A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reinventando o ensino médio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reinventando o ensino médio"— Transcrição da apresentação:

1 Reinventando o ensino médio
PEDAGOGIA POR PROJETOS WOLNEY LOBATO 2014

2 Primeiros passos do pesquisador

3 Dinâmica do conhecimento
novos conhecimentos Elaboração de conhecimentos Difusão de Aquisição de conhecimentos visando à criatividade

4 Construção do conhecimento
Segundo Vygotsky, não é um processo linear. Sua construção acontece à medida em que os novos significados se incorporam ao pensamento do aprendiz e lhe possibilitam rever, redefinir e reorganizar os conhecimentos anteriormente adquiridos.

5 Cultura de aprendizagem
Em nossa cultura de aprendizagem, a distância entre o que deveríamos aprender e o que finalmente conseguimos aprender é cada vez maior; Nos exigem que aprendamos cada vez mais coisas e mais complexas.

6 Experiências diretas Quando lidamos com experiências diretas, a aprendizagem é mais eficaz, pois constatou-se que aprendemos através dos nossos sentidos (83% através da visão; 11% da audição, 3,5% da olfação; 1,5% tato e 1% da gustação) e que retemos apenas 1% do que lemos, 20% do que ouvimos, 30% do que vemos, 50% do que vemos e executamos, 70% do que ouvimos e logo discutimos e 90% do que ouvimos e logo realizamos. (PILLETTI, C. Didática Geral. São Paulo, Ática, 12ª Ed., 1991, 258 p.)

7 Investigação O problema é a base da investigação: Uma dúvida;
Uma questão; Uma pergunta. Que demandam a construção ou criação de novos referenciais.

8 Ato de investigar O ato de investigar é direcionado pela aquisição de um conhecimento. O caminho da investigação é propor, observar, experimentar, analisar e tirar conclusões.

9 Prática investigativa
Os princípios da prática investigativa: Investigação científica = Interação entre fatos e idéias Força propulsora = curiosidade

10 O que é pesquisa? Em sentido lato, pesquisa significa realizar empreendimentos para descobrir, para conhecer algo e para responder perguntas; É a atividade de aprender a aprender e, como tal, faz parte de todo processo educativo; Constitui um ato dinâmico de questionamento, indagação e aprofundamento; Pesquisa é o diálogo inteligente com a realidade.

11 O que é pesquisa? A dúvida e a problematização, motivadoras essenciais da pesquisa, nascem da prática. O que faz o homem produzir ciência e tecnologia são os desafios que ocorrem nas diferentes situações e espaços; Pesquisa não é um ato isolado, intermitente, especial, mas atitude processual de investigação diante do desconhecido e dos limites que a natureza e a sociedade nos impõem; É instrumento essencial para a emancipação; Não só para ter, sobretudo para ser, é mister saber.

12 O que é pesquisa? Nesse contexto, é importante desmistificar a pesquisa, tomando como base não somente as lides científicas, mas também o processo de formação educativa, o que significa considerá-la atividade humana processual pela vida afora; Assim, a pesquisa não fica encerrada em sofisticações operáveis apenas por castas superiores e raras; Ensino e pesquisa são intrinsecamente ligados : “Professor que apenas ensina, jamais o foi; pesquisador que só pesquisa é elitista explorador, privilegiado e acomodado”.

13 Pesquisa Um dos objetivos essenciais da Universidade e também da educação moderna é a pesquisa, definida como princípio científico, educativo e ético responsável pelo questionamento sistemático e crítico, além da intervenção inovadora; Incentivar a pesquisa cumpre a tarefa de transformar a relação ensino/aprendizagem, alterando sensivelmente a prática docente e a atividade do aluno diante do conhecimento do mundo; A institucionalização da pesquisa no cotidiano dos cursos induz melhores chances para que se processe a ressignificação contínua da prática pedagógica.

14 Pesquisa A formação com pesquisa aponta para o verdadeiro domínio dos instrumentos nos quais cada profissional se expressa em seu processo de atuação na sociedade; A pesquisa possibilita aos alunos e professores o trabalho com o conhecimento sob perspectiva da construção e reconstrução sistemática inter-relacionada com o contexto da vida; As respostas aos desafios desencadeados pela pesquisa possibilitam experiências inovadoras.

15 Pesquisa A pesquisa tem sido atitude cotidiana nas crianças e nos jovens que se defrontam com os instrumentos informatizados; Mas a pesquisa não se restringe à repetição dos outros, prevê a criação/produção do conhecimento próprio. INOVAÇÃO!

16 Por que pesquisar? Há muitas razões que determinam a realização de uma pesquisa: Razões de ordem intelectual: Desejo de conhecer pela própria satisfação de conhecer; Razões de ordem prática: Desejo de conhecer com vistas a fazer algo de maneira mais eficiente ou produtiva. O ensino em todos os níveis e, principalmente, no Ensino Superior, perdeu o caráter de terminalidade.

17 Quem deve pesquisar? Quem está disposto a: Cultivar a criatividade;
Fazer bem o que faz; Arriscar-se; Exercitar-se; Programar-se; Nunca deixar de produzir!

18 A pesquisa para o profissional
Nem todo mundo irá se tornar um pesquisador profissional em sua vida. Longe disso! Poucas pessoas, no entanto, escapam da necessidade de fazer pesquisa; O mundo moderno não autoriza um profissional a ter sucesso e competência se não for um investigador/pesquisador permanente na sua área.

19 Trabalhar com projetos
Alternativa que busca superar as práticas habituais e possibilita: Tornar a prática educativa mais dinâmica e contextualizada (o problema proposto, a elaboração de hipóteses, a experimentação, a argumentação e a análise dos erros); Gerar situações de aprendizagem reais e diversificadas; Relacionar os conteúdos em atividades interdisciplinares; Considerar a atuação do aluno como sujeito da própria aprendizagem; Favorecer a construção da autonomia e da autodisciplina.

20 O projeto de pesquisa

21 O projeto de pesquisa

22 O projeto de pesquisa

23 O projeto de pesquisa

24 O projeto de pesquisa

25 O projeto de pesquisa

26 O projeto de pesquisa

27 REFLEXÕES

28 Reflexões sobre a interação água/solo Base bibliográfica Edézio Teixeira de Carvalho
A sustentabilidade hoje em moda encontra-se em compartimentos com regras territoriais conformadas à natureza dos povos e seus regimes. Todos deveriam ser capazes de estimular a busca do conhecimento e de refletir em torno dele para atender às necessidades da humanidade.

29 Reflexões sobre a interação água/solo Base bibliográfica Edézio Teixeira de Carvalho
A humanidade que não adquirir experiência suficiente para conservar esses compartimentos e introduzir modificações no pensamento corre riscos de sofrer acidentes que vêm ocorrendo com alguma frequência e que afetam a qualidade de vida ou promove perda de vidas.

30 Reflexões sobre a interação água/solo Base bibliográfica Edézio Teixeira de Carvalho
Precisamos deixar de ver a questão de riscos como problemas de Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros. Estes riscos estão relacionados com as políticas de planejamento urbano e habitacional. A interação água/solo, que o conhecimento proporciona, permite a explicação de mecanismos importantes para proteger a terra e a garantia da vida.

31 Reflexões sobre a interação água/solo Base bibliográfica Edézio Teixeira de Carvalho
Os desmatamentos indiscriminados ocasionam a erosão do solo, com menor eficiência na infiltração de água. A lógica nos diz que antes de faltar água, falta solo para recebê-la.

32 Reflexões sobre a interação água/solo Base bibliográfica Edézio Teixeira de Carvalho
- Numa bacia hidrográfica de 10km2 ter-se-iam, m2 florestados, com capacidade de retenção total de 12% do volume de água de uma chuva de 70mm, um substancial significado ao combate às enchentes somente através deste expediente; - Poder-se-ia adicionalmente trabalhar com a preferencialidade, mas não exclusividade, de sua instalação em encostas com inclinação superior a 25° ou bordas e sopés de encostas com inclinação superior a 25°, em margens de cursos d’agua e entornos de nascentes e nas cabeceiras de drenagens, popularmente conhecidas como brocas.

33 Reflexões sobre a interação água/solo
“Eu penso sobre a exaustão de nossos recursos naturais, em especial da erosão do solo; e essa, talvez seja a mais perigosa delas, porque quando nós começarmos a sentir suas consequências, terá sido muito tarde” - Dalai Lama “Quem se senta no fundo de um poço para contemplar o céu, há de achá-lo pequeno” - Han Yu “O aterro de resíduos atende à perfeição ao princípio das soluções compartilhadas: Correção da plataforma geológica, controle da água e saneamento de área insalubres. Representa ele uma das formas mais eficazes de imobilização das massas geológicas, que protegem a água, a mais trágica das negligências do mundo atual.” – Edézio Teixeira de Carvalho

34 Reflexões sobre a interação água/solo
Essas seriam questões centrais do problema. A escola média pode contribuir para a solução desses problemas. Que tal a ideia da escola contar com horta biológica e ter o jardim incluído no currículo?

35 PEDAGOGIA POR PROJETOS

36 Espaços de aprendizagem
Por que me impões Deixa que o novo o que sabes seja o novo se eu quero aprender e que o trânsito o desconhecido seja a negação do presente; e ser fonte deixa que o conhecido em minha seja minha libertação própria descoberta?... não minha escravidão... Não quero a verdade Revela-te para que, dá-me o desconhecido. a partir de ti, eu possa Como estar no novo ser e fazer o diferente; sem abandonar o presente? eu tomarei de ti Não me instruas o supérfluo, não a verdade deixa-me viver que mata e congela; vivendo junto a mim. eu tomarei tua ignorância para construir minha inocência. (Humberto Maturana, Oração do estudante)

37 Pedagogia por projetos
A pedagogia por projeto propicia o desenvolvimento da autonomia e da autodisciplina do aprendiz, a construção do conhecimento e fundamenta-se nas idéias piagetianas sobre aprendizagem inter-relacional. Salienta-se que o ensino por projetos envolve um processo de construção, participação, cooperação e articulação entre os sujeitos envolvidos procurando romper com as amarras ainda vigentes do paradigma ainda dominante.

38 Instrução sistemática X Projetos
Explora a potencialidade no desenvolvimento da aprendizagem significativa; Ajuda o aluno a legitimar as habilidades operatórias adquiridas; Trabalha as deficiências de aprendizagem de um ou outro aluno; Destaca a motivação extrínseca. O aluno é motivado pela curiosidade que o professor desperta e anima; Permite aos professores guiar o trabalho dos alunos aproveitando suas experiências; Permite aos professores selecionar os eixos temáticos essenciais em cada disciplina. Transforma um aluno em um descobridor de significações nas aprendizagens práticas; Oferece aos alunos a oportunidade de usar na prática essas habilidades operatórias; Socializa o aluno e permite que suas dificuldades sejam superadas pelo grupo; Enfatiza a motivação extrínseca. O aluno é automotivado e estimulado por seus colegas; Possibilita a condução das estratégias de investigação pelos próprios alunos; Oferece aos alunos a oportunidade da opção sobre quais temas gostariam de explorar.

39 Características dos projetos 1
Um Projeto é uma atividade intencional: O envolvimento dos alunos é uma característica-chave do trabalho de projetos, o que pressupõe um objetivo que dá unidade e sentido às várias atividades, bem como um produto final que pode assumir formas muito variadas, mas procura responder ao objetivo inicial e reflete o trabalho realizado.

40 Características dos projetos 2
Num projeto, a responsabilidade e autonomia dos alunos são essenciais Os alunos são corresponsáveis pelo trabalho e pelas escolhas ao longo do desenvolvimento do projeto. Em geral, fazem-no em equipe, motivo pelo qual a cooperação está também quase sempre associada ao trabalho de projetos.

41 Características dos projetos 3
A autenticidade é uma característica fundamental de um projeto O problema a resolver é relevante e tem caráter real para os alunos. Não se trata de mera reprodução de conteúdos prontos. Além disso, o problema não é independente do contexto sociocultural e os alunos procuram construir respostas pessoais e originais.

42 Características dos projetos 4
Um projeto envolve complexidade e resolução de problemas O objetivo central do projeto constitui um problema ou uma fonte geradora de problemas, que exige uma atividade para sua resolução.

43 Características dos projetos 5
Um projeto tem um caráter faseado Um projeto percorre várias fases: escolha do objetivo central e formulação dos problemas, planejamento, execução, avaliação, divulgação dos trabalhos.

44 Finalidade dos projetos
A partir dessas características, podemos situar os projetos como uma proposta de intervenção pedagógica que “dá à atividade de aprender um sentido novo, onde as necessidades de aprendizagem afloram nas tentativas de se resolver situações problemáticas. Um projeto gera situações de aprendizagem, ao mesmo tempo, reais e diversificadas. Possibilita, assim, que os educandos, ao decidirem, opinarem, debaterem, construam sua autonomia e seu compromisso com o social, formando-se como sujeitos culturais”. (Texto adaptado pela Prof.ª Fábia Magali Santos Vieira a partir das referências citadas na bibliografia e trabalhado no Encontro de Professores da Rede Municipal de Montes Claros em julho/98.)

45 Fase preliminar do projeto
Delimitação do tema; Formulação do problema; Escolha do orientador.

46 Fase inicial do projeto
Elaboração do plano de atividade (previsão geral e inicial – cronograma); Seleção e escolha do tema ou assunto; Delimitação do tema-problema (aspectos e ângulos estipulados para a abordagem); Formulação de objetivos do trabalho e do tema; Montagem da hipótese básica de trabalho; Metodologia a ser adotada; Levantamento bibliográfico; Seleção da bibliografia; Elaboração do plano de estudos. 

47 Fase média do projeto Leitura e documentação das obras selecionadas;
Organização e classificação do material coletado; Análise, interpretação e reflexão dos dados coletados; Redação provisória de cada capítulo, com notas e citações.

48 Fase final do projeto Correção e elaboração definitiva do texto;
Elaboração da conclusão; Elaboração da introdução; Bibliografia, anexos, apêndices; Título do trabalho; Revisão final e datilografia; Apresentação. (BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFED, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2.ed.ampl. Makron Books do Brasil: São Paulo, 2000.)

49 Considerações A formulação de um problema é mais importante que a solução; A boa pesquisa termina com perguntas e não apenas com afirmações; Educar é ensinar o encanto da possibilidade e o prazer da incógnita; O que há de belo no mistério é o segredo que ele contém e não a verdade que ele esconde; O conhecimento sobre um determinado objeto pode ter diversas versões dependendo de quem o conhece, quando o conhece e para quê busca conhecê-lo.

50 "A coisa mais bela que podemos vivenciar é o mistério.
Ele é fonte fundamental de toda verdadeira arte e de toda ciência. Aquele que não o conhece e não mais se maravilha, paralisado em êxtase, é como se estivesse morto: seus olhos estão fechados. Eu quero saber como Deus pensa. O resto... são detalhes." Albert Einstein

51 Obrigado! Prof. Wolney Lobato


Carregar ppt "Reinventando o ensino médio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google