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Os Pré-Socráticos ou Filósofos cosmológicos ou Naturalistas

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Apresentação em tema: "Os Pré-Socráticos ou Filósofos cosmológicos ou Naturalistas"— Transcrição da apresentação:

1 Os Pré-Socráticos ou Filósofos cosmológicos ou Naturalistas
A busca por um PRINCÍPIO

2 O QUE SIGNIFICA O TERMO PRINCÍPIO?
Fonte e origem de todas as coisas; A Foz ou termo último de todas as coisas; O Sustentáculo permanente que mantém todas as coisas.

3 Seu Princípio para explicação do Mundo, das coisas: a ÁGUA.
TALES DE MILETO ( a.C) Seu Princípio para explicação do Mundo, das coisas: a ÁGUA.

4 ANAXIMANDRO de MILETO (610-547 a.C)
Seu Princípio é o INFINITO Natureza infinita e in-definida da qual provêm todas as coisas que existem. Termo usado por Anaximandro é A-PEIRON, que significa aquilo privado de limites.

5 ANAXÍMENES DE MILETO (588-524 a.C)
Seu Princípio é o AR INFINITO.

6 HERÁCLITO DE ÉFESO (540-470 a.C)
Seu Princípio é o DEVIR UNIVERSAL, HARMONIA DOS CONTRÁRIOS. “Não podemos descer duas vezes o mesmo rio e não se pode tocar duas vezes uma substância mortal no mesmo estado, pois por causa da impetuosidade e da velocidade da mudança, ela se dispersa e se reúne, vem e vai”

7 PITÁGORAS de SAMOS (570-490) Seu Princípio são os NÚMEROS.
Devido a regularidade Matemática existente em todas as coisas (sons e a música). Número até Aristóteles era algo real, para nós é uma abstração mental, um ente da razão.

8 PARMÊNIDES DE ELÉIA (530-460)
Fundador de uma ONTOLOGIA (teoria do ser). Parmênides cria 3 vias para explicar sua teoria:

9 Caminho da Verdade Absoluta
“O ser é e não pode não ser; o não ser não é e não pode ser de modo algum”

10 Caminho das opiniões falazes (doxa falaz)
“O caminho da verdade é o caminho da razão, ao passo que o caminho do erro, substancialmente, é o caminho dos sentidos”

11 Caminho da opinião plausível. (doxa plausível)
Aceitação de Parmênides em reconhecer a possibilidade e a legitimidade de certo tipo de discurso que tentasse dar conta dos fenômenos e das aparências sem ir contra o grande princípio, i.é, sem admitir juntos, o ser e o não-ser.

12 ZENÃO DE ELÉIA (504-?) Criador da Dialética – (Refutação da Refutação)
Argumentos dialéticos contra o movimento: a) “da Dicotomia”; b) “de Aquiles”; c) “da Flecha”; d) “do Estádio”.

13 Demócrito de Abdera (±460 -?)
Criador do Atomismo Átomo visto como IDÉIA(visível) e não SUBSTÂNCIA: visível apenas ao intelecto abstrato; capaz de gerar o concreto sensível. Formação do visível geométrico. Invisível, pela sua possibilidade de fragmentação em partes.


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