A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O capitalismo e a DIT Cap. 29

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O capitalismo e a DIT Cap. 29"— Transcrição da apresentação:

1 O capitalismo e a DIT Cap. 29
Prof. Jeferson C. de Souza

2 Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido
      Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Haveria nisto um paradoxo pedindo uma explicação? SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. três mundos num só. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula; O segundo seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade; E o terceiro, o  mundo como ele pode ser: uma outra globalização.

3 O que é Tráfico de Seres Humanos?
“...é a atitude do aliciador de enganar ou coagir a vítima, apropriando-se da sua liberdade por dívida ou outro meio...” “...redes internacionais de prostituição, muitas vezes ligadas a roteiros de turismo sexual”

4 Polícia prende jovem por venda de animais pela internet
“...suspeita de que o jovem vendia os animais a redes de biopirataria internacionais...”

5 O tráfico no Rio e o crime organizado transnacional
“Os verdadeiros chefes do narcotráfico no Rio de Janeiro são ligados à rede do crime organizado transnacional que movimenta no sistema bancário internacional cerca de 400 bilhões de dólares por ano.”

6 descentralização (. ) após a morte de Osama bin Laden
... descentralização (...) após a morte de Osama bin Laden. Hoje, possui ‘franquias’ como: a Al Qaeda da Península Arábica no Iêmen, a Al Qaeda no Magreb Islâmico, grupos atuantes no: Paquistão, Iraque, Argélia, Caxemira, entre outros países. ...ausência de uma hierarquia única (...) ausência de comunicação com o núcleo para realizar os atentados.

7

8 Desmantelada rede de tráfico de drogas da Colômbia Acusados seriam responsáveis por enviar cocaína do Equador para a Romênia “A cabeça desta rede do crime organizado está na Colômbia“ Poderia estar ligado à FARC?

9 Rede, podemos definir a partir de duas dimensões: (Santos M.)
1. refere a sua forma, a sua materialidade, toda infraestrutura, permitindo o transporte de matéria, de energia ou de Informação... 2. trata de seu conteúdo, de sua essência. Assim, a rede “é também social e política, pelas pessoas, mensagens, valores que a frequentam.

10 Em relação à atual globalização do capitalismo, podemos dizer que:
A cultura é um elemento diferenciador entre os povos, mas sofre influência... O tempo cronológico/ distância é redimensionada com o meio técnico-científico-informacional... Sistemas de comunicações tornaram possível a instantaneidade da informação...

11 Por que há censura? I. proteger suas culturas e valores nacionais, inibindo o contato com culturas de outras nações. II. controlar o acesso a informações sobre a situação política interna e a questão dos direitos humanos.

12 A descrição revela o fenômeno da a) conurbação. b) metropolização.
(UNEAL-2011) Leia a frase para responder à questão. Fenômeno decorrente da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação, isto é, de novas redes técnicas, que permitem a circulação de ideias, mensagens, pessoas e mercadorias num ritmo acelerado, e que acabaram por criar a interconexão entre os lugares em tempo simultâneo. PCN Geografia. Adaptado A descrição revela o fenômeno da a) conurbação. b) metropolização. c) globalização. d) revolução industrial. e) favelização.

13 Sobre esse fenômeno, é correto afirmar:
a) Sua emergência tornou obsoletos os blocos econômicos regionais, pois facilitou o comércio direto de país para país. b) Uma das consequências políticas do fortalecimento desse fenômeno foi a transferência da soberania nacional para organismos supranacionais, a exemplo da ONU. c) As fronteiras nacionais perderam suas funções legais de controle de fluxos. d) A causa da globalização foi a queda do muro de Berlim, dando fim à divisão do mundo conhecida como bipolaridade e iniciando uma nova fase, a multipolaridade. e) O desenvolvimento tecnológico associado às condições políticas mundiais das últimas décadas do século XX intensificou o processo de globalização

14 O capitalismo e a DIT (cap.29)
Como se formou a Divisão Internacional do Trabalho? Povos dominantes controlavam as técnicas... Imposição de interesses mercantis... Como surgiu o capitalismo? Produção gerou excedentes... Lucro... A acumulação do lucro (capital)...donos dos meios... Baseada na propriedade privada... Trabalhadores vendem mão de obra... Divisão de classes...

15 Capitalismo em três fases!!!
1ª fase: capitalismo comercial/mercanti- lismo; 2ª fase: capitalismo industrial; 3ª fase: capitalismo financeiro.

16 Capitalismo Comercial
Por que surgiram as grandes navegações? Pacto colonial! Colônia relações somente com a metrópole

17 Quais foram as consequências do pacto colonial?
Consolidação da DIT; Esgotamento de recursos naturais nas colônias; Acumulação de capital na metrópole. Pontos fundamentais! Balança comercial favorável; Protecionismo; Metalismo: acumulação de riquezas em moedas; Monopólio comercial. Com o acúmulo de capital, metrópoles investiram onde?

18 Capitalismo industrial!
1ª e 2ª Rev. Industrial; Salário - consumidor... Trabalho como mercadoria- MAIS VALIA; Independência americana - consumidores Busca por matéria prima, onde? Partilha da África e Ásia Imperialismo

19 Partilha da África e a nova DIT
Conferência de Berlim (1885) Fronteiras artificiais Pouca mudança na DIT E o liberalismo? Adam Smith ( ); O mercado regula a economia; Estado- segurança e ordem.

20 Produção em massa! Modelo TAYLORISTA
Objetivo: acabar com o desperdício, a ociosidade e morosidade operária... O aperfeiçoamento se conquista com a especialização (...) divisão do trabalho em tarefas específicas (...) no ritmo das máquinas... Motivos: mão-de-obra pouco qualificada; trabalhadores eram imigrantes analfabetos; Alguns não falavam o mesmo idioma.

21 Produção em massa! Modelo FORDISTA - Henry Ford
Coloca em prática as teorias de Taylor Objetivo: produzir com custo reduzido para a sociedade de massa; carros exatamente iguais... Manchete! “Em 1905, a Ford tinha 33 fábricas nos Estados Unidos e 19 no estrangeiro. Todas produziam o mesmo carro negro, o Ford ‘T’ – o carro de ‘todo o mundo’ –, fabricando quinze milhões de exemplares de maneira Padronizada”.

22 “O automóvel está destinado a fazer do Brasil uma grande nação
“O automóvel está destinado a fazer do Brasil uma grande nação!” (1919) - Quem foi o autor desta frase? - Qual foi o interesse com esta frase? Empresas se associaram a instituições bancárias (...) Bolsas de Valores ... Ações; Processo de concentração de capitais (...) fusões e incorporações – monopolização; Com a crise de Busca de novos mercados.

23 Capitalismo financeiro ou monopolista
A fábrica global instala-se além de toda e qualquer fronteira, articulando capital, tecnologia, força de trabalho, divisão do trabalho social ... Ampliando o fluxo de riquezas, de imagens, de poder... Tem algum horário que as bolsas de valores fecham, ou não? ...rede financeira, que jamais fecha (...) as cotações de suas ações ainda...

24 (Pucpr 2010) A globalização pode ser descrita como um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas. São manifestações características da globalização, EXCETO: a) A globalização aumentou a força/influência do Estado-Nação como poder regulador da vida econômica e social dos países. b) A redefinição das relações políticas, econômicas e culturais entre os países modifica o papel e o significado das fronteiras nacionais. c) A nova divisão internacional do trabalho permite que grandes conglomerados empresariais passem a exercer uma dominação crescente no setor industrial e de serviços. d) Em virtude do processo de globalização, as grandes corporações passam a ter maior mobilidade espacial e maior capacidade competitiva. e) É crescente a interligação e interdependência dos mercados financeiros em escala mundial.

25 Capitalismo financeiro ou monopolista
Escreva nos parênteses “M” se Monopólio ou “O” se Oligopólio? ( ) Um grupo de empresas dominam o seguimento; ( ) Uma empresa domina o seguimento; Brazil Foods, 10ª maior empresa alimentícia da América... Risco! monopolista (...) ampliação da participação no mercado...

26 Quais são os tipos de oligopólios?
Manchetes!!!! ( ) Associação chinesa pede boicote a mineradoras. 3 grandes empresas de... ( ) A disputa por um império: o Grupo João Santos (...) proveniente de empresas dos setores de cimento, comunicações, agroindústria e celulose. ( ) “Criada em 1961 para atuar como (...) do setor elétrico, a Eletrobrás e suas 4 empresas regionais (Chesf, Furnas, Eletrosul e Eletronorte). ( ) quando grandes empresas unem-se a seus concorrentes de mercado menores, criando um monopólio. Escreva entre os parênteses: A- Truste; B- Cartel; C- Conglomerado; D- Holding.

27 Keynesianismo!!! Com a crise de 1929, liberalismo perde força...
Intervenção do estado - garantir pleno emprego. Estado como: Proprietário de empresas- estatais; Planejador. Intervenção pública; Ação social; Políticas protecionistas. Mas, o que é Protecionismo? ...governo estabelece entraves à importação de produtos como têxteis, móveis e eletrodomésticos. Restrições ocorrem durante novo período de conflitos comerciais entre Brasil e Argentina; em fevereiro, comércio bilateral caiu 45%. (02 de março de 2012)

28 Por que se expandiram as multinacionais pós 2ª Guerra Mundial?
Retorno dos soldados... Mulher no mercado de trabalho... Transnacionais buscam: Redução de custos... Incentivos fiscais... Mercado consumidor... Nova DIT

29 Produção enxuta! Modelo TOYOTISTA
Concepção "enxuta“(clean, magra, sem gorduras). Objetivo: Eliminar o estoque e o desperdício, produzindo somente o que for necessário, JIT - "just in time". Passou a produzir automóveis com larga escala de cores, sem gerar custos adicionais... Aproxima-se de uma produção segundo a demanda... Fábricas menores e descentralizadas, por quê?

30 Neoliberalismo: ideias políticas e econômicas (
Neoliberalismo: ideias políticas e econômicas (...) não participação do Estado na economia. Liberdade de comércio (...)garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social. Riscos!!! Inchaço do serviço público; Sindicatos; Gastos sociais. Concordas ou não?

31 Pioneiros!!! Margareth Thatcher, enfrentou os sindicatos (...) leis que lhes limitassem a atividade, privatizou, afrouxou a carga tributária sobre os ricos e empresas , estabilizou a moeda. Em seguida Reagan e Pinochet No final dos anos 90, com as manifestações públicas nos encontros da OCDE, cresceram as análises sobre os movimentos de resistência ao neoliberalismo. Contraponto: o “Fórum Social Mundial” foi uma proposta ao “Fórum Econômico Mundial” de Davos, na Suíça.

32 General Motors (GM) coloca os Estados Unidos da América (EUA) na contramão do Liberalismo e do Neoliberalismo Após 101 anos no mercado, a General Motors, que já foi a maior montadora do mundo, deve pedir hoje concordata na Justiça dos EUA. Participação do governo pode superar 57%.

33 Opção ao Neoliberalismo!!! Terceira Via
Falta de propostas concretas e imediatas; Incompatibilidade com o Neoliberalismo. Caminho alternativo; Autodenominado de socialdemocrata Idealizadores: Tony Blair Leonel Jospin Gerhard Schoerder

34 (UNEAL-2011) A primeira eleição de Ronald Reagan para a presidência dos Estados Unidos (1980) coincidiu com o início do governo de Margaret Thatcher, líder do Partido Conservador, na Inglaterra. Orientados por uma mesma concepção de governo, dariam dimensão internacional ao neoliberalismo (...) Alceu L. Pazzinato e Maria Helena V. Senise, História Moderna e Contemporânea A doutrina econômica a que o texto se refere defende a) o Estado de Bem Estar Social nas nações subdesenvolvidas. b) a prática da estatização dos recursos naturais. c) a intervenção mínima do Estado da economia. d) o desestímulo à livre circulação de capitais internacionais. e) a criação de rígida legislação de proteção ao trabalho.

35 (UFAL) O Capitalismo Moderno é um sistema político e econômico que ainda predomina no mundo atual. Ele apresenta uma série de características, como as que são mencionadas a seguir, exceto: a) a globalização do capital financeiro. b) a intensificação dos monopólios. c) a redução considerável do direito à propriedade privada dos meios de produção. d) o aumento da produtividade do trabalho. e) a competição de oligopólios no mercado internacional.

36 Muito Obrigado pela atenção!!!


Carregar ppt "O capitalismo e a DIT Cap. 29"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google