A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ministrado pelo Pe. Braz, CSsR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ministrado pelo Pe. Braz, CSsR"— Transcrição da apresentação:

1 Ministrado pelo Pe. Braz, CSsR
Curso do Apocalipse 1ª Lição Ministrado pelo Pe. Braz, CSsR

2 APOCALIPSE 1ª LIÇÃO 1. O Nome do Livro. Significa: ”REVELAÇÃO”.
Como o autor faz esta “revelação”? Através de uma reflexão profunda apoiada na Bíblia e na observação do que estava acontecendo, naquele momento vivido pelos cristãos da Ásia Menor (no atual sudeste da Turquia) em algumas Comunidades.

3

4

5 Quando aconteceu isto? Era o final da ‘era dos Apóstolos’ e o Cristianismo já estava em quase todo o Império Romano.

6 Qual a ‘forma’ usada pelo autor?
É uma descrição dramática da ‘Vinda de Deus’ na história de seu povo oprimido para o consolar. Com que finalidade? a) Clarear a situação aflitiva daquelas Comunidades Cristãs, divididas entre si e ameaçadas de extermínio pela perseguição por parte do Império Romano.

7 b) Animar e incentivar a ‘RESISTÊNCIA’ (em grego se diz Hypomoné, e que é uma palavra-chave para se entender a mensagem do Apocalipse) às ameaças internas e externas. c) Para confortar a fé dos vacilantes, ele acena com a vitória final para “os que lavam suas roupas para terem poder sobre a “ÁRVORE DA VIDA” e para entrarem na cidade pelas portas”(22,14). Com isso a mensagem do Apocalipse é de todos os tempos, e continua ajudando os cristãos de hoje.

8 Qual a atitude de um Cristão-Católico diante do Apocalipse?
2. Livro Intrigante? Muitos pretendem encontrar nele confirmações para suas ‘idéias’ ou respostas para seus sonhos e ansiedades no campo religioso. Qual a atitude de um Cristão-Católico diante do Apocalipse? Conhecer as conclusões a que chegaram os estudiosos no assunto.Ler sem preconceitos o próprio Livro, porque muitas questões se aclararão com o progresso do leitor na espiritualidade cristã.

9 3. O Conteúdo Material do Livro:
Contém (no original grego – edição-critica de Nestle-Aland) 22 capítulos, subdivididos em 404 versículos, expressos em palavras. O capítulo maior é o 2º. Consta de 29 versículos, contendo 702 palavras; e o menor é o 15º, com 8 versículos em 217 palavras.

10 No Apocalipse existem 454 alusões ao Antigo Testamento e 214 ao Novo Testamento. Mas, não são citações explícitas, do tipo: “ Diz o Senhor...” porém simples inferências. O autor é um judeu-cristão. Descobre-se isso na língua em que o Apocalipse foi escrito, isto é, no grego popular, denominado Koiné. Sob o grego se descobre o aramaico, que era a língua falada na época na Palestina, e em todo o Oriente Médio. Isto salta aos olhos pela repetição da conjunção ‘e’ (em grego’kai’): 1081 vezes.

11 A Estrutura do Livro em Geral:
O Livro divide-se em 4 partes desiguais quanto á extensão e a mensagem que transmitem. Claro está que esta divisão não provém do autor do Apocalipse. O texto original era contínuo como uma carta (provavelmente várias cartas). Aliás, a divisão da Bíblia em Capítulos só aconteceu no ano de 1214 por obra do Professor da Universidade de Paris, depois Cardeal: Estevão Langton. E a divisão dos Capítulos em Versículos foi feita em 1528 por Sante Pagnini, para o Antigo Testamento; e, por Roberto Estevão, para o Novo testamento em 1550.

12 No Apocalipse estas divisões e subdivisões têm por finalidade um melhor entendimento da mensagem. Assim temos: 1º Prólogo que é todo o Capítulo Primeiro (20 versículos em 588 palavras); 2º Cartas às 7 Igrejas da Ásia Menor (ocupam os Capítulos 2 e 3, num total de 51 versículos em 1234 palavras); 3º Visões Proféticas. É a parte mais extensa. Vai do Capítulo 4,1 ao Capitulo 22,5 (perfazendo um total de 328 versículos); 4º Apoteose. É um final grandioso com os últimos conselhos. São 16 versículos em 338 palavras.

13 Estrutura do Livro por Partes:
- Prólogo (1ª Parte). É a revelação a João pelo Anjo que lhe mostrou através de sinais (l, 1 ss) que o que ele ‘viu’ é Palavra de Deus pelo Testemunho de Jesus Cristo. O autor se apresenta como ‘irmão e companheiro’, encarregado de uma missão.

14 - As Cartas (2ª Parte). São, na verdade, pequenos bilhetes
- As Cartas (2ª Parte). São, na verdade, pequenos bilhetes. A mais extensa é a dirigida à Comunidade de Tiatira. São 12 versículos ou frases (na tradução da ‘Bíblia Pastoral’). As Igrejas são os 7 Candelabros da Visão Inicial. São Comunidades ou Grupos de Cristãos que viviam naquele tempo no sudoeste da Turquia. As Cartas são, pois, recados de Jesus Cristo a estes cristãos através de João.

15 Características comuns em todas as Cartas:
Todas têm o mesmo cabeçalho: ”Escreve ao Anjo da Igreja de...” ‘Anjo’ era o Bispo ou Coordenador da Comunidade. Todas se apresentam como: Palavra de Jesus. Todas começam com a palavra “conheço” (em grego ‘oidá’). Em todas se enumeram as qualidades positivas e negativas da Comunidade com advertências e conselhos.

16 Características particulares nas Cartas:
Em cada uma são recordados alguns detalhes da grandiosa visão inicial.Em cada uma Jesus recebe um título solene (quase todos tirados da visão inicial). Em duas Comunidades: Esmirna (2,8-11) e Filadélfia (3,7-13) não há nada de negativo ou censurável na vida daqueles cristãos. Recebem aprovação e conselhos para perseverarem, e aos que sofrem, consolação.

17 Em outras duas: Efeso (2,1-7) e Tiatira (2,18-29) o lado positivo e verdadeiro da vivência cristã supera o lado negativo e falso. Recebem, pois, advertência, conselho e promessa se converterem. Em mais duas: Pérgamo (2,11-17) e Sardes (3,1-6) o balanço do viver cristão é mais negativo que positivo. Principalmente em Sardes: “ onde só há algumas pessoas que não sujaram a roupa”(3,4). Então, as advertências são em maior número: “Converte-se!” (2,16). “Se não vigiar, virei como um ladrão”(3,3).

18 Enfim, na Comunidade de Laodicéia não há nada de positivo
Enfim, na Comunidade de Laodicéia não há nada de positivo. Por isso só recebe críticas, advertências e ameaças de castigos. Há uma ironia fina: ”Você diz: Sou rico... então compre o meu ouro puro, derretido ao fogo” (3,17,18).Trata-se de uma Comunidade-Vômito. Mas, parece que o autor percebeu que foi severo demais com os Laodicenses. Por isso se justifica dizendo: ”repreendo e educo todos aqueles que amo” (3,l9).

19 A todas as Comunidades é dado o mesmo conselho: ‘quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas’. A todas as Comunidades é feita a promessa de uma premiação ao vencedor, variando de uma Comunidade para outra. A linguagem das Cartas é solene e bonita, embora não seja num grego clássico.

20


Carregar ppt "Ministrado pelo Pe. Braz, CSsR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google