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Pesquisa: - uma criação - uma interpretação às situações A alma de um bom projeto: (elaboração de) uma boa pergunta.

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Apresentação em tema: "Pesquisa: - uma criação - uma interpretação às situações A alma de um bom projeto: (elaboração de) uma boa pergunta."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho Científico - Pesquisa – Projeto Relatório Científico Monografia

2 Pesquisa: - uma criação - uma interpretação às situações A alma de um bom projeto: (elaboração de) uma boa pergunta

3 O trabalho de Pesquisa Científica
O trabalho de Pesquisa Científica . Parte das primeiras impressões sobre um fenômeno e busca conhecer seu núcleo, sua essência. . Busca esclarecer como os elementos fenomênicos e essenciais se relacionam, se interpenetram

4 Objetividade e Investigação Científica Buscamos objetividade na ciência, mas: Todo esforço de compreensão do mundo advém de um espírito contemplativo, que modifica o que vê. Aquilo que muitos denominam “a coisa em si” é sua própria interpretação. A subjetividade é ela mesma condição para o exercício da investigação científica

5 Projeto de Investigação Científica É um guia, onde está inscrito o sonho, a vontade – a pesquisa realizada é o que foi possível fazer: maior ou menor que o projeto! O momento da construção do projeto é o momento mais criativo e individual do pesquisador. É uma apresentação organizada do conjunto de decisões que você tomou em relação à investigação científica que você pretende realizar.

6 Estrutura Básica de um Projeto de Pesquisa
Como numa relação afetiva há: - a fase exploratória (a “paquera”) quem escreveu sobre o assunto, o que se sabe sobre ele, como se aproximar Organização do projeto de investigação (o “namoro”) conhecimento mais profundo, dedicação quase que exclusiva, mergulho profundo no tema Realização da pesquisa (o “casamento”) fidelidade, atenção, dedicação, resolução de problemas O relatório final (a “separação feliz”) é preciso um distanciamento e um olhar o mais crítico possível sobre o objeto estudado, fazer rupturas, sugerir novas pesquisas

7 Estrutura Básica de um Projeto de Pesquisa Seja qual for o modelo adotado, responde às seguintes perguntas: O que pesquisar ? (definição do problema, hipóteses, base teórica e conceitual) Para que pesquisar ? (propósito do estudo, seus objetivos) Quando pesquisar ? (cronograma de execução) Com que recursos pesquisar ? (orçamento) Pesquisado por quem ? (equipe de trabalho, pesquisadores, coordenadores, orientadores)

8 Estrutura Básica de um Projeto de Pesquisa
Introdução e Justificativa (o problema e sua importância) Hipótese Objetivos Revisão de Literatura Casuística (ou Material) ou Metodologia Métodos Cronograma Físico Cronograma Financeiro Bibliografia

9 O começo no trabalho de Pesquisa Científica
O começo no trabalho de Pesquisa Científica é sempre a organização da situação problemática (Obs:Uma coisa é a forma de apresentação do projeto, outra coisa é a construção do projeto)

10 O Tema da Pesquisa Científica
O Tema da Pesquisa Científica . A primeira pergunta que surge: O que pesquisar? Não saber o ponto-chave logo do início faz parte da construção do problema, indica possibilidades. . Ao pretender falar de tudo o resultado geralmente é um trabalho sem profundidade

11 Os Temas da Pesquisa Científica podem surgir de várias maneiras:
Os Temas da Pesquisa Científica podem surgir de várias maneiras: . observação do cotidiano – problemas interessantes . vida profissional – vivência de situações problemáticas . contato com especialistas individual ou coletivamente - levantamento de novas questões. . estudo da literatura especializada – lacunas e controvérsias a serem preenchidas . criatividade, descoberta repentina e às vezes casual de um problema a ser investigado

12 Escolha do Temas da Pesquisa Científica:
Escolha do Temas da Pesquisa Científica: . Seu interesse – critério mais importante sensibilidade, envolvimento com o tema escolhido . Sua formação prévia – a familiarização com o tema pode proporcionar uma reflexão mais consistente . Sua busca de complementar sua formação . Possível de ser executado nas condições existentes Ideal: unir uma grande motivação a uma certa familiaridade

13 Primeiras aproximações ao tema
Primeiras aproximações ao tema . A partir do tema amplo, descobrir qual é o ponto exato que você pretende pesquisar. - Para tanto é preciso: mapear as diferentes contribuições registradas em livros, artigos de periódicos etc. - Para essa aproximação ao tema, você pode realizar uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental e contatos diretos

14 Pesquisa Documental: . Documento: informação sob a forma de textos, imagens, sons, sinais etc., contida em um suporte material como papel, madeira, tecido, pedra etc. . Informações orais (diálogo, exposições, aula reportagens faladas) se tornam documentos quando transcritas em suporte material Documento: informação organizada sistematicamente, comunicada de diferentes maneiras (oral, escrita, visual ou gestualmente) e registrada em material durável

15 . A Pesquisa Documental recorre a materiais que ainda não receberam tratamento analítico ou que ainda podem ser re-elaborados de acordo com os objetivos da pesquisa, ou seja, recorre às fontes primárias . A Revisão Bibliográfica abrange as contribuições de diferentes autores sobre um assunto, trabalhando, portanto, com fontes secundárias

16 . Fontes primárias: dados originais produzidos pelas próprias pessoas que os coletaram há uma relação direta com os fatos a serem analisados: relatos, observação de uma fotografia, analise de uma gravação, de uma biografia minimiza a interferência entre o registro e o acontecimento, mesmo assim, apresenta uma versão pessoal, com suas distorções conscientes e(ou) inconscientes

17 . Fontes secundárias: dados de “segunda mão” o conhecimento é obtido por meio de elementos ou sujeitos mediadores não há relação direta com o acontecimento registrado Não diminui a relevância de fontes secundárias: É preciso identificar qual é o tipo de fonte adequada para seu problema de pesquisa

18 Pesquisa Bibliográfica:
Pesquisa Bibliográfica: . Muito próxima à pesquisa documental - o elemento diferenciador: natureza das fontes . Trabalha com informações de diversos autores sobre o assunto – obtidas em livros, artigos etc. . Coloca o investigador em contato com o que já se produziu a respeito do tema de sua pesquisa Obs: No decorrer da pesquisa geralmente haverá necessidade de aprofundamento desse levantamento inicial – questões inicialmente não previstas

19 Contatos Diretos . O esforço de levantar dados pode ser realizado por meio de contatos diretos. . Neles o investigador deve conversar informalmente com pessoas que podem fornecer dados ou sugerir possíveis fontes de informações úteis.

20 O referencial Teórico da Pesquisa
O referencial Teórico da Pesquisa . É preciso situar o problema de pesquisa no interior de um debate teórico sobre o tema. . É necessária uma análise da literatura disponível sobre o tema Dessa forma se pode identificar o “estado da arte” e: diante dos vários estudos e interpretações é preciso selecionar o seu campo de atuação, fazer o seu recorte

21 Delimitação da Questão ou Problema de Pesquisa
A investigação científica começa com uma questão que permite ao pesquisador lançar-se à procura de novas respostas Formular uma questão é condição necessária ao desenvolvimento da pesquisa pode partir de: uma indagação, um problema a ser resolvido, um tema sujeito a estudo, um ponto que merece discussão

22 Delimitação da Questão ou Problema de Pesquisa (2)
Uma questão muito abrangente: a pesquisa fica muito complexa, até mesmo inviável Questão bem delimitada: facilita a condução da pesquisa, os objetivos ficam claros, a metodologia é indicada

23 Delimitação da Questão ou Problema de Pesquisa (3)
Há outras questões do ordem prática a serem feitas: A questão é relevante? É adequada para mim? Tenho condições concretas para realizar esse estudo? Tenho fontes de consulta acessíveis e de fácil manuseio? Existem recursos financeiros para o desenvolvimento da pesquisa? Terei tempo disponível para investigar essa questão?

24 A hipótese da Pesquisa “O que está suposto”
Antecipação do resultado da pesquisa Resposta possível à pergunta feita na elaboração do problema Poderá ou não ser confirmada pela pesquisa

25 Tipos de hipóteses de Pesquisa
As casuísticas: afirmam que um objeto, pessoa ou fato possuem determinada característica As que se referem à freqüência de acontecimentos: indicam se determinada característica ocorre com maior ou menor intensidade As que estabelecem relações entre variáveis: permitem classificações entre duas ou mais categorias; ex: gênero, classe social

26 A ciência está alicerçada na dúvida, não na certeza
Hipótese de Pesquisa: Deve ser plausível, consistente, específica, clara, explicativa e simples O enunciado é uma expressão da livre escolha; mistura intuição, bom senso, experiência e competência É uma opinião É uma resposta ou afirmação provisória a ser revista continuamente ao longo da pesquisa A ciência está alicerçada na dúvida, não na certeza

27 Hipótese de Pesquisa: Pode ser substituída (não há consenso quanto a isso) por: formulação de pressupostos ou de questões É um diálogo entre o olhar do pesquisador e a realidade observada A hipótese não deve se basear em valores morais, não deve indicar o que é “bom”, o que é “prejudicial” etc.

28 Objetivos da Pesquisa O que você pretende com a investigação
(não é o que vai fazer para atingi-lo) Dão a direção de ação do pesquisador Definem a natureza do trabalho Novamente: evidenciam o problema Norteiam o percurso metodológico e a escolha dos métodos e técnicas de pesquisa

29 Objetivos da Pesquisa Para estabelecê-lo: recorde o seu problema
Devem ser reais e atingíveis no tempo e com os recursos disponíveis Geralmente iniciados com um verbo no infinitivo que expressa o estágio da pesquisa: - Conhecimento: classificar, conhecer, definir, identificar - Compreensão: compreender, concluir, deduzir, demonstrar - Aplicação: aplicar, desenvolver, estruturar, selecionar - Análise: analisar, comparar, investigar, provar, criticar - Síntese: compor, construir, documentar, formular, propor - Avaliação: avaliar, decidir, escolher, medir, selecionar

30 Objetivos da Pesquisa Objetivos Gerais:
Definem o que se pretende alcançar com a realização da pesquisa É mais amplo, é a questão principal da pesquisa Objetivos Específicos: são secundários, relacionados ao principal definem aspectos mais específicos, componentes do problema, que contribuem para alcançar o objetivo geral

31 Objetivos da Pesquisa O conjunto dos objetivos específicos é suficiente para atingir o objetivo geral proposto? Qual a seqüência lógica mais adequada entre os objetivos específicos?

32 Justificativa: relevância do tema de estudo Por que escolhi esse tema
Justificativa: relevância do tema de estudo Por que escolhi esse tema? O tema que escolhi é importante? Qual a relação do tema ou problema formulado com o contexto da ciência? Que contribuições posso oferecer com esse estudo? Quais os aspectos inovadores do trabalho?

33 Justificativa: Evidenciar razões suficientes para que haja o desenvolvimento da pesquisa. Apresentar motivos convincentes para empreender o esforço de pesquisa. Sublinhar a importância da investigação no debate teórico.

34 Metodologia: Methodos: caminho para chegar a um fim Logos: estudo sistemático, investigação Caminho e instrumental próprio para abordar aspectos do real, inclui concepções teóricas, técnicas de pesquisa e a a criatividade do pesquisador

35 Metodologia: - Caminho a ser trilhado para atingir os objetivos definidos (não se resume ao conjunto de técnicas e procedimentos para coleta de dados empíricos) - instrumentos - fontes da pesquisa

36 Metodologia: - processo de construção - movimento do pensamento para compreender a realidade - evidencia a postura epistemológica (a concepção da relação sujeito-objeto do conhecimento) do pesquisador (positivista, estruturalista, dialética, fenomenológica etc.)

37 Metodologia: - evidenciar como você está se aproximando do seu objeto de estudo, como pretende abordá-lo - nomear a aproximação estabelecida quando elaborou o “problema de pesquisa”

38 Metodologia: - explicitar os procedimentos para produção dos dados (entrevista, questionários etc.) – porque esse e não outro, porque é o mais adequado - detalhar os procedimentos: ex: o tipo de entrevista (estruturada, semi-estruturada, não-estruturada) - recomenda-se apresentar o roteiro da entrevista ou versão preliminar do questionário

39 Metodologia – deve explicitar: - tipo de pesquisa - sujeitos da pesquisa - espaço da pesquisa - coleta de dados - análise dos dados - cronograma(s)

40 Tipos de Pesquisa:

41 Tipos de Pesquisa: segundo os procedimentos metodológicos de coleta de dados Exemplos: . Experimento . Levantamento (“survey”) . Estudo de caso . Pesquisa Bibliográfica . Pesquisa Documental . Pesquisa Participativa

42 Tipos de Pesquisa: segundo os procedimentos de coleta de dados
Tipos de Pesquisa: segundo os procedimentos de coleta de dados . Pesquisa de Campo: busca da informação diretamente com a população pesquisada o pesquisador vai aonde o fenômeno ocorre ou ocorreu e reúne um conjunto de informações a serem documentadas (caráter exploratório ou descritivo)

43 Tipos de Pesquisa: segundo os procedimentos de coleta de dados
Tipos de Pesquisa: segundo os procedimentos de coleta de dados . Estudo de Caso: dedica-se a um caso particular, considerado suficiente para a análise do fenômeno; exame minucioso de uma experiência; (colaborar na tomada de decisões sobre o fenômeno estudado, indicando possibilidades para sua modificação)

44 Tipos de Pesquisa: segundo os procedimentos de coleta de dados
Tipos de Pesquisa: segundo os procedimentos de coleta de dados . Pesquisa Participativa: propõe a efetiva participação da população pesquisada no processo de geração de conhecimento, que é considerado um processo formativo. Ex: pesquisas participantes, pesquisa-ação; pesquisa sociopoética.

45 Tipos de Pesquisa: segundo os objetivos a serem alcançados metas, finalidades, resultado(s) esperado(s) (os objetivos podem ser mais conceituais ou mais descritivos ou...) Os tipos diferentes não são necessariamente excludentes: exploratória, descritiva, experimental e explicativa A escolha do tipo errado compromete o resultado

46 Tipos de Pesquisa: segundo os objetivos a serem alcançados Pesquisa Exploratória: . desenvolvimento e esclarecimento de idéias, . visa oferecer uma visão panorâmica, . uma primeira aproximação a um fenômeno pouco estudado . oferece dados que darão suporte a estudos futuros mais aprofundados

47 Tipos de Pesquisa: segundo os objetivos a serem alcançados Pesquisa Descritiva: -Descreve as características do objeto de estudo podendo ou não buscar relações entre variáveis - Não está interessada no porquê, nas fontes do problema; preocupa-se em apresentar suas características - Descoberta da dinâmica própria e singular, das razões que existem nas coisas (fuga de raciocínios circulares)

48 Tipos de Pesquisa: segundo os objetivos a serem alcançados Pesquisa Experimental: (herança positivista) -Refere-se a um fenômeno reproduzido de forma controlada, - Submete os fatos à experimentação (verificação) - Busca evidenciar relações entre fatos e teorias - Exige observação sistemática dos resultados para estabelecer correlações entre os efeitos e suas causas

49 Tipos de Pesquisa: segundo os objetivos a serem alcançados Pesquisa Explicativa: -busca identificar os fatores que contribuem para a ocorrência e o desenvolvimento de um determinado fenômeno - busca a fonte, as razões das coisas - em geral interage bem com os demais tipos

50 Tipos de Pesquisa: segundo as fontes de informação. Pesquisa de Campo
Tipos de Pesquisa: segundo as fontes de informação . Pesquisa de Campo . Pesquisa Experimental . Pesquisa Bibliográfica . Pesquisa Documental

51 Tipos de Pesquisa: segundo a natureza dos dados Qualitativa compreensão e interpretação do fenômeno; abordagem interpretativa (hermenêutica) Quantitativa explanação das causas por meio de medidas objetivas, testando hipóteses, utilizando estatística

52 Sujeitos da Pesquisa: Casuística População alvo ou amostra justificar os critérios adotados e as suas características universo populacional que você irá estudar, as pessoas que fazem parte do fenômeno que você pretende compreender.

53 (Objeto da Pesquisa) o tema, a questão que você escolheu para investigação

54 Em pesquisas que não envolvem seres humanos, há o item Material: organismos, rochas, ... Que também devem ser descritos e deve ser justificada a escolha do(s) mesmo(s)

55 Espaço da Pesquisa: delimitar Questão : Espaço x Local Lugar: familiar, concreto, delimitado ponto de práticas sociais específicas Espaço: remete a relações entre outros que estão ausentes, distantes em termos de lugar. Contempla muitos lugares. O espaço transcende o objeto geográfico: é uma paisagem e um pretexto.

56 Produção de Dados: os dados estão prontos, “esperando” para serem coletados?

57 Produção de Dados: Métodos indicar os instrumentos de pesquisa ex: questionário; análise de água; critério de escolha do instrumento que informações pretende obter com ele como será aplicado o instrumento: recurso metodológico combinação de dois ou mais recursos

58 Cronograma: - delimita o tempo a ser utilizado para fazer a pesquisa - (disponível x prazo legal) - organiza o tempo disponível para cada parte da pesquisa - organiza a seqüência de atividades

59 Cronograma (físico):

60 Cronograma Financeiro:

61 Bibliografia Toda e qualquer referência de literatura utilizada na elaboração do projeto Apresentada de forma a poder ser localizada pelo leitor Normas da instituição; normas ABNT

62 Estrutura Básica de um Projeto de Pesquisa
Introdução e Justificativa (o problema e sua importância) Hipótese Objetivos Revisão de Literatura Casuística (ou Material) ou Metodologia Métodos Cronograma Físico Cronograma Financeiro Bibliografia

63 Relatório de Pesquisa Introdução e Justificativa Hipótese Objetivos
Revisão de Literatura Casuística (ou material) Métodos Resultados Discussão Conclusão/Considerações adicionais Bibliografia

64 Relatório de Pesquisa Resultados Qualitativos (ex: categorias êmicas)
Quantitativos (análises estatísticas)

65 Monografia, Dissertação, Tese
Monografia, Dissertação, Tese... Monografia: pode ser entendida como um trabalho científico – é um estudo profundo sobre um(a) autor(a), um tema, uma época Remete a um trabalho escrito sobre um tema específico. Visa aprofundar um aspecto dos muitos que integram um determinado assunto. Trata-se de uma análise de dados que contribua para elucidar determinados aspectos do tema estudado.

66 Estrutura da Monografia: introdução , desenvolvimento, conclusão Introdução: – última tarefa a ser feita é preciso um texto para saber o que introduzir - deve conter: contexto, problema, resposta -sempre provisória -é um “acerto de contas” com o projeto original - deve “convencer” o leitor de que o trabalho vale a pena

67 Estrutura da Monografia: Desenvolvimento: - explicar, discutir e demonstrar as principais idéias do trabalho. - é a parte mais extensa – o n° de partes ou capítulos depende do tipo de investigação feita

68 Estrutura da Monografia: Conclusão: retoma de forma sintética as principais idéias colocadas nas partes anteriores do trabalho, estabelecendo possíveis relações e elaborando algumas considerações finais Três característica principais: essencialidade – síntese interpretativa brevidade – curta, clara , convincente pessoalidade – ponto de vista do autor após as reflexões feitas

69 Tese de Doutorado (monografia típica) reflete sobre um tema único e específico; coloca um problema, demonstra uma hipótese (se for o caso) e por meio de uma argumentação lógica, convence o leitor de sua proposição. exige-se para o doutorado uma contribuição original sobre o tema; um progresso para o campo em que se insere, uma descoberta – algo que (teoricamente ao menos) outros estudiosos do assunto não deveriam ignorar, porque diz algo de novo sobre o assunto.

70 Dissertação de Mestrado Cumpre as exigências para uma monografia: apresenta resultados de uma reflexão sobre um tema determinado não se exige originalidade possui um caráter didático acentuado

71 Pesquisa: - uma criação - uma interpretação às situações A alma de um bom projeto: (elaboração de) uma boa pergunta


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