de se movimentarem em segurança. Mexa-se; ande mais a pé! Ginástica Danças Caminhadas Bicicleta Etc. Atividades como caminhadas, ginástica, dança e outras atividades que solicitem o uso moderado de força muscular têm igualmente um efeito benéfico. A força muscular ajuda a manter os ossos mais fortes.

12 cessação do tabaco Osteoporose – Prevenção
B - Fumar aumenta o risco de fratura após os 50 anos. A incidência da osteoporose e a probabilidade de fratura é maior nos fumadores e aumenta cada vez mais com a idade. Na mulher idosa que fuma, a probabilidade de fratura do colo do fémur aumenta em média 50% (Law & Hackshaw,1997). Parar de fumar é uma medida que resulta no controlo do agravamento de risco de osteoporose e da probabilidade de fratura óssea. cessação do tabaco

13 Osteoporose – Prevenção
C – Diversos estudos referem que o consumo de bebidas alcoólicas quando superior a duas doses por dia está associado a maior risco de fratura óssea. Em pessoas com osteoporose, a redução do consumo excessivo de bebidas alcoólicas tem como consequência o aumento da densidade e da resistência óssea.

14 Osteoporose – Prevenção
D – Uma alimentação variada e equilibrada contribui para a prevenção da osteoporose De uma forma simples, a Roda dos Alimentos transmite as orientações relativas ao tipo de alimentos a consumir, bem como no que respeita à sua variedade e proporção. Comer diariamente alimentos de cada grupo; Respeitar as proporções de cada grupo. Comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram mos grupos de menor dimensão; Comer diferentes alimentos dentro de cada grupo, variando diariamente.

15 Prevenir a osteoporose também depende de si!
Osteoporose – Prevenção Lembre-se destes princípios: Praticar regularmente exercício físico Abster-se ou cessar de fumar Moderar a ingestão de bebidas alcoólicas Ter uma alimentação equilibrada Prevenir a osteoporose também depende de si!

16 Referências: Direcção-Geral da Saúde, Orientação Técnica para a utilização da absorsiometria radiológica de dupla energia. Circular Informativa N.º12/DSCS/DPCD/DSQC. Direcção-Geral da Saúde, Prescrição da Osteodensitometria na Osteoporose do Adulto. Norma da Direção Geral de Saúde N.º001/2010. Direcção-Geral da Saúde, Tratamento Farmacológico da Osteoporose Pós-menopáusica. Norma da Direção Geral de Saúde N.º027/2011. Johnell O, Hertzman P. (2006). What evidence is there for the prevention and screening of osteoporosis? Copenhagen, WHO Regional Office for Europe (Health Evidence Network report; accessed 5 April 2012). Kai, Anderson & Lau (2003). Exercise Interventions: defusing the world´s osteoporosis time bomb. Bulletin of the World Health Organization 2003;81: Law & Hackshaw,1997. A meta­analysis of cigarette smoking, bone mineral density and risk of hip fracture: recognition of a major effect. BMJ 1997;315:841–6


Carregar ppt "Prevenção da osteoporose"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google