A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA Tem o objetivo de permitir que o homem utilize com segurança as radiações ionizantes, prevenindo a ocorrência dos efeitos determinísticos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROTEÇÃO RADIOLÓGICA Tem o objetivo de permitir que o homem utilize com segurança as radiações ionizantes, prevenindo a ocorrência dos efeitos determinísticos."— Transcrição da apresentação:

1 PROTEÇÃO RADIOLÓGICA Tem o objetivo de permitir que o homem utilize com segurança as radiações ionizantes, prevenindo a ocorrência dos efeitos determinísticos e diminuindo a probabilidade de ocorrência dos efeitos estocásticos.

2 NOVAS DIRETRIZES DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NA ÁREA MÉDICA
Fátima F. Della Rocca Felícia Del Gallo Rocha

3 Diretrizes de Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico Médico e Odontológico
Regulamento Técnico do Ministério da Saúde, Portaria de 1o de junho de 1998

4 OBJETIVOS Estabelecer os requisitos básicos de Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico, visando a defesa da saúde dos pacientes, dos profissionais envolvidos e do público em geral.

5 A QUEM O REGULAMENTO SE APLICA?
A todo território nacional, pelas pessoas físicas e jurídicas envolvidas na utilização dos raios X diagnósticos (produção, comercialização de equipamentos, prestação de serviços e atividades de pesquisa).

6 A QUEM CABE A FISCALIZAÇÃO?
Aos órgãos de Vigilância Sanitária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

7 COMPETE AOS TÉCNICOS E AUXILIARES:
Notificar à autoridade sanitária condições inseguras de trabalho.

8 NO QUE SE BASEIA A PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NA ÁREA DE RADIODIAGNÓSTICO ?

9 1o PRINCÍPIO - JUSTIFICAÇÃO
Nenhuma atividade que possa expor pessoas à radiação ionizante deve ser autorizada a menos que produza um benefício para o indivíduo exposto ou para a sociedade que compense os danos causados por esta exposição.

10 EM MEDICINA ISTO SIGNIFICA QUE:
A exposição do paciente deve resultar num benefício real para a saúde do indivíduo . Só se justifica a escolha de uma técnica diagnóstica que envolva radiação ionizante caso não estejam disponíveis técnicas alternativas com o mesmo objetivo e com menor risco

11 COMPETÊNCIAS MÉDICOS :
Estar ciente de: riscos das radiações ionizantes, princípio de justificação, limitações e vantagens da atividade radiológica comparada com técnicas alternativas. TÉCNICOS E AUXILIARES: Realizar apenas exposições médicas autorizadas por um médico do serviço.

12 2O PRINCÍPIO - OTIMIZAÇÃO
As doses individuais e o número de pessoas expostas devem ser os mais baixos possíveis, considerando os custos econômicos e sociais envolvidos.

13 APLICAÇÃO Projetos e construção de equipamentos e instalações;
Exposições médicas; Exposições ocupacionais; Exposições do público.

14 CLASSES DE EXPOSIÇÃO Exposição Médica - exposição de pacientes em decorrência de exames, e de acompanhantes que ajudam a conter pacientes. Exposição Ocupacional exposição de um indivíduo em decorrência de seu trabalho. Exposição do Público - exposição de membros da população a fontes de radiação ionizante, excluindo exposições médicas, ocupacionais e natural.

15 CABE AOS TÉCNICOS E AUXILIARES:
Atuar nas avaliações de doses em pacientes e nas avaliações do índice de rejeição de radiografias; Estar ciente dos riscos associados ao seu trabalho e dos procedimentos operacionais; Estar ciente de suas responsabilidades na proteção dos pacientes, de si mesmo e de outros; Evitar a realização de exposições médicas desnecessárias.

16 3O PRINCÍPIO - LIMITES DE DOSE
São valores de dose equivalente que não devem ser ultrapassados no período de tempo especificado.

17 LIMITES EM MEDICINA São estabelecidos limites para exposições ocupacionais e do público, considerando a soma de todas as exposições do indivíduo; Não se aplicam a exposições médicas (paciente e acompanhante).

18 LIMITES DE DOSE

19 PROFISSIONAIS GESTANTES
Dose na superfície do abdômen não deve ultrapassar 2mSv durante todo o período restante da gestação. Sob estas condições a dose no embrião ou feto não ultrapassa cerca de 1mSv neste período.

20 FONTES DE RADIAÇÃO NO RAIO X DIAGNÓSTICO

21 CONTROLE DA EXPOSIÇÃO DE PACIENTES
Objetivo: Realizar o procedimento radiológico produzindo uma dose mínima para o paciente e qualidade aceitável da imagem de acordo com o propósito clínico.

22 POSSO REPETIR EXPOSIÇÕES PARA MELHORAR A IMAGEM?
O técnico deve estar ciente dos procedimentos operacionais de modo a evitar a repetição de exposição. Toda repetição de exposição deverá ser anotada nos assentamentos do paciente e ser especialmente supervisionada.

23 COMO POSSO REDUZIR A DOSE NO PACIENTE ?
A região do corpo a ser examinada e o número de exposições por exame ou o tempo de exame em Fluoroscopia; O tipo de receptor de imagem; Grade anti-difusora apropriada, quando aplicável; Colimação apropriada do feixe primário; Valores apropriados dos parâmetros operacionais (kVp, mA e tempo ou mAs); Técnicas apropriadas para registrar imagem em exames dinâmicos; Fatores adequados de processamento da imagem.

24 QUANDO DEVO PROVIDENCIAR ACESSÓRIOS DE PROTEÇÃO PARA OS PACIENTES ?
Blindagem nos órgãos mais radiosensíveis (gônadas, cristalino e tireóide)  quando eles estiverem diretamente no feixe primário de radiação, ou até 5 cm dele. A não ser que tais blindagens excluam ou degradem informações diagnósticas importantes

25 A PACIENTE ESTÁ GRÁVIDA ?
Deve ser evitada a realização de exames radiológicos com exposição do abdômen ou pelve de mulheres grávidas ou que possam estar grávidas. Informação sobre possível gravidez deve ser obtida da própria paciente; Se a mais recente menstruação esperada não ocorreu e não houver outra informação relevante, a mulher deve ser considerada grávida.

26 DEVO PREOCUPAR-ME COM O ACOMPANHANTE ?
Acompanhantes dentro da sala  apenas se for necessário para conter o paciente. Esta atividade deve ser voluntária; É proibido a um mesmo indivíduo desenvolver esta atividade regularmente; É obrigatório o uso de vestimenta de proteção individual.

27 PROTEÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Posicionamento adequado Acessórios de proteção individuais Monitoração individual Hemograma completo

28

29 SOBRE O RECEPTOR DE IMAGEM
Filme, ecran e outros dispositivos de registro de imagem  maior sensibilidade possível. Cassete sem ecran não deve ser utilizado para nenhum exame radiográfico rotineiro. PRAZO: 1 ano para usar apenas filmes verdes e ecran de terras raras correspondentes, ou outros receptores de imagem com sensibilidade maior ou igual.

30 E A COLIMAÇÃO DO FEIXE PRIMÁRIO ?
O feixe útil deve ser limitado à menor área possível para atender os objetivos do exame. O campo deve ser no máximo do tamanho do filme/cassete, e este deve ser o menor possível, de acordo com o tamanho do objeto de estudo.

31 PARÂMETROS TÉCNICOS  maiores possíveis
Tensão do tubo, filtração adicional e distância foco-pele  maiores possíveis


Carregar ppt "PROTEÇÃO RADIOLÓGICA Tem o objetivo de permitir que o homem utilize com segurança as radiações ionizantes, prevenindo a ocorrência dos efeitos determinísticos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google