A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vida na terra, qual a origem?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vida na terra, qual a origem?"— Transcrição da apresentação:

1 Vida na terra, qual a origem?
Inevitabilidade Historicidade Ilka D Bechara

2 A vida, enquanto possibilidade de existência da matéria sempre surgirá em algum ponto do universo

3 Tudo aquilo que é básico quando falamos da matéria que compõe os seres vivos (proteína, aminoácidos e ácidos nucléicos) é formado por alguns elementos primordiais do Universo: o hidrogênio, o carbono, o oxigênio. A história da Terra não é algo isolado, mas está intrinsecamente relacionada à formação do Universo, de suas estrelas e galáxias

4 O planeta Terra formou-se há cerca de 4,6 bilhões de anos.
Sua aparência inicial era completamente diferente da aparência que tem hoje. Não havia nele qualquer tipo de ser vivo.

5 É provável que no princípio a atmosfera da Terra contivesse apenas vapor d'água (H2O), metano (CH4), gás carbônico (CO2), hidrogênio (H2) e outros gases, hoje abundantes em outros planetas do sistema solar.

6 O surgimento da vida: “As bactérias foram as primeiras a surgir (há cerca de 3 bilhões de anos) e estão aqui até hoje. São o registro mais antigo de ser vivo existente” Mas como se formaram?

7 Várias hipóteses foram formuladas
A origem da vida é o resultado de um evento sobrenatural, isto é, além dos poderes descritivos da química e da física. A vida surge espontaneamente a partir da matéria não viva em curtos períodos de tempo, hoje e no passado. A vida é coexistente com a matéria e não tem começo. Chegou à Terra no mesmo tempo da origem do planeta, ou imediatamente depois. A vida se iniciou na Terra primitiva por uma série de reações químicas progressivas.

8 Hipótese de Oparim Segundo o modelo proposto por Oparin para a origem da vida primitiva, a atmosfera da Terra primitiva era constituída por hidrogênio, metano, amoníaco e vapor de água. Quando estes constituintes químicos são sujeitos à ação de várias fontes de energia, como a energia solar, ou o calor da crosta terrestre, eles reagem entre si originando os primeiros compostos orgânicos, que eram moléculas muito simples. Os compostos formados na atmosfera primitiva transferiam-se depois para os oceanos, constituindo a sopa primitiva. Depois de ocorrer a evolução química, assistiu-se à formação de moléculas orgânicas mais complexas. Estas moléculas constituíram depois unidades individualizadas no meio. Com condições ambientais apropriadas para estas moléculas, surgiram as primeiras células.

9 Nos anos 50 o cientista americano
Miller, reproduziu em laboratório as condições de surgimento da vida confirmando teoria de Oparim

10 Com isso temos a questão da possibilidade de vida em outros planetas
Em aberto: uma teoria universal da vida Conhecemos as condições de vida na terra

11 A vida na Terra é estruturalmente baseada no carbono, e utiliza a água como meio de interação. O hidrogênio e o nitrogênio ajudam a definir formas estruturais; fósforo é importante para o armazenamento e transporte de energia; o enxofre, para as configurações tridimensionais das proteínas. A vida, na Terra, é limitada por uma estreita faixa de temperatura, que corresponde aos pontos de fusão e ebulição da água.

12 a vida, necessariamente, precisa de tais átomos e tais condições físico-químicas? Pode a vida, em um outro planeta, se desenvolver em condições totalmente diferentes?

13 Não existe, ainda, nenhuma evidência de vida extraterrestre
Não existe, ainda, nenhuma evidência de vida extraterrestre. Podemos, somente, afirmar que, para a existência de vida, um planeta deve possuir um meio reacional líquido, superfícies inorgânicas catalíticas, uma atmosfera, e uma proteção contra os raios ultravioletas, tal como temos a camada de ozônio. carbono

14 A evolução da vida Complexidade Organização evolução

15

16 Mecanismos de evolução
Seleção e adaptação Acaso x necessidade Diversificação transformação

17 As grandes mortandades
As eras geológicas e a diversidade da vida

18 Surgimento do homem Nossa origem mais remota Evolução hominida
Homo sapiens sapiens

19

20 Divergência e especialização hominida
Características que divergem os hominídeos dos pongídeos; Bipedalismo, Expansão corporal e cerebral Fabricação e uso de instrumentos Caça e coleta e divisão sexual de trabalho, cooperação grupal e partilha; Vinculações duradouras – aumento do investimento parental masculino, intensificação do feminino, aumento da receptividade sexual feminina, ritos e símbolos.

21 Por que somos uma espécie única?


Carregar ppt "Vida na terra, qual a origem?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google