A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Liderando através da Ética e do desenvolvimento Moral By Dr

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Liderando através da Ética e do desenvolvimento Moral By Dr"— Transcrição da apresentação:

1 Liderando através da Ética e do desenvolvimento Moral By Dr
Liderando através da Ética e do desenvolvimento Moral By Dr. Bill Hanson 4 E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, liderava a Israel naquele tempo. 5 Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel para que ela decidisse suas questões. Juízes 4:4-5. Ethics has always played some role in leadership. In essence, it is how you handle others and their collective issues that determine your ability to influence the group over time and during stressful conditions. In your reading of Trevino: Moral Person, Moral Manager, you are given a great argument on the leaders role to be both an ethical person and an ethics manager—both adding to your reputation and credibility—that is, your ability to influence without reliance solely on positional authority. 1

2 O que é Ética? O que Ética tem a ver com Negócios?
É possível fianceiramente ser ético e sobreviver? O que pode acontecer com as organizações, quando uma pessoa viola normas éticas importantes? Como podemos desenvolver moralmente membros de uma organização? Do you have an answer to these questions? Let us begin by establishing common understanding of what ethics is… 2

3 Fundamentos da Ética There are fundamental aspects about ethics discussion. We will review these first before we discuss our reading. 3

4 Princípios Gerais As palavras Moral e ética têm o mesmo significado
Ética envolve a consideração do que é BOM e o que é CERTO , essas perspectivas muitas vezes se conflitam As decisões éticas e comportamentos estão dentro de uma condição de livre-arbítrio e razão If we consider the third bullet—the need for free will and reason in ethical decisions, can we achieve ethical outcomes mostly through rules and law? 4

5 Ética Básica O principal papel da ética: contribuir para o aperfeiçoamento do bem estar humano (Kraut, 2005; Skorupski, 1998, 2005) Para serem “éticos” líderes demonstram consideração e respeito aos seus colaboradores (Hill, 1998); cada um tem valor e dignidade (Rachels, 1986) Quando resolvendo problemas ou estabelecendo políticas, todos os afetados precisam ser considerados (Hill, 1998; Guyer, 1998, ; Van Mill, 2002) Pessoas são tratadas com um fim, não como um meio (Kant) By definition, ethics is about how we view others (as an end, not a means) and how we treat them; the third point offers a clue in how leaders begin to resolve organizational issues. Is ethics as important in formal/positional leaders roles, as it is in informal? Keep in mind we talked earlier about Complexity Leadership and the fundamental requirement for healthy interaction to achieve successful outcomes –short term and long term. Western ethics is largely based on the foundations of Socrates, Aristotle, Plato; a Christian perspective played an influential role in later contributors such as Aquinas, Hobbes, Kant, Hume, John Stuart Mill, etc. Also, as far as the United States is concerned, many of our laws (and our Constitution) are founded on Judeo-Christian principles). 5

6 Domínios éticos da Filosofia
(Como tomamos decisões éticas) Dois domínios filosóficos conduzem a cultura ocidental: teleológico e deontológico Cada um é uma maneira de pensar, e aplica uma abordagem particular para tomada de decisão ética (como interagimos e tomamos decisões) O comportamento ético esta fundamentado em um senso de comunidade, que envolve deveres e obrigações para a sociedade e para o bem-estar dos outros It is important to understand how we make ethical decisions and judgments. This enables us to make better decisions and to explain the reasoning behind our decisions. 6

7 O Bom (Teleológica) (Bawden, 2000/2003; Northouse, 2004);
Focada nos fins, ou consequências; O Resultado de uma decisão determina se uma ação é boa ou ruim Inclue três diferentes abordagens para o bem coletivo: – Egoísmo postula que agir para o bem de si mesmo irá resultar em benefício de todos os (as relações transacionais) – O utilitarismo afirma que ações e decisões devem ser em direção a resultados do bem maior para o maior número de pessoas – Altruísmo propõe agir para o bem dos outros em detrimento a si mesmo Um ponto fraco é a tomada de decisões para resultados imprevisíveis, o que achamos que vai acontecer The teleological domain considers the outcomes of our actions to determine if they are ethical. In other words, what are the consequences? Will they be GOOD? 7

8 Nosso Dever (Deontológica) (Bawden, 2000/2003; Northouse, 2004)
Escolhas éticas estão certas ou erradas dentro do contexto de responsabilidade e diretitos; inclui conceitos de justiça e respeito aos outros Decisões muitas vezes independem das consequências de curto prazo; Eu preciso fazer o que é certo porque é certo Reforça os conceitos que os líderes têm deveres e obrigações éticas Um ponto fraco é a rigidez do que é certo sobre a bondade (ou seja, a cegueira ao dever, mesmo se as consequências forem horrendas) The deontological domain considers the decision itself as ethical if one fulfills their duties and responsibilities; it places the concepts of what is RIGHT over what is GOOD. It recognizes the danger of not adhering to set principles due to long term effects (precedence) 8

9 Como desenvolvemos uma organização Moral?
So, how do we apply this to leading and developing a moral organization? 9

10 Ética dos Líderes dentro do Local de Trabalho
Trabalho adaptável envolve a reflexão sobre os nossos valores e crenças organizacionais (Heifetz & Laurie, 2001) Liderança possibilita desenvolvimento moral: Interação civilizada entre membros e atendimento ao cliente Tomadas de decisão éticas corporativas e de linha de frente Uma cultura ética que afeta todas as partes interessadas Ética é tão importante fora da organização como dentro Ética custa dinheiro (treinamento, perdas de negócios) Ética faz dinheiro (funcionários e clientes de longo prazo) If we go back to our earlier reading on Adaptive Work, we learned a few things to focus on—the values and beliefs within our organization. Do they need to be changed? Also we might need to think about how the three roles of complexity leadership can be applied to workplace ethics and employee development. 10

11 Liderando através de Desafios
Líderes avaliados como pessoa moral e gerente moral (Trevino et al, 2000) Líderes atendem as necessidades morais de seus seguidores (desenvolvimento) Possibilita os seguidores a decisões e comportamento moral Possibilita interação saudável entre os colaboradores Líder foca em ambos os níveis individual e coletivo If we think about our article, leaders have many ethical responsibilities, yes? The must monitor their personal ethics, but also address their responsibilities as a leader. Part of this responsibility is the moral development of employees. Development is about teaching, training and fostering ethics within the organization, so employees can be empowered to do the right thing. 11

12 Moral Person – Moral Manager
If we consider these as roles of moral leadership, then what is missing? Should their be a third pillar (moral development of employees—teaching them to be independent moral agents)? 12

13 Pessoa Moral – Gerente Moral Fig. Os dois pilares da Liderança Ética
Traços: Honestidade Integridade Confiabilidade Comportamento: Faz a coisa certa Se preocupa com as pessoas É aberto Moralidade pessoal Tomada de decisões Se apega a valores Objetivo/ justo Se preocupa com a sociedade Segue regras e Decisões éticas Modelo através de ações visíveis Recompensa disciplina Comunicando sobre ética e valores

14 Fatores morais de liderança transformacional (Bass & Avolio, 1993)
Influencia Idealizada Modelo de líder moral Líder dá respeito e confiança Motivação Inspiradora Líder comunica altas expectativas morais L´der usa símbolos morais e apelo emocional Estímulo Intelectual Líder estimula criatividade e inovação para Líder encoraja o seguidor a resolução de problemas Consideração Individualizada Líder oferece um clima moral de apoio Líder age como coach e concelheiro Bass and Avolio provide an example of some ideas for the moral development of followers. What are your thoughts on this? Leader needs to show compassion and understanding of the tasks involved. It has an ethical dimension of moral character, values, and programs. Followers identify with the charismatic leaders’ aspirations and want to emulate the leaders. Ethical norms and behavioral ideals should not be imposed but freely embraced, motivation should not be reduced to coercion but grow out of authentic inner commitment, questioning and creativity should be encouraged, and followers should not be mere means to self-satisfying ends for the leader but should be treated as ends in themselves. 14

15 Exemplo de influenciadores de desenvolvimento Moral
Fatores de desenvolvimento Moral acima e abaixo da consciência Institucional “superfície”

16 At the heart was a moral development process in which five key factors fed student understanding of the institutional ethics system and help create a living moral code—beliefs of moral right, practical consequence of ethics violation, and an overall sense of moral worth: used to evaluate the actions of those around them, forming expectations for the moral behavior of others; Within the developmental process, it directly contributed to developmental outcomes like establishing character attributes, defining behaviors and establishing an ethical decision making framework. Four of five key factors nourishing student’s developmental process included institutional moral reinforcement, student service activities, student experiential challenges of university life, and their evolving moral identity; remaining factor, moral amplifiers, consistently grounded emerging outcomes by meeting student moral needs—providing a sense of moral wellbeing and convergence with moral expectations. While emerging outcomes were embedded in strong relationships with both institutional members and peers, it was the interactive process that provided “ethics” feedback, agentic credibility, and the enabled ethics influence. It is the product of the relationship that catalyze moral outcomes, therefore allowing students to more fully develop. In sum, an interactive relationship stimulated continuous adaptation of the student’s mental model of their moral code. This process helps determine the evolutionary trajectory of the student’s moral code and overall development—the degree of elaboration of moral or amoral behavior, character and decision making 1616 CÓDIGO MORAL Senso de direito moral, conseqüência prática e valor moral Valores em evolução do aluno e crenças que compõem um quadro vivo moral Identidade Moral Sentido da Consciência Moral Estado atual mudado pelo reforço institucional e os desafios experimentais Atividades de Serviços Foco formalizado em Outros acima do interesse pessoal Diminuir egocentrismo e aumentando o comportamento ético Reforço Moral Institucional Influência  Ambiental,  Estrutural e Intervencionista Significa ser  moldada por fatores  institucionais controláveis Resultados de desenvolvimento Caráter: Auto Confiança, Perseverança Confiança, altruísmo,  relacionamentos longos com instituição, seus agentes, e seus pares Caráter moral e comportamento atribuídos à experiência universitária Amplificadores morais Fornecer Bem-Estar Moral, satisfazendo as expectativas morais Relações recíprocas que suprem necessidades morais Desafios experienciais Inclusão e Confronto Lições éticas tiradas de fracassos, provações e dificuldades Decisões Éticas Figure 1. Moral Development Factors of the Business Student (Photo by underwater photographer Ralph A. Clevenger, 1999).

17 Exemplo de influenciadores de desenvolvimento Moral
Let’s spend a few minutes on this research on what influences university student moral development and see what we can take to the work environment. 17

18 (Atendendo a necessidade deles) (Atendendo suas necessidades)
Maneiras que o líder estimula Moralidade Coletivo (Atendendo a necessidade deles) Individual (Atendendo suas necessidades) Treinamento Individual Mentoria (Mentorship) Treinamento em grupo, reconhecimento Valores organizacionais Let us list ways leaders can foster moral development of employees… If we use the complexity leadership model, does that provide additional ideas? 18

19 Aplicação à Liderança da Complexidade: Exemplos de Casos
Manufacturing – David’s Action (Heifetz & Laurie, 2001) – Fabricação - Ação de David (Heifetz & Laurie, 2001) Que tipo de desenvolvimento moral pode possibilitar a interação ética permitindo que a organização se adapte? Como isso ajudara? Envenenamento Tylenol - Johnson & Johnson (Trevino et al, ) – Que tipo de desenvolvimento moral permitiu que a organização sobrevive-se? Como isso ajuda? Let’s look at these two case studies on ethics. The first is in your first reading and the second is the reading for today. See if you can put a complexity perspective on your analysis of these cases. 19

20 Leve com você (Take Away)
Líderes precisam desenvolver ambas identidades morais individuais e coletivas Indivíduos devem ser reconhecidos como um fim; carreiras profissionais e conquistas devem ser estimuladas Coletivamente, os colaboradores devem ter a abilidade de pronunciar suas preocupações, participarem na tomada de decisões, e serem guiados por valores coletivos Líderes devem atender as expectativas e necessidades morais individuais e do grupo se eles esperam motivação de ordem superior (Schein, Maslow)

21 Conclusão A ética é parte da vida organizacional cotidiana: como as questões são resolvidas, como os funcionários trabalham juntos, a saúde coletiva e a segurança de cada membro Líderes tem muitos papéis morais—Como pessoa e líder Objetivo final de um líder é desenvolver os colaboradores para atuarem como agentes morais independentes 21


Carregar ppt "Liderando através da Ética e do desenvolvimento Moral By Dr"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google