Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBruna Isabel Alterado mais de 9 anos atrás
1
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA UFBA TERESINHA FRÓES BURNHAM
E EQUIPE DA REDPECT ICI / FACED UFBA
2
Soneto 49 Camões Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiança; Todo o mundo é composto de mudança, Tomando sempre novas qualidades. Continuamente vemos novidades, Diferentes em tudo da esperança; Do mal ficam as mágoas na lembrança, E do bem (se algum houve) as saudades. O tempo cobre o chão de verde manto, Que já coberto foi de neve fria, enfim converte em choro o doce canto. E, afora este mudar-se cada dia, Outra mudança faz de mor espanto, Que não se muda já como soía.
3
INFORMAÇÕES PRELIMINARES
4
O QUE É A REDPECT?
5
O QUE É A REDPECT REDE COOPERATIVA DE PESQUISA E INTERVENÇÃO EM
(IN)FORMAÇÃO, CURRÍCULO E TRABALHO
6
REDE QUE É INTEGRADA... Grupos de pesquisa Pesquisadores – docentes
dos Programas de Pós-raduação Ciência da Informação Educação Pesquisadores – docentes de diferentes unidades da UFBA de universidades do Estado (UNEB, UEFS, UCSal) de IES de outros Estados (CEFET-AL/BA, UFAL, UFPE, UMESP, PUC-RS) Pesquisadores em formação
7
...QUE INTEGRA... REDFORD – Rede de Formação e Desenvolvimento
IES da América Latina e Caribe –Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Guadalupe, Santa Lucia Universidades da Europa – Autônoma de Madrid, de Londres, Paris XII GRIME – Grupo Interinstitucional de Estudos em Multirreferencialidade e Educação PUC/RS, UFBA, UFAL, UMESP GI-DCS - Grupo de Difusão do Conhecimento na Sociedade LNCC, UFBA-ICI/FACED, UEFS
8
... MANTÉM INTERCÂMBIO... Universidades no Brasil
UFC, UFPb, UFAM, UFSCar, UNIR Universidades do Exterior Autônoma de Madrid, de la Frontera (Chile), Londres, Paris VIII
9
...(IN)FORMA PESQUISADORES...
Estudantes de pós-graduação Doutorandos em Educação IES da Bahia – UFBA, UEFS,UESB, UNIFACS, FTC IES de outros Estados - CEFET-AL, FARO (Rondônia) NOBEL, Sem vínculo empregatício Mestrandos em C. da Informação e Educação IES da Bahia –UFBA-ICI / MUS/ FAU, UNEB, UESB, UNIBAHIA, UNIFACS, J. Amado, Escolas – ISBA, EFAs-BA Empresas – Petrobrás, CHESF, SESI, Arquitetura Rede de ONGs – COMUNGOS MST
10
...E FAZ INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Estudantes de Graduação – IC Biblioteconomia – UFBA-ICI Ciências Sociais – UFBA-FFCH Comunicação Social – UNEB Matemática – UNEB Pedagogia – UFBA Psicologia - UNIFACS
11
PROJETOS DE PESQUISA
12
COLETIVOS
13
Gestão do Conhecimento no Nordeste Brasileiro: Espaços de Produção do Conhecimento e (In)formação de Gestores (CNPq 2003/07); Espaços Multirreferenciais de (In)formação na Sociedade da Aprendizagem; Políticas de (in)formação profissional contexto da reforma do ensino; - Perfil das instituições de (in)formação (capacitação) em desenvolvimento institucional e social no Norte e Nordeste do Brasil (DFID / UK) Modelagem computacional da difusão do conhecimento na sociedade (LNCC/CNPq)
14
Modelos e estratégias de aplicação do e-learning no Ensino Superior (CAPES – U. de Aveiro), articulando os projetos de Educação a Distância;
15
INDIVIDUAIS ARTICULADOS AOS COLETIVOS
16
Gestão do Conhecimento no Nordeste Brasileiro: Espaços de Produção do Conhecimento e (In)formação de Gestores (CNPq 2003/06)
17
Mestrado Iniciação científica
Gerenciamento Eletrônico de Documentos no sistema de informação de dutos e terminais da Transpetro; Gestão do conhecimento: bases epistemológicas e processos de compartilhamento; Portal do governo do Estado da Bahia: informação interativa e cidadania e liberdade: norma e forma nos sistemas de informação jurídica Iniciação científica Espaços produtivos que articulam trabalho e (in)formação na qualificação de gestores da informação – etapa 3 Pequenas e médias empresas Grandes empresas Instituições Públicas
18
Doutorados Mestrados (In)formação de professores-produtores
de cursos de EAD (M. Lídia P. Mattos); Robótica Educativa: em busca de novas possibilidades pedagógicas (M. Rosário P. Santana) Mestrados COMPONDO: uma metodologia para produção do conhecimento em rede colaborativa para EAD (M. Carolina S. de Souza); Interatividade num curso de EAD sobre comunidade virtual na Universidade de Aveiro (Andrea F. Lago); Cibercidade, cibercorpo, ciberaprendizagem (R. Cláudio Xavier) Programas de educação a distância na qualificação de alunos - trabalhadores (Sayonara N. de B. Lordelo).
19
Espaços Multirreferenciais de (In)formação na Sociedade da Aprendizagem
(Bolsas de Mestrado)
20
Doutorado Práticas informacionais na biblioteca escolar: atividades desenvolvidas na Biblioteca da Escola Parque e sua relação com o currículo no CECR. Mestrado Escola-cidade, cidade-escola: espaços de aprendizagem no tempo do aqui e do agora Espaços de aprendizagem virtuais e concretos na cidade Jornalismo na escola pública: tecnologias da informação e da comunicação; Escola Família Agrícola: espaço de aprendizagem no contexto da pedagogia da alternância.
21
(In)formação profissional no contexto da reforma do ensino
22
Doutorado A reforma da educação profissional no CEFET de Alagoas – desafios e possibilidades; Projeto pedagógico e formação de professores no contexto da reforma da educação profissional de nível técnico; A questão da identidade profissional do técnico- docente das Escolas Técnicas Federais; A reforma da educação no CEFET de Alagoas e suas implicações no mercado de trabalho local; Políticas de Educação Profissional no Brasil.
23
Mestrado (In)formação do bibliotecário contemporâneo no Brasil;
Biossegurança e educação profissional; Aquisição de competências num contexto de inovação e imprevisibilidade em oficinas independentes de reparo automotivo; Papel das competências gerenciais num contexto de aprendizagem organizacional; Programas de educação a distância na qualificação de alunos- trabalhadores.
24
Iniciação Científica Percepções de alunos e professores do CEFET-BA sobre a reforma da educação profissional; Egressos do CEFET-BA no mercado de trabalho – percepções acerca da reforma do ensino técnico e suas implicações na qualificação profissional.
25
INDIVIDUAIS Doutorado Mestrado Iniciação Científica
Ensino de genética nas faculdades de medicina e de biologia do Nordeste Brasileiro. Mestrado Significados de Práxis no curso de Pedagogia: conceitos elaborados no/do cotidiano. Iniciação Científica Estudo da produção científica da UFBA na área de Ciências Humanas no período de
26
Contatos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.