A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resolução da 1º prova com justificativas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resolução da 1º prova com justificativas"— Transcrição da apresentação:

1 Resolução da 1º prova com justificativas
Língua Portuguesa Resolução da 1º prova com justificativas Profª Vanda Moura

2 CIRCUITO FECHADO Ricardo Ramos
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro. Ricardo Ramos

3 QUESTÃO 1 Sobre o texto acima, responda: a) "Circuito Fechado" nos conta uma história explorando a característica essencial dos substantivos. Qual é essa característica? Substantivos são palavras que designam seres existentes, animados ou inanimados. O texto é formado apenas por coisas, logo, ele explora a característica da existência. b) Qual é a história que o texto nos conta? Qual é a relação entre ela e o título do texto? O dia a dia de um homem que vive uma rotina entre casa e trabalho. O substantivo chinelo é a palavra chave aqui, pois é com ele que o circuito começa e se fecha.

4 QUESTÃO 2   A narrativa é estruturada por meio do encadeamento (da sequência lógica) de substantivos. Responda: a) É possível saber se a personagem é homem ou mulher? Justifique com elementos do texto. Sim, pois o texto possui alguns objetos do universo masculino, como cueca, paletó, etc. b) Como é o dia dessa personagem? É uma rotina. Acorda, vai para o trabalho, fuma bastante, percebe-se que é da área de publicidade, tem um dia bastante agitado e depois retorna para casa. Provavelmente é um homem sem mulher e filhos.

5 QUESTÃO 3   Os substantivos usados no texto, em geral, não possuem determinantes. Também podemos notar a preferência em utilizar substantivos concretos ao invés dos abstratos, como sentimentos, por exemplo. Deste modo, é possível identificar algum traço da personalidade dessa personagem? Justifique. Apenas os determinantes são responsáveis pela qualificação de uma personagem, como os adjetivos , por exemplo. Um outro recurso seria o uso de substantivos abstratos como: amor, felicidade, cansaço, estresse... Eles poderiam indicar as sensações vividas pela personagem, sem eles não podemos definir sua personalidade.

6 QUESTÃO 4   O texto abaixo foi enviado por um leitor ao jornal O Estado de S. Paulo, que o publicou juntamente com a ilustração. 

7

8 De acordo com a variedade padrão, a expressão “quinhentas gramas” está correta? Justifique.
Não, o substantivo grama muda de sentido dependendo do artigo que o determina. A grama = mato, gramínea; o grama = unidade de medida, peso. b) Considerando o gênero do substantivo grama, explique a brincadeira que o leitor faz com o anúncio da margarina. O leitor dá a entender que a novidade na margarina não é uma embalagem em tamanho maior, mas a adição de gramínea em sua fórmula. 

9 QUESTÃO 5   Analise atenciosamente o poema em questão e em seguida procure responder às questões referentes ao mesmo: Cidadezinha cheia de graça... Tão pequena que até causa dó! Com seus burricos a pastar na praça... Sua igrejinha de uma torre só...  Mário Quintana. A Rua dos Cataventos. Porto Alegre, UFRG, 1992. Transcreva os substantivos expressos no grau diminutivo. Cidadezinha, igrejinha e burricos. b) Sabemos que na linguagem literária, o autor tem uma intenção ao escolher cada palavra do seu texto. Dessa forma, por que o autor teria usado essas palavras no diminutivo? Para demonstrar seu carinho com a cidade.

10 QUESTÃO 6   (Univ. Fed. Viçosa) O plural dos nomes compostos está correto em todas as alternativas, exceto: Ele gosta de amores-perfeitos e cultiva-os. Substantivo + adjetivo = os dois vão para o plural. Os vice-diretores reunir-se-ão na próxima semana. A palavra vice não vai para o plural, indo apenas a segunda. As aulas serão dadas às segundas-feiras. Segunda é um numeral e feira é um substantivo, ambos pertencentes à classe das palavras variáveis e flexionáveis.  Há muitos beijas-flores no seu quintal. Verbo + substantivo = apenas a segunda palavra varia. A moda está voltando às saias-balão. Substantivo + substantivo que o especifica (saias tipo balão) = apenas o primeiro vai para o plural. 

11 QUESTÃO 7   Escreva qual o sentido de cada diminutivo grifado: ironia, tamanho, reforçar uma ideia, carinho: Só você mesmo, para torcer para esse timeco! Ironia Adoro a época do coelhinho da Páscoa!   Carinho Quem perdeu esse anelzinho deve ter os dedos bem finos.   Tamanho Faça sua tarefa bem direitinho, viu? Reforçar uma ideia. 

12 QUESTÃO 8 Assinale a alternativa em que todas as palavras são de gênero variável (biforme): estudante – jovem – dentista – servente Todos são comum de dois gêneros. distraído – gentil – tartaruga – carrasco Biforme, sobrecomum, epiceno, biforme. elefante – avó – esperto – professora Todos são biformes. manequim – menino – parecido – comerciante Comum de dois, biforme, biforme, comum de dois. 

13 QUESTÃO 9   Assinale a alternativa em que todas as palavras são de gênero invariável (uniforme): mulher – corajoso – jacaré – testemunha Biforme, biforme, epiceno, comum de dois. vítima – dentista – cobra – criança Sobrecomum, comum de dois, epiceno, sobrecomum. cônjuge – princesa – águia – faxineiro Sobrecomum, biforme, epiceno, biforme. juvenil – gata – desempregado – conhecido Sobrecomum, biforme, biforme, comum de dois.

14 QUESTÃO 10   Leia a tira para responder às questões.

15 No primeiro quadrinho: “Hagar, você tem um problema que vai me impedir de ajudá-lo.”, a quem os pronomes destacados fazem referência? Me = pronome oblíquo que se refere a 1º pessoa, a quem fala no texto, logo me se refere ao Dr. Zook. Lo = pronome oblíquo de 3º pessoa, com quem se fala (você), logo se refere ao Hagar.    b) O que gera humor nesta tira em quadrinhos? O fato de Hagar procurar um médico sugere que ele esteja passando por algum problema de saúde, mas a expectativa do leitor é quebrada quando o médico afirma que o problema de Hagar é financeiro. 

16 Agora é se preparar para a próxima prova!


Carregar ppt "Resolução da 1º prova com justificativas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google