A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas dos alunos de sucesso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas dos alunos de sucesso"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas dos alunos de sucesso
Este ppt é baseado num livro de António Merlim, da Porto Editora e pretende ajudar principalmente aqueles alunos que ainda não criaram hábitos de estudo, ou para que possam tornar o esforço desenvolvido mais eficiente. Como tirar melhores notas?

2 Objetivos Ajudar-te a desenvolver e utilizar as tuas capacidades
Dar-te estratégias para potenciar a aprendizagem Consciencializar-te para uma melhor preparação para as avaliações

3 Estratégias Fixa os teus objetivos (logo no início do ano!).
Elabora um mapa com as datas dos testes e um horário de estudo semanal Devem ser objetivos concretos e ambiciosos (que te obrigue a trabalhar e a superares as tuas capacidades) . Ao querer-se atingir os objetivos definidos ocorre desenvolvimento pessoal e o esforço parece menor face à possibilidade de se alcançar as metas definidas. Mas tb os objetivos não devem ser demasiados ambiciosos pois correm o risco de desmorlizar, em caso de insucesso REGISTA quando vais estudar o que vais estudar onde vais estudar quanto tempo vais estudar Lembra-te de que o teu horário de estudo é um compromisso, com hora marcada contigo e com o teu FUTURO!

4 Estratégias Mantém uma boa atitude mental para teres energia para vencer Com uma atitude mental positiva, motivação e gosto, custa menos o esforço realizado e o sucesso surgirá naturalmente O essencial é conseguir assimilar corretamente os conceitos e aprender com os erros . Não deves esquecer que a avaliação é contínua. Nem as más notas devem deprimir, nem as boas criar euforias! Sê regular no esforço Não é estudar à força no dia anterior ao teste!

5 Estratégias Esforça-te por perceber e assimilar os conteúdos REvÊ!
É importante reconhecer quais os tópicos mais importantes de cada aula ( indicado no sumário). Esta cientificamente comprovado que é necessário: - Realçar o essencial (fazendo resumos ou formulários) - verificar se o que acabámos de estudar foi bem assimilado; - treinar a memória para ser capaz de reativar os dados a qualquer momento. REvÊ! Revisão MENTAL sublinhando fazendo resumos consultando o manual repetindo exercícios esclarecendo as dúvidas Revisão ESCRITA Revisão ORAL

6 Estratégias Privilegia a qualidade em relação à quantidade, pois o essencial é dominares o importante Nota 1- só começa a contar o tempo depois de estares sentado com todo o material necessário, e sobretudo, nesse tempo não usar o tlm, computador ou ver tv. Nota 2 - as pausas devem ser aproveitadas para comer, ir à casa de banho, à janela, etc. São indispensáveis para um bom rendimento, pois evitam o cansaço e aumentam o poder de assimilação. Estudo Pausa 35-40 min. 5-10 min. sem testes Estudo Pausa 35-40 min. 5-10 min. 10-15 min. com testes

7 Estratégias Aproveita ao máximo o tempo de aula (para aprender)
Há estudos que afirmam o seguinte: Um aluno mais atento aproveitaria a aula e seria 210% mais eficiente do que um aluno distraído. RAZÕES PARA ESTAR ATENTO A experiência mostra que uma pessoa capta: 20% do que ouve 30% do que vê 50% do que ouve e vê 80% do que ouve, vê e faz

8 Participa ativamente! Evita a conversação e não tentes destabilizar a aula Levanta o braço para falar e aguarda a tua vez Não dês atenção aqueles que se empenham em destabilizar a aula. Pede esclarecimentos quando não perceberes algo. Reflete sobre a matéria que vai sendo dada, relacionando-a, sempre que possível, com conhecimentos já adquiridos. Para além do que está no quadro é importante tomares nota do que diz o professor Procura ser organizado e ter um caderno próprio para cada disciplina As anotações ajudam-te no estudo e permitem que estejas mais concentrado e atento

9 Estratégias COMECES A ESTUDAR!!!
Tira tempo para te divertires e realizares outras atividades Para quem não está habituado a estudar “começar” é a parte mais complicada.-- Mas aos poucos vai-se entrando no ritmo. Se ocuparmos parte do nosso tempo com outras atividades como o desporto, por exemplo, desenvolvemos atitudes importantes para o sucesso escolar Está provado que os desportistas reagem muito melhor aos resultados menos positivos e, inclusive, conseguem inverter a situação mais rapidamente. Mas, é extremamente importante quando chegar a hora de começar a estudar que... COMECES A ESTUDAR!!!

10 Não deixes que a preguiça se torne numa das tuas melhores amigas
Estratégias Faz uma alimentação saudável e Dorme o indispensável Estudos demonstram que um tempo de descanso adequado aumenta de modo significativo o rendimento pessoal Verifica-se que, para a maioria ds pessoas, as manhãs são mais produtivas (tanto a nível de concentração como de aprendizagem) do que os finais de tarde. Devemos adquirir um ritmo regular de sono, procurando deitar-nos todos os dias à mesma hora. Pode acontecer que o sono chegue durante o horário de estudo. Se isso acontecer, levanta-te, faz uma caminhada rápida pela casa, espreguiça-te, faz alongamento e bebe água. É melhor perderes 5 minutos a “espantar” o sono do que pensares que estudaste uma hora qdo na verdadeflutuaste em cima dos livros e do caderno, sem rendimento. Enquanto dormimos, ocorre o tratamento e a fixação das informações mais importantes assimiladas durante o dia Não deixes que a preguiça se torne numa das tuas melhores amigas

11 Estratégias Prepara-te adequadamente para as avaliações ao longo do ano Durante a prova: Ler atentamente os enunciados (sublinhando o mais importante, tomando nota das dicas do professor) Gere bem o tempo, de preferência leva relógio) Escreve de forma legível e relê o teste antes de entregar ao professor com atenção para verificar os detalhes ( a pontuação, as unidades, se as respostas foram todas dadas,...) Fica duplamente atento nas aulas de revisões Sem stress: tendo efectuado um estudo regular basta fazeres uma revisão (de preferência, individual) Deves potenciar ao máximo as tuas capacidades

12 O que é um bom aluno “dentro” da sala de aula?
A tua mera presença física dentro da sala de aula, mesmo que seja de forma não perturbadora, não será sufuciente para te garantir um boa avaliação final Não perturba Está atento Participa Respeita os outros e o espaço físico que é de todos Realiza todas as tarefas solicitadas É assíduo Pontual Realiza os trabalhos de casa Leva sempre todo o material necessário Revela interesse Revela interesse Não perturba Está atento Participa Respeita os outros e o espaço físico Realiza todas as tarefas solicitadas Revela interesse Não perturba Está atento Participa Respeita os outros e o espaço físico Realiza todas as tarefas solicitadas Revela interesse Não perturba Está atento Participa Respeita os outros e o espaço físico Realiza todas as tarefas solicitadas É assíduo Pontual Realiza os trabalhos de casa Leva sempre todo o material necessário É assíduo Pontual Realiza os trabalhos de casa Leva sempre todo o material necessário É assíduo Pontual Realiza os trabalhos de casa Leva sempre todo o material necessário

13 ‹‹ ...não lamente pelos erros deles (...) aprenda com eles. ››
‹‹ Não aceito esse tipo de sentimento [a inveja]. Apenas os fracos, os perdedores, têm esses sentimentos. ›› A tua mera presença física dentro da sala de aula, mesmo que seja de forma não perturbadora, não será sufuciente para te garantir um boa avaliação final ‹‹ ...não lamente pelos erros deles (...) aprenda com eles. ›› ‹‹ O único sítio onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. ››

14 ‹‹ O movimento produz calor, mas não aguça a inteligência. ››
‹‹ Quem pensa pouco erra muito. ››

15 Escola Secundária D. Sancho I
BOM ANO!


Carregar ppt "Técnicas dos alunos de sucesso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google