A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A IDENTIFICAÇÃO COM O OUTRO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A IDENTIFICAÇÃO COM O OUTRO"— Transcrição da apresentação:

1 A IDENTIFICAÇÃO COM O OUTRO
1

2 CONTO Um ancião que estava para morrer procura um jovem e narra uma história de heroísmo: Durante a guerra, ajudou um homem a fugir. Deu-lhe abrigo, alimento e proteção. Quando já estavam chegando a um lugar seguro, este homem decidiu traí-lo e entregá-lo ao inimigo. E como você escapou? – pergunta o jovem. Não escapei; eu sou o outro, sou aquele que traiu – Mas, ao contar esta história como se fosse o herói, posso compreender tudo o que ele fez por mim. 

3 CONTO A sabedoria deste conto nos fala sobre a empatia, esta ação de nos colocar no lugar do outro, de procurar sentir o que o outro sente.

4 EMPATIA É a capacidade que possuímos de penetrar a personalidade alheia para obtermos uma previsão, uma antecipação, uma avaliação o mais seguro possível das suas reações.  (Dicionário Enciclopédico)

5 EMPATIA O radical da palavra empatia é pathos, termo grego com que designa a qualidade que excita a emoção, “dentro da emoção”. Simpatia : união das emoções, Antipatia: oposição das emoções Apatia: ausência de emoções.

6 EMPATIA Apatia Antipatia Empatia Simpatia desprazer indiferença
identificação sintonia Originada no sistema límbico Algumas áreas do cérebro são ativadas quando um indivíduo percebe emoções em outras pessoas Quanto mais forte a emoção, maiores a velocidade e o nível de ativação empática

7 EMPATIA E VIOLÊNCIA O sistema límbico é palco de impulsos neuronais vinculados tanto à violência quanto à empatia. Segundo o pesquisador Luis Moya Albiol, da Fundação Espanhola para Ciência e Tecnologia, esses circuitos cerebrais sobrepõem sinais agressivos e solidários “de um modo supreendente”. “Revista de Neurología” pesquisador Luis Moya Albiol

8 EMPATIA E VIOLÊNCIA “Sabemos que encorajar a empatia tem um efeito inibidor sobre a violência, isso pode não ser apenas uma questão social, mas também biológica”. O estímulo dos circuitos em uma direção reduziria a atividade em outro sentido. Assim, seria biologicamente mais difícil para um cérebro empático comportar-se de modo violento. “Revista de Neurología” pesquisador Luis Moya Albiol

9 VISÃO ESPÍRITA 370. Pode-se induzir da influência dos órgãos uma relação entre o desenvolvimento dos órgãos cerebrais e o das faculdades morais e intelectuais? - Não confundais o efeito com a causa. O Espírito tem sempre as faculdades que lhe são próprias. Assim, não são os órgãos que lhe dão as faculdades, mas as faculdades que impulsionam o desenvolvimento dos órgãos. O Livro dos Espíritos, Allan Kardec

10 VISÃO ESPÍRITA O que a pesquisa demonstra, é como podemos vencer as nossas imperfeições: Ao invés de brigar com elas, seja o orgulho ou o egoísmo, devemos estimular as virtudes. Devemos estimular a empatia em nós mesmos, pouco a pouco, sempre segundo as nossas possibilidades.

11 EMPATIA Habilidade de: Sentir a atmosfera emocional da situação
Entrar em sintonia com os interesses, necessidades, ideias e sentimentos do outro Perceber e compreender o outro

12 EMPATIA É um processo de aprendizagem:
mesmo que eu não tenha vivido aquela experiência, consigo me colocar no papel do outro e sentir o que ele sente naquele momento. nos torna menos orgulhosos e egoístas. “Fazei aos homens tudo o que deseja que eles vos façam, pois é nisto que consistem a lei e os profetas”.

13 QUANDO NOS COLOCAMOS NO LUGAR DO OUTRO
a compreensão torna-se mais fácil e ficamos mais aptos a perdoar. temos a oportunidade de acalmar a raiva, e de evitar a vingança. desenvolvemos a compaixão, e procuramos fazer algo para amenizar o sofrimento do próximo.

14 QUANDO NOS COLOCAMOS NO LUGAR DO OUTRO
expandimos nossa capacidade de amar e de entender que precisamos viver em família para realizar nosso crescimento. preparamos nossa intimidade para receber as sementes da humildade.

15 SANTO AGOSTINHO  “Ao sofrimento próprio chamamos ordinariamente desgraça, e à comparticipação das dores alheias, compaixão”.

16 FALTA DE EMPATIA - NARCISISMO
Excesso de vaidade e egocentrismo Indivíduo que recria o mundo a partir de si próprio; não precisa de ninguém, não escuta os outros O outro é um ser estranho e distante Narciso, CARAVAGGIO

17 EMPATIA E A HABILIDADE DE ESCUTAR O OUTRO
Como você avalia a sua habilidade de escutar o outro? O que faz você deixar de escutar alguém no dia a dia? Você percebe que não está mais escutando? Você percebe quando uma pessoa deixa de escutar?

18 PRINCIPAIS FALHAS NA COMUNICAÇÃO
PRESSA FALTA DE COMPROMETIMENTO

19 COMUNICAÇÃO

20 POR QUE É DIFÍCIL ESCUTAR?
Perspectivas diferentes Emoções fortes Falta de tempo Cansaço e desconforto Indiferença e desinteresse Desejo de falar, impaciência ansiedade Tendência a se distrair e divagar

21 ESCUTAR ATIVAMENTE DEMONSTRA: Respeito = compreensão x julgamento
Valorização = apreço x indiferença Atenção = disponibilidade x desinteresse

22 COMO ESCUTAR ATIVAMENTE
Olhar para a pessoa Mostrar acompanhamento da mensagem Suspender julgamentos Evitar ser defensivo Controlar as emoções Mostrar-se disponível e interessado (evitar fazer outra atividade simultaneamente) Procurar entender o ponto de vista do outro

23 RELACIONAMENTO As relações: são criadas são atuadas evoluem
são conseqüentes são qualitativas dependem de nós

24 COMO ADMINISTRAR CONFLITOS
Não permitir que o conflito evolua para a discussão. Mantê-lo no nível do diálogo e do debate. Criar um clima em que a comunicação seja aberta e transparente. Adotar uma postura flexível com atitudes que facilitem a troca de ideias (aprimorar a emissão e a recepção das mensagens). É mais fácil evitar um conflito do que revertê-lo.

25 COMO ESTIMULAR NOSSAS VIRTUDES?
Andre Luiz nos diz que a educação da alma é a alma da educação.  incorporação de valores éticos-morais de outra pessoa ou da sociedade. observação e disciplina. exercício constante para modificação dos hábitos.

26 “AMARÁS TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO”


Carregar ppt "A IDENTIFICAÇÃO COM O OUTRO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google