A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO EM SAÚDE ONLINE: como usar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO EM SAÚDE ONLINE: como usar"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO EM SAÚDE ONLINE: como usar
BENEDITO BARRAVIERA Departamento de Doenças Tropicais Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

2 Não são os mais fortes da espécie que sobrevivem, nem os mais inteligentes, mas sim os que respondem melhor às mudanças. Charles Darwin

3 Porque existe uma Faculdade de Medicina ?
PONTOS PARA REFLEXÃO Porque existe uma Faculdade de Medicina ?

4 Qual o seu foco ou missão?
PONTOS PARA REFLEXÃO Qual o seu foco ou missão?

5 Qual o seu principal produto?
PONTOS PARA REFLEXÃO Qual o seu principal produto?

6 A qualidade do ensino está adequada?
PONTOS PARA REFLEXÃO A qualidade do ensino está adequada?

7 Os alunos estão motivados?
PONTOS PARA REFLEXÃO Os alunos estão motivados?

8 Os alunos estão satisfeitos?
PONTOS PARA REFLEXÃO Os alunos estão satisfeitos?

9 As tecnologias de ensino são modernas?
PONTOS PARA REFLEXÃO As tecnologias de ensino são modernas?

10 Os alunos têm tempo para pensar?
PONTOS PARA REFLEXÃO Os alunos têm tempo para pensar?

11 Os alunos têm tempo para pesquisar?
PONTOS PARA REFLEXÃO Os alunos têm tempo para pesquisar?

12 Os alunos têm tempo para a extensão?
PONTOS PARA REFLEXÃO Os alunos têm tempo para a extensão?

13 O ensino é feito apenas em sala de aula?
PONTOS PARA REFLEXÃO O ensino é feito apenas em sala de aula?

14 O desempenho dos alunos fora da Instituição é bom?
PONTOS PARA REFLEXÃO O desempenho dos alunos fora da Instituição é bom?

15 PONTOS PARA REFLEXÃO Existem professores preocupados em desenvolver novas tecnologias de ensino?

16 Apresentações em slides são eventos lineares
Apresentações em slides são eventos lineares. Isso significa que elas acontecem em linha reta do começo ao fim. Os slides não andam, não falam, não cantam nem sapateiam. Cada imagem é completa e auto-suficiente no momento em que aparece.

17 Estudos realizados para descobrir como as pessoas aprendem e recordam estimam que: 
Retemos na memória cerca de 20% do que vemos, 40% do que vemos e ouvimos e 75% do que vemos, ouvimos e fazemos (interagimos).

18

19

20 Tempo disponível: Os cursos de graduação continuam tendo o mesmo tempo disponível para os professores desde a década de 50s. Por outro lado, a quantidade do conhecimento científico aumentou de um número milhares de vezes superior.

21 O CRESCIMENTO DO CONHECIMENTO
EVOLUÇÃO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DESDE 1900 1.900 – 9.000/ano 1.950 – /ano 2.000 – /ano 2465/artigos/dia

22 Conclusão: Ou aumentamos o tempo dos cursos de graduação, ou cortamos algumas disciplinas, ou aumentamos o tempo da residência médica, ou desenvolvemos tecnologias de construção rápida do conhecimento.

23 É sabido que: Aprendemos mais rápido, compreendemos melhor e retemos mais quando nossos órgãos dos sentidos são estimulados em múltiplos níveis. Sugestão: Para construirmos o conhecimento mais rapidamente necessitamos associar diferentes mídias.

24 PALAVRA DE ORDEM MUDANÇA !!! PARA MUDAR CORAGEM !!!

25 1997

26

27

28 EFEITO DA MULTIMÍDIA NO AUTO-APRENDIZADO DA MEDICINA TROPICAL
Maria Fernanda Sarmento e Souza (1), Ana Sílvia Sartori Barraviera Ferreira (2), José Carlos Martinez (3), Benedito Barraviera (4) 1-Mestre em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – UNESP. 2-Aluna do Curso de Pós-graduação em Fisiopatologia Experimental – Área de Telemedicina, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 3-Professor Assistente Doutor do Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia de Bauru – UNESP. 4-Professor Titular do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP e Pesquisador do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos CEVAP-UNESP.

29 Tabela 1 – Resultado das avaliações realizadas nas turmas A e B antes da entrega do material didático e imediatamente após o seminário. ASSUNTO TURMAS ANTES (A) X±s DEPOIS (D) TESTE Tcalc. α = 5% Tcrit. COMENTÁRIOS Antes X Depois Tétano A, n=25 5.72±1.14 9.10±0.59 -14.09 -1.71 A < D B, n=27 6.41±1.61 8.59±1.47 -4.75 -1.76 Ofidismo A, n=22 4.27±1.41 9.52±0.42 -17.86 -1.72 4.35±1.46 8.41±0.76 -12.09 -1.70

30 COMO ENSINAR MEDICINA NOS TEMPOS ATUAIS FRENTE AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELO EXCESSO DE CONHECIMENTO ?

31 COMO É O NOSSO ATUAL ALUNO DE MEDICINA?
1-Fase pré-universitária Colégios e Cursinhos Habilidades e tecnologias especiais (sistemas tira-dúvida online, carteira eletrônica, etc) 2-Conhecimentos adquiridos Manejo do computador (textos, multimídia, etc) Manejo da Internet (download e upload) 3-Desenvolvimento da INICIATIVA 4-Consciência do AUTO-APRENDIZADO Buscar e selecionar informação Esta nova geração sabe que conhecimento não se transmite, se constrói. Eles sabem que terão que ser parceiros dos professores na construção da carreira!

32 A construção do conhecimento na ausência do professor é para esta nova geração uma alternativa menos estressante, tira o aluno da sala de aula e permite que o estudar possa ser feito em horas que mais lhe convier.

33 VAMOS CONHECER ESTA NOVA PROPOSTA ESTUDANDO AS VACINAS CONTRA BACTÉRIAS E TOXINAS?

34 ESTAS FERRAMENTAS CONSTROEM O CONHECIMENTO MAIS RAPIDAMENTE?
Quanto ao questionamento se estes sistemas permitem a construção do conhecimento mais rapidamente do que a forma tradicional, os alunos acham que sim. Segundo eles houve um dispêndio de cerca de cinco horas entre ler o fascículo e navegar por todo o CD-ROM inclusive respondendo às avaliações. A presença de grande quantidade de imagens, de vídeos, de animações permite a fixação dos conteúdos de maneira muito mais rápida e permanente. Deve ser salientado que as animações e os mini-vídeos ajudam sobremaneira no auto-aprendizado.

35 ESTAS FERRAMENTAS CONSTROEM O CONHECIMENTO MAIS RAPIDAMENTE?
Quanto à motivação dos alunos observamos que esta nova proposta é muito familiar e motiva certamente além de, tirar o aluno da sala de aula e gerar dúvidas e reflexões. Estas pedem a necessidade da interação, em algum momento com o professor, mesmo que seja a distância. Maia (13) acredita que esta nova geração sabe o que quer e não se contenta mais com o “cuspe e giz” das aulas tradicionais. Eles querem mais, porque simplesmente têm a consciência de que podem oferecer mais para a nossa sociedade.

36 O homem é, por princípio, um poderoso agente provocador de mudanças no ambiente. Mas oferece, paradoxalmente, fortes resistências às mudanças de si mesmo !!! J. C. Caspari

37 Esta aula está disponível no seguinte endereço:
Pela atenção, Muito obrigado !!!


Carregar ppt "EDUCAÇÃO EM SAÚDE ONLINE: como usar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google