A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. CARLOS CUNHA Abril de 2013

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. CARLOS CUNHA Abril de 2013"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. CARLOS CUNHA Abril de 2013
ÉTICA EDUCACIONAL Prof. CARLOS CUNHA Abril de 2013

2 PROPOSTA MÉTODO OBJETIVOS
O curso propõe analisar a ética e a moral tendo como referência o processo educacional brasileiro. MÉTODO O caminho consiste em refletir sobre o tema a partir de situações concretas e, iluminados por essa realidade, propor elementos éticos viáveis à cultura brasileira. OBJETIVOS Refletir sobre problemas éticos atuais; Analisar a situação da educação brasileira; Conceituar “ética”, “moral” e “educação”; Apresentar propostas ao problema ético-educacional.

3 O que OBSERVAMOS? Quais são os fenômenos sociais?
Qual é a situação da educação brasileira? Temos uma educação ética? Qual é a importância do tema para a atualidade? A educação brasileira é moral, imoral ou amoral? Por quê?

4

5

6

7

8

9

10

11

12 O que VEMOS? “VER” e mais do que “observar”.
Os problemas relacionados são essencialmente... De segurança pública? Familiares? Culturais? Políticos? Religiosos?

13 O problema é essencialmente ÉTICO
É preciso “VER” ALÉM dos FENÔMENOS.

14 ÉTICA: aspecto filológico
ÉTICA e MORAL Todas as MORAIS, por mais diversas, nascem de um transfundo comum, que é a ÉTICA. ÉTICA somente existe no singular, pois pertence à natureza humana, presente em cada pessoa, enquanto MORAL está sempre no plural, porque são as distintas formas de expressão cultural da ÉTICA.

15 A filologia da palavra “ética” nos serve de orientação para o sentido originário:
hqoV eta – “e” pequeno Significa “morada”, “casa” Não é algo acabado, mas algo a ser sempre feito Uma realidade de ordem dos fins – viver bem, morar bem eqoV epsílon – “e” grande Significa “costumes” Conjunto de costumes e valores de uma determinada cultura

16 ÉTICA e MORAL: fronteira tênue
cosmovisão crenças valores comportamento ÉTICA e MORAL: fronteira tênue

17 ÉTICA: aspecto filosófico
Antes do início da filosofia ocidental, as religiões demonstraram uma preocupação com a RETIDÃO da CONTUDA HUMANA. Os filósofos pré-socráticos se envolveram em considerações éticas, mas foi Sócrates (455 a.C.) considerado o “pai” da ética como sistema filosófico. As primeiras escolas éticas se originaram dos discípulos dele. A filosofia socrática é um divisor de águas na discussão ética  a problemática ético-política passa a ser o primeiro plano da discussão como questão urgente da sociedade

18 ÉTICA: âmbito filosófico
Ética é um dos ramos da Filosofia: Metafísica – teorias sobre a natureza da existência Estética – teoria das belas-artes Gnosiologia – teoria do conhecimento Lógica – raciocínio que guia o pensamento Política – conduta ideal do estado Ética – conduta ideal do indivíduo

19 ÉTICA: aspecto conceitual
“Filosofia moral, ou a divisão da filosofia que envolve o estudo do modo como devem viver os homens. A ética se concentra em questões que envolvem o correto e o impróprio, bem como a determinação do bem humano. Se a moralidade envolve a prática real de viver segundo as próprias crenças, então a ética é o estudo do porquê de serem essas práticas morais ou imorais” Stanley Grenz e Jay Smith, in. Dicionário de ética, p.52.

20 Alguns campos da pesquisa ética:
Ética filosófica – aborda a responsabilidade humana a partir daquilo que pode ser conhecido pela razão natural e no que diz respeito à existência temporal. Ética social – o ser humano é um ser social e toda conduta sua tem significado social. Envolve não simplesmente o modo como nos relacionamos com os outros, mas como os grupos se associam, a fim de agirem de modo responsável. O que é ÉTICA EDUCACIONAL? – ética no processo de formação (paideia).

21 A pesquisa ética é uma atividade dinâmica, refletiva, humana e falível
A pesquisa ética é uma atividade dinâmica, refletiva, humana e falível. Nunca se imagina que ela seja exaustiva ou que tudo abranja. Os aspectos da vida mudam com o tempo, de modo que o ser humano deve voltar e pensar, de tempos em tempos, quais são as implicações, para o presente, das verdades percebidas no passado.

22 O mal-estar contemporâneo
Constatações A humanidade se encontra numa situação nova, na qual dúvidas e objeções se difundem. Momento de “crise” – “situação-limite” Desafios: buscar novos paradigmas, renovação das metodologias e o estatuto epistemológico Pergunta fundamental Como educadores, o que temos a dizer sobre os dilemas atuais?

23 O QUE TEMOS A DIZER? Ecologia

24 O QUE TEMOS A DIZER? Estilo de vida

25 O QUE TEMOS A DIZER? Questões de gênero

26 O QUE TEMOS A DIZER? Injustiça social

27 O QUE TEMOS A DIZER? Guerras

28 O QUE TEMOS A DIZER? Avanços das ciências

29 O QUE TEMOS A DIZER? Política

30 O QUE TEMOS A DIZER? Religião

31 Sobre EDUCAÇÃO Considerações...
São discussões complexas e, por isso, deve-se evitar cair no simplismo e na banalização próprios dos lugares comuns. A educação, que é essencialmente processo de humanização, precisa esforçar para a reconstrução do sujeito. A busca por um processo educacional que compreende o “ser-no-mundo”. Reensinar as pessoas a perguntar, a admirar-se diante do óbvio. Sem porquês, perdemos a grandeza da infância e nos tornamos adultos infantilizados.

32 Sobre EDUCAÇÃO Considerações...
Fomentar uma atitude argumentativa (Paulo Freire). Conciliar duas formas básicas do existir humano: A esfera do conhecimento instrumental; A esfera ética (processo de formação), cujo objetivo é a conquista da maioridade e da liberdade efetiva das pessoas. Saber situar-se corretamente em relação às pessoas e à natureza numa perspectiva de reconhecimento universal – viés dialogal. As pessoas estão desprovidas de critérios éticos para avaliar devidamente os fenômenos.

33 Sobre EDUCAÇÃO Considerações...
A educação emerge como aprendizagem da convivência universal. Isso implica ação em uma dupla dimensão: Cuidado com a natureza – referencial metológico; Reconhecimento da dignidade incondicional do ser humano. A tarefa fundamental do educador é iniciar o educando na busca de seu rumo próprio na vida – valorização da subjetividade e própria formação.

34 Ética em tempo de mudança (45’25)
ATIVIDADE I Vídeo I Tema Ética em tempo de mudança (45’25) Renato Janine Ribeiro Dinâmica Grupos de 3 Pergunta fundamental: O que o vídeo me faz dizer sobre a ética educacional? 20’ para elaborar contribuições. 10’ para exposição.

35 Novos paradigmas da educação (40’24)
ATIVIDADE II Vídeo II Tema Novos paradigmas da educação (40’24) Mário Sergio Cortella Dinâmica Grupos de 3 Pergunta fundamental: O que o vídeo me faz dizer sobre a ética educacional? 20’ para elaborar contribuições. 10’ para exposição.

36 VISITE O MEU BLOG Contato www.teologiadefronteira.wordpress.com


Carregar ppt "Prof. CARLOS CUNHA Abril de 2013"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google