A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUBSTANTIVO Professora Raquel Solange Pinto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUBSTANTIVO Professora Raquel Solange Pinto."— Transcrição da apresentação:

1 SUBSTANTIVO Professora Raquel Solange Pinto

2 Substantivos são palavras variáveis que designam seres – visíveis ou não, animados ou não -,ações, estados, sentimentos, desejos, ideias. AMOR

3 Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome:
Em outras palavras, Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome: às pessoas Elisa Marcos

4 Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome:
Em outras palavras, Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome: às qualidades A beleza das flores. A grandeza do mundo.

5 Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome:
Em outras palavras, Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome: aos sentimentos A amizade. O amor.

6 Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome:
Em outras palavras, Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome: aos objetos Os tênis. A caixa.

7 Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome:
Em outras palavras, Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome: aos lugares. O aeroporto. A lanchonete.

8 Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome:
Em outras palavras, Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome: a todos os seres vivos, sejam reais ou imaginários. O saci A fada O Papai Noel O homem

9 PALAVRA SUBSTANTIVADA
Todas as classes gramaticais podem ser substantivadas, dentro de um contexto linguístico, bastando para isso antepor-lhes um artigo. Era-lhe familiar o canto matinal e o amanhecer.

10 Outros exemplos: No Rio, flaflu pode ser sinônimo de confusão. Pode dar flaflu na festa, na praia, no cinema... Mas aqui não tem nada de confuso. É só combinar o liso e o listrado, o preto e o branco, o vermelho e o verde. Faz parte do jogo. In Revista Capricho, nº 9, 1991.

11 CLASSIFICAÇÃO DO SUBSTANTIVO
Os substantivos classificam-se em: comuns próprios concretos abstratos coletivos

12 Substantivos comuns: referem-se a qualquer ser de uma espécie, sem particularizá-lo.
açúcar bolo

13 Substantivos próprios: nomeiam um ser em particular, destacando-o dentro da espécie ou do grupo; são grafados com letra maiúscula. Campinas Japão

14 A beleza (substantivo abstrato) existe na pessoa ou coisa que é bela.
Substantivos concretos: nomeiam seres com existência própria, isto é, que não dependem de outro ser para existir. Enfim, designam seres de existência independente, sejam reais ou fictícios. A beleza (substantivo abstrato) existe na pessoa ou coisa que é bela. O amor (substantivo abstrato) existe na pessoa que ama.

15 Em geral, substantivo abstrato deriva de verbo ou adjetivo.
belo – beleza amar - amor

16 Só na frase, dentro de um contexto, pode-se classificar um substantivo como concreto ou abstrato. A palavra isolada pode confundir. A construção daquele prédio demorou um ano. Aquela construção tem dois andares.

17 RESPONDA: Os substantivos que nomeiam divindades ou seres fantásticos (Deus, saci, sereia, etc) são substantivos abstratos ou concretos?

18 RESPOSTA: Os substantivos que nomeiam divindades ou seres fantásticos são considerados concretos porque são tomados sempre como seres dotados de vida própria.

19 Conjunto de trechos literários em prosa ou em verso
Substantivos coletivos: designam uma pluralidade de seres da mesma espécie. ANTOLOGIA PINACOTECA Conjunto de trechos literários em prosa ou em verso Conjunto de pinturas, telas

20 Pinacoteca de São Paulo

21 COLETIVOS HEMEROTECA CÁFILA / RÉCUA
Coleções de jornais, revistas, periódicos e obras em série Conjunto de camelos

22 de caminhões de transporte,
COLETIVOS ARMADA FROTA de caminhões de transporte, navios de guerra de navios de guerra

23 COLETIVOS ESQUADRILHA PANAPANÁ / PANAPANÃ Conjunto de aviões
Conjunto de borboletas

24 COLETIVOS RESMA REVOADA Conjunto de pássaros
Conjunto de 500 folhas de papel

25 CLASSIFICAÇÃO DO SUBSTANTIVO QUANTO À FORMAÇÃO
Primitivos Derivados Simples Compostos

26 Substantivos primitivos são aqueles que dão origem a outras palavras.
livro + -aria livro livraria

27 Substantivos derivados são os que se originam de outras palavras.
árvore + -edo arvoredo árvore

28 pedreg- + -ulho pedra pedregulho

29 Substantivos simples: são os formados por apenas uma palavra
Homem

30 Substantivos compostos: são formados por mais de uma palavra.
lobisomem lobo + homem Alteração do latim lupus homo, homem lobo.

31 Função sintática do substantivo
O substantivo figura na frase como núcleo das seguintes funções sintáticas: sujeito; objeto direto; objeto indireto; predicativo do sujeito e do objeto; complemento nominal; adjunto adverbial; agente da passiva; Função sintática do substantivo - aposto e - vocativo.

32 Recebemos a participação de seu casamento.
FUNÇÃO SINTÁTICA DO SUBSTANTIVO

33 Recebemos a participação de seu casamento.
Núcleo do objeto direto e do complemento nominal FUNÇÃO SINTÁTICA DO SUBSTANTIVO

34 Demonstra por mim um amor de mãe.
FUNÇÃO SINTÁTICA DO SUBSTANTIVO

35 Demonstra por mim um amor de mãe.
Núcleo do objeto direto e do adjunto adnominal FUNÇÃO SINTÁTICA DO SUBSTANTIVO

36 EXERCÍCIOS

37 O juiz exigiu que a partida terminasse.
Questão 3, página 31. 3. Substitua nas frases a seguir a palavra que e o verbo destacado por um substantivo abstrato, fazendo as adaptações necessárias. Veja um exemplo: O juiz exigiu que a partida terminasse. O juiz exigiu o término da partida.

38 O juiz exigiu que a partida terminasse.
O juiz exigiu o término da partida. O piloto espera que os passageiros compreendam. Os alunos esperam ansiosos que as férias cheguem. Ela só queria que os filhos se divertissem. O general exigia que seus soldados retornassem imediatamente. Ele exigiu que todos os atletas comparecessem à cerimônia de abertura dos jogos intermunicipais. A loja exigiu que a distribuidora de material esportivo rescindisse o contrato. O juiz exigiu que os sem-terras devolvessem a seu legítimo dono as terras invadidas.

39 O substantivo na construção do texto (p. 35)
Leia o poema de Carlos Drummond de Andrade, FAMÍLIA, e a seguir responda às questões propostas. Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo. A cozinheira preta, a copeira mulata, o papagaio, o gato, o cachorro, as galinhas gordas no palmo de horta e a mulher que trata de tudo. A espreguiçadeira, a cama, a gangorra, o cigarro, o trabalho, a reza, a goiabada na sobremesa de domingo, o palito nos dentes contentes, o gramofone rouco toda a noite e a mulher que trata de tudo.

40 O agiota, o leiteiro, o turco, o médico uma vez por mês, o bilhete todas as semanas branco! mas a esperança sempre verde. A mulher que trata de tudo e a felicidade. A família (1980), Fernando Botero (pintor colombiano).

41 Fernando Botero – pintor colombiano.

42 Carlos Drummond de Andrade

43 a) Que classe de palavras predomina nessa enumeração?
Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo. A cozinheira preta, a copeira mulata, o papagaio, o gato, o cachorro, as galinhas gordas no palmo de horta e a mulher que trata de tudo. A espreguiçadeira, a cama, a gangorra, o cigarro, o trabalho, a reza, a goiabada na sobremesa de domingo, o palito nos dentes contentes, o gramofone rouco toda a noite e a mulher que trata de tudo. 1. O poema é construído a partir de um processo chamado enumeração, que consiste numa exposição ou relação metódica de vários elementos. a) Que classe de palavras predomina nessa enumeração? O agiota, o leiteiro, o turco, o médico uma vez por mês, o bilhete todas as semanas branco! mas a esperança sempre verde. A mulher que trata de tudo e a felicidade. b) Como conseqüência, o texto é predominantemente nominal ou verbal?

44 Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo
Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo. A cozinheira preta, a copeira mulata, o papagaio, o gato, o cachorro, as galinhas gordas no palmo de horta e a mulher que trata de tudo. A espreguiçadeira, a cama, a gangorra, o cigarro, o trabalho, a reza, a goiabada na sobremesa de domingo, o palito nos dentes contentes, o gramofone rouco toda a noite e a mulher que trata de tudo. 2. Na 1ª estrofe, entre os membros da família são mencionados a mulher, as crianças, os empregados, os animais. Só não é mencionado explicitamente o homem, que também deve fazer parte da família. O agiota, o leiteiro, o turco, o médico uma vez por mês, o bilhete todas as semanas branco! mas a esperança sempre verde. A mulher que trata de tudo e a felicidade. a) Levante hipóteses: Por que, provavelmente, a menção ao homem não foi explicitada?

45 Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo
Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo. A cozinheira preta, a copeira mulata, o papagaio, o gato, o cachorro, as galinhas gordas no palmo de horta e a mulher que trata de tudo. A espreguiçadeira, a cama, a gangorra, o cigarro, o trabalho, a reza, a goiabada na sobremesa de domingo, o palito nos dentes contentes, o gramofone rouco toda a noite e a mulher que trata de tudo. b) Apesar de o homem não ter sido mencionado de modo explícito, é possível metonicamente supor sua presença, por meio de alguns nomes. Levante hipóteses: Que substantivos podem estar relacionados ao homem? O agiota, o leiteiro, o turco, o médico uma vez por mês, o bilhete todas as semanas branco! mas a esperança sempre verde. A mulher que trata de tudo e a felicidade.

46 3. O poema está organizado em três partes, correspondentes a três estrofes. Em cada uma delas são mencionados certos aspectos da família retratada. Compare essas estrofes, observando os substantivos empregados em cada uma delas e assinale as afirmativas corretas.

47 Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo
Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo. A cozinheira preta, a copeira mulata, o papagaio, o gato, o cachorro, as galinhas gordas no palmo de horta e a mulher que trata de tudo. A espreguiçadeira, a cama, a gangorra, o cigarro, o trabalho, a reza, a goiabada na sobremesa de domingo, o palito nos dentes contentes, o gramofone rouco toda a noite e a mulher que trata de tudo. a) Na 1ª estrofe, são mencionados alguns dos seres que vivem na família, incluindo-se os empregados e até os animais. O agiota, o leiteiro, o turco, o médico uma vez por mês, o bilhete todas as semanas branco! mas a esperança sempre verde. A mulher que trata de tudo e a felicidade. b) A 2ª estrofe em parte caracteriza os objetos e, em parte, os hábitos e costumes da família.

48 Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo
Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo. A cozinheira preta, a copeira mulata, o papagaio, o gato, o cachorro, as galinhas gordas no palmo de horta e a mulher que trata de tudo. A espreguiçadeira, a cama, a gangorra, o cigarro, o trabalho, a reza, a goiabada na sobremesa de domingo, o palito nos dentes contentes, o gramofone rouco toda a noite e a mulher que trata de tudo. c) Os hábitos familiares continuam sendo caracterizados na 3ª estrofe, que também descreve o relacionamento social dos membros da família. O agiota, o leiteiro, o turco, o médico uma vez por mês, o bilhete todas as semanas branco! mas a esperança sempre verde. A mulher que trata de tudo e a felicidade.

49 Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo
Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo. A cozinheira preta, a copeira mulata, o papagaio, o gato, o cachorro, as galinhas gordas no palmo de horta e a mulher que trata de tudo. A espreguiçadeira, a cama, a gangorra, o cigarro, o trabalho, a reza, a goiabada na sobremesa de domingo, o palito nos dentes contentes, o gramofone rouco toda a noite e a mulher que trata de tudo. 4. Na enumeração de seres animados e inanimados, apenas um deles, a mulher, se repete em todas as estrofes, sempre acompanhado da oração adjetiva “que trata de tudo”. De acordo com o sentido geral do texto, que papel tem a mulher nessa família? O agiota, o leiteiro, o turco, o médico uma vez por mês, o bilhete todas as semanas branco! mas a esperança sempre verde. A mulher que trata de tudo e a felicidade.

50 5. Observe que, no poema, predominam substantivos, quase todos concretos. Note, no entanto, que na última estrofe, depois de repetir mais uma vez “A mulher que trata de tudo”, acrescentou-se o verso: “e a felicidade”. Que novos sentidos esse substantivo acrescenta ao texto? b) Levante hipóteses: Sabendo-se que uma parte dos substantivos abstratos denomina sentimentos, aspirações e ações, por que a felicidade estaria associada à mulher?

51 FLEXÃO DO SUBSTANTIVO Gênero: masculino e feminino

52 Gênero do substantivo A flexão do gênero é uma só, com pouquíssimas variações: forma-se o feminino pela troca das vogais o e e por a ou pelo acréscimo da desinência –a: lobo – loba mestre – mestra autor - autora

53 EXCEÇÕES avô – avó órfão – órfã leão – leoa valentão - valentona

54 SUBSTANTIVOS UNIFORMES
Há substantivos que têm uma única forma para indicar os gêneros: epiceno; comum-de-dois gêneros e sobrecomum.

55 EPICENO mamão macho mamão fêmea
Designa animais e algumas plantas e possui uma só forma para o gênero. Para indicar o sexo, usam-se as palavras macho e fêmea. EPICENO mamão macho mamão fêmea

56 EPICENO a cobra macho a cobra fêmea

57 a pianista o pianista Comum-de-dois
Possui apenas uma forma para indicar ambos os gêneros. Para distingui-los usamos os artigos o diante do masculino e a diante do feminino. Comum-de-dois a pianista o pianista

58 SOBRECOMUM a criança a pessoa
Possui uma única forma – um só gênero – para designar pessoas de ambos os sexos. SOBRECOMUM a criança a pessoa

59 SOBRECOMUM a vítima o apóstolo

60 O que é correto: presidente ou presidenta?
RESPONDA: O que é correto: presidente ou presidenta?

61 O feminino de elefante é elefoa?
RESPONDA: O feminino de elefante é elefoa?

62 O elefante não se dá bem com a elefoa
Atenção!! O elefante não se dá bem com a elefoa O título deste post teve a intenção de, por meio de uma brincadeira, dizer que não existe o substantivo feminino elefoa. Claro que é comum muita gente falar assim, mas não é o correto.

63 Há substantivos cujo sentido varia com a mudança de gênero
o grama a grama unidade de massa relva

64 o rádio a rádio a estação emissora aparelho

65 cidade principal do estado
a capital o capital cidade principal do estado dinheiro

66 o cabeça a cabeça parte do corpo o chefe

67 o moral a moral bons costumes ânimo

68 Palavras que oferecem dúvidas quanto ao gênero
SÃO MASCULINAS: o alvará o dó (= pena) o eclipse o antílope o lança-perfume o plasma o champanha o formicida o guaraná

69 Não confunda! Agravamento – substantivo masculino
Agravante – adjetivo e substantivo feminino.

70 VERBO O que é o VERBO? “O verbo é uma palavra de forma variável que exprime o que se passa; isto é, um acontecimento representado no tempo.” Exemplos: O professor ensina. Eu gosto de Língua Portuguesa. Há muito silêncio na sala.

71 O verbo é o centro, o núcleo da frase
O verbo é o centro, o núcleo da frase. Por si só, pode constituir uma frase completa. Ex: Ouçam! Compreenderam? Veja! O verbo é a palavra mais variável de qualquer língua, pois varia em modo, tempo, número, pessoa e voz.

72 Modos : são as diversas maneiras de encarar a realização da ação
Modos : são as diversas maneiras de encarar a realização da ação. São eles: Indicativo: Encara a ação como uma realidade, uma certeza Ex: Eu estudo. Subjuntivo: Encara a ação como possível, desejável Ex: Se estudasse; Talvez estude Imperativo: Encara a ação como uma ordem, um conselho, um pedido Ex: Estude! Infinitivo: Encara a ação de forma abstrata Ex. estudar, aprender

73 Tempos verbais simples O tempo verbal indica o momento da realização da ação. O presente indica que a ação se realiza agora Ex. Estudo; escrevemos. O pretérito indica que a acção é anterior ao momento presente, é passada. Ex. Estudei o verbo; Fazia os exercícios. O futuro indica que a ação irá se realizar num momento posterior ao atual. Ex. Eu estudarei quando chegar em casa.

74 1 - Clique no retângulo branco que aparecerá antes da frase
1 - Clique no retângulo branco que aparecerá antes da frase. O cursor ficará piscando. Daí é só digitar: A se o verbo for AÇÃO E se o verbo for ESTADO F se o verbo for FENÔMENO DA NATUREZA

75 A - ação E - estado F - fenômeno da natureza.
A galinha come milho. A raposa está com fome. Chove muito lá fora. A menina riu daquele filme. Ontem nevou no sul do país. Carmem era muito gorda. Não sou uma pessoa triste.

76 2 - Leia a frase e complete com verbo que está faltando, clicando dentro do retângulo branco.

77 Ontem eu muito de bicicleta. (andar) Aquela professora inglês muito bem. (falar) o filho da secretária hoje cedo. (nascer) Amanhã, nós fazer um passeio. (ir) As meninas comendo agora. (estar) Se eu tivesse estudado, tirado nota. (ter) Nós no parquinho mais tarde. (brincar) Quando eles já era tarde. (perceber) Esperamos que o motorista bem. (dirigir)

78 3 - Observe a figura e crie uma frase com o verbo e o tempo pedido.

79 LER - PRESENTE

80 DANÇAR - FUTURO

81 JOGAR - PASSADO

82 EXPLICAR - PASSADO

83 TELEFONAR - PRESENTE

84 VIAJAR - FUTURO

85 Leia os verbos e digite dentro dos quadradinhos branco:
1 - se o verbo for da 1ª CONJUGAÇÃO 2 - se o verbo for da 2ª CONJUGAÇÃO 3 - se o verbo for da 3ª CONJUGAÇÃO

86 ANDAR FUGIR ESTUDAR CONHECER DECIDIR JOGAR VENDER OUVIR COMER SEGUIR
1- 1ª Conjugação ª Conjugação ª Conjugação ANDAR FUGIR ESTUDAR CONHECER DECIDIR JOGAR VENDER OUVIR COMER SEGUIR TRABALHAR SER

87 Clique na figura abaixo e espere que a professora irá corrigir os exercícios.


Carregar ppt "SUBSTANTIVO Professora Raquel Solange Pinto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google