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PublicouNathalia Brito Alterado mais de 9 anos atrás
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Exame Nacional de Matemática do Ensino Básico 22 de Junho de 2009
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CONCENTRAÇÃO MÁXIMA
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Material Caneta azul ou preta Calculadora Lápis Borracha Compasso
Régua graduada Esquadro Transferidor
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Material Calculadora Graus (Degrees) D
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Exames Nacionais (2006) Fichas 3, 7, 11, 17, 20, 25, 31, 36 e 37
Atenção Exames Nacionais (2006) Fichas 3, 7, 11, 17, 20, 25, 31, 36 e 37 Testes de Avaliação Fichas 21 e 32
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O Exame tem FORMULÁRIO
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Probabilidades Uma caixa tem 4 bolas: duas azuis, uma vermelha e uma rosa. a) Qual é a probabilidade de ao retirar uma bola ao acaso, ela ser vermelha? Fracção irredutível: Dízima: Percentagem:
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Probabilidades Uma caixa tem 4 bolas: duas azuis, uma vermelha e uma rosa. b) Qual é a probabilidade de ao retirar sucessivamente e sem reposição duas bolas ao acaso, elas serem ambas azuis?
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Probabilidades c) A Ana retira uma bola azul da caixa.
Uma caixa tem 4 bolas: duas azuis, uma vermelha e uma rosa. c) A Ana retira uma bola azul da caixa. Seguidamente o Miguel retira uma bola ao acaso da caixa. Qual é a probabilidade de o Miguel também retirar uma bola azul?
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Probabilidades A probabilidade é sempre um número entre 0 e 1.
Uma caixa tem 4 bolas: duas azuis, uma vermelha e uma rosa. Acontecimento impossível: “Tirar uma bola branca” P=0 Acontecimento certo: “Retirar uma bola colorida” P=1=100% A probabilidade é sempre um número entre 0 e 1.
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Sistemas Sem resolver o sistema, verifica que o par ordenado (-1,2) é solução do mesmo. verdade verdade É solução
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Sistemas Qual é o par ordenado que é solução do seguinte sistema de equações:
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Sistemas 1º - Parênteses 2º - Denominadores
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Sistemas Graficamente:
Sistema impossível Sistema possível e determinado
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Sistemas l → nº de pacotes de leite s → nº de pacotes de sumo
Compraram-se 20 pacotes de sumo e 60 pacotes de leite.
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Sistemas x → nº de crianças até 10 anos
y → nº de crianças com mais 10 anos 7 crianças tinham mais de 10 anos.
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Proporcionalidade inversa
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Proporcionalidade inversa
Observar o gráfico
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Proporcionalidade inversa
12,5 8 20 5
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Proporcionalidade directa
O gráfico é uma recta, que passa pela origem do referencial.
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Conjuntos numéricos Conjuntos numéricos (números naturais)
(números inteiros) (números racionais) (números reais)
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Conjuntos numéricos NÚMEROS IRRACIONAIS
Dízimas infinitas não periódicas é racional
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Conjuntos numéricos Abcissa de P
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Valores aproximados
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Intervalos de números reais
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Intervalos de números reais
Não
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Intervalos de números reais
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Intervalos de números reais
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Intervalos de números reais
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Intervalos de números reais
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Inequações
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Equações do 2º grau Exemplo 1 Exemplo 2 Exemplo 3
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Equações do 2º grau Exemplo 1 Caso notável ou: (forma canónica)
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Equações do 2º grau Exemplo 2 Resolve a equação:
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Equações do 2º grau Exemplo 3 Determinar l:
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Equações do 2º grau 1º - Parênteses 2º - Denominadores
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Condições equivalentes
Condições equivalentes são condições que têm o mesmo conjunto solução.
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Equações do 2º grau A décima parte do quadrado de x:
O quadrado da décima parte de x:
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Trigonometria SOHCAHTOA
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Trigonometria SOHCAHTOA Atenção
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Trigonometria SOHCAHTOA Descobrir o ângulo.
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Circunferência Estudar
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Circunferência , porque a amplitude de um ângulo inscrito numa circunferência é igual a metade do arco compreendido entre os seus lados. , porque a amplitude de um ângulo ao centro numa circunferência é igual à amplitude do arco compreendido entre os seus lados.
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Circunferência t é uma recta tangente à circunferência no ponto A.
Determina a amplitude dos ângulos ABC e DAB. Justifica a tua resposta. , um ângulo inscrito numa semicircunferência é recto. , qualquer recta tangente a uma circunferência é perpendicular ao raio no ponto de tangência. , DAB e BAC são ângulos complementares.
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Circunferência
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Rotações Qual a imagem do ponto B, por meio de uma rotação de centro O e de amplitude -135º ? (Sentido negativo, sentido dos ponteiros do relógio) Considera o seguinte octógono regular.
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Rotações Qual a imagem do ponto B, após uma rotação de dez voltas e meia? Considera o seguinte octógono.
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Rotações
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Simetrias
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Áreas e volumes
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Áreas e volumes Observa o prisma pentagonal da figura.
Identifica a sua base e a sua altura. Qual a fórmula para calcular o seu volume?
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Áreas e volumes Observa o prisma pentagonal da figura.
Identifica a sua base e a sua altura. Qual a fórmula para calcular o seu volume? altura base
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Áreas e volumes
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Áreas e volumes São precisos litros de água.
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Posições relativas a) Duas rectas paralelas
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica a) Duas rectas paralelas
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Posições relativas a) Duas rectas paralelas
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica a) Duas rectas paralelas
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Posições relativas b) Duas rectas concorrentes (secantes)
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica b) Duas rectas concorrentes (secantes)
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Posições relativas b) Duas rectas concorrentes (secantes)
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica b) Duas rectas concorrentes (secantes)
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Posições relativas c) Duas rectas perpendiculares
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica c) Duas rectas perpendiculares
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Posições relativas c) Duas rectas perpendiculares
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica c) Duas rectas perpendiculares
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Posições relativas d) Duas rectas complanares
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica d) Duas rectas complanares
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Posições relativas d) Duas rectas complanares
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica d) Duas rectas complanares
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Posições relativas d) Duas rectas complanares
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica d) Duas rectas complanares
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Posições relativas e) Duas rectas não complanares
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica e) Duas rectas não complanares
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Posições relativas e) Duas rectas não complanares
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica e) Duas rectas não complanares
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Posições relativas f) O plano a colorido
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica f) O plano a colorido
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Posições relativas f) O plano a colorido
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica f) O plano a colorido
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Posições relativas g) Dois planos paralelos
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica g) Dois planos paralelos
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Posições relativas g) Dois planos paralelos
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica g) Dois planos paralelos
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Posições relativas h) Dois planos concorrentes
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica h) Dois planos concorrentes
71
Posições relativas h) Dois planos concorrentes
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica h) Dois planos concorrentes
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Posições relativas i) Dois planos perpendiculares
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica i) Dois planos perpendiculares
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Posições relativas i) Dois planos perpendiculares
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica i) Dois planos perpendiculares
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Posições relativas j) Uma recta paralela ao plano BGH
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica j) Uma recta paralela ao plano BGH
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Posições relativas j) Uma recta paralela ao plano BGH
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica j) Uma recta paralela ao plano BGH
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Posições relativas h) Uma recta perpendicular ao plano BGH
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica h) Uma recta perpendicular ao plano BGH
77
Posições relativas h) Uma recta perpendicular ao plano BGH
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica h) Uma recta perpendicular ao plano BGH
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Posições relativas i) Uma recta oblíqua ao plano BGH
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica i) Uma recta oblíqua ao plano BGH
79
Posições relativas i) Uma recta oblíqua ao plano BGH
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica i) Uma recta oblíqua ao plano BGH
80
Posições relativas i) Uma recta oblíqua ao plano BGH
Observa o prisma pentagonal da figura. Indica i) Uma recta oblíqua ao plano BGH
81
Posições relativas Observa o prisma pentagonal da figura. Indica Nota:
A recta ED e o plano BGH são concorrentes.
82
Posições relativas Observa o prisma pentagonal da figura. Indica Nota:
A recta ED e o plano BGH são concorrentes.
83
Onde construir uma antena a 3 km do ponto A?
Lugares geométricos Onde construir uma antena a 3 km do ponto A? Escala 1 :
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Lugares geométricos Onde construir uma antena a uma distância menor ou igual a 3 km do ponto A?
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Lugares geométricos Onde construir uma antena a mais de 3 km do ponto A?
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Onde construir uma antena a 3 km do ponto A?
Lugares geométricos Onde construir uma antena a 3 km do ponto A? Escala 0 km km
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Onde construir uma antena a 3 km do ponto A?
Lugares geométricos Onde construir uma antena a 3 km do ponto A? Escala 0 km km
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Lugares geométricos Centro da circunferência
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Semelhança de figuras B e C são semelhantes
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Semelhança de figuras Determinar o valor de a 1,5 2 4,5 a
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Estatística Média = Moda = Mediana = Mediana =
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Estatística Mediana (número de dados par) Mediana =
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Estatística Média das idades Idade Nº de alunos (frequência) Média =
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Percentagens Cinquenta e seis por cento dos cento e cinquenta alunos de uma escola são rapazes. Quantos são os rapazes? Rapazes Alunos 56 100 x 150 x = 84 rapazes
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Gráfico de uma função É gráfico de uma função
x y o x y É gráfico de uma função Não é gráfico de uma função A cada objecto corresponde uma e uma só imagem Qualquer recta vertical só pode intersectar o gráfico de uma função num ponto
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Potências de expoente negativo
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Bom trabalho!!!!!
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