A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Cor na Educação Musical Perspectiva no Desenvolvimento da Pessoa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Cor na Educação Musical Perspectiva no Desenvolvimento da Pessoa"— Transcrição da apresentação:

1 A Cor na Educação Musical Perspectiva no Desenvolvimento da Pessoa
INSTITUTO PIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia Escola Superior de Educação Jean Piaget – Arcozelo (Decreto-Lei n.º 468/88, de 16 de Dezembro) A Cor na Educação Musical Perspectiva no Desenvolvimento da Pessoa Orientação: Professor Doutor Agostinho Gomes e Professor Doutor António Carvalho  Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico Vila Nova de Gaia, Fevereiro de 2011

2 Parte I – Fundamentação teórica Parte II – Estudo empírico
Índice: Parte I – Fundamentação teórica Introdução (problemática) Percepção e Cognição A Educação Musical como factor de desenvolvimento humano A Educação Musical, factor convergência social A música e a cognição Música para todos Parte II – Estudo empírico Objectivos Hipóteses Metodologia Contextualização geográfica Tratamento e análise dos dados Conclusão

3 Percepção A percepção implica decifrar, interpretar uma mensagem sensorial, atribuindo-lhe um significado, pressupondo uma actividade de codificação e descodificação. Segundo (Doron; Françoise, 2001) é através dos órgãos dos sentidos que nos apercebemos dos sons, dos sabores, dos aromas, das cores, das formas, das texturas, do frio e do calor. Estes funcionam como sensores que nos põem em contacto com os estímulos provenientes da realidade que nos rodeia. Cognição Cognição significa aquisição de um conhecimento através da percepção e, o seu julgamento através do raciocínio para soluções de problemas. A cognição é um processo pelo qual o ser humano interage com os seus semelhantes e com o meio em que vive, através de processos mentais que inclui todas as formas de conhecimento, tais como, percepção, discriminação sensorial, compreensão, raciocínio, julgamento, recordação, imaginação, entre outras, como nos menciona (Doron; Françoise, 2001).

4 A Educação numa perspectiva holística
A educação é um factor global, a que todas as crianças têm direito. O homem tem a idoneidade para aprender ao longo da vida, mas para isso, é necessário que sejam oferecidas condições para tal. O aprender a aprender, e aprender fazendo, conferem ao indivíduo uma auto-regulação de aprendizagem, em que o erro deve ser apreendido, não como um obstáculo, mas sim como um trampolim para o conhecimento, para o desenvolvimento humano, através da interacção com o meio. Como nos refere o mesmo autor (2006:7), “(…) ligando o saber ao saber fazer, o pensar ao agir, a autonomia e a participação, a formação pessoal e a social. É isto que dá sentido à educação e a formação.”

5 A Educação Musical, factor de convergência social
Como nos refere (Vega; Nascimento, 1999), o processo de socialização dá-se a partir do nascimento do homem até á sua morte. Esse processo faz do ser humano um indivíduo que fala, que tem uma identidade social e, que ao mesmo tempo pertence a um estado social. Morin (1999) diz-nos que a educação visa o desenvolvimento humano da pessoa, a formação do sujeito e, que ao mesmo tempo persegue objectivos que lhe são imputados, devido à sua função social e à necessidade de acomodação ao existente. A música neste contexto não deve ser entendida como um fim, em que o objectivo é ser músico ou professor de música tendo como finalidade, tocar bem ou ler uma pauta. Na educação musical essa óptica deve ser vista noutra perspectiva, deve ser objectivada para a formação do ser, com o intuito de desenvolver capacidades instintivas, emocionais e sociais, como também, incrementar capacidades intelectuais, como a percepção, atenção, memorização e criação. A comunicação é um processo fundamental para a produtividade de um grupo, a música é um meio de comunicação por excelência.

6 A música e a cognição É na primeira infância que se estruturam as maiores capacidades psicológicas do ser humano. Os fetos respondem à estimulação sonora através dos seus movimentos, sendo neste período assinaladas alterações nas medições do ritmo cardíaco e nas respostas neuronais na exposição à estimulação sonora. O desenvolvimento cognitivo é fruto de factores biológicos de maturação, experiências do mundo físico, inter-relação, transmissão social e de um mecanismo regulador, que é a equilibração. É por esta última que o indivíduo se adapta ao meio, isto é, que a sua inteligência avança, no sentido de um pensamento mais completo e complexo. Para além de todo o desenvolvimento musical, na disciplina de educação musical, a criança tem a oportunidade de desenvolver capacidades noutras áreas de saber, articulando as aprendizagens numa perspectiva de construção do conhecimento. O ensino da música promove o desenvolvimento da aprendizagem de estruturas de linguagem mais complexas, o desenvolvimento de um raciocínio matemático mais fluente, entre outras formas de expressões artísticas e culturais.

7 Música para todos Sérgio Aschero, breve biografia
Sérgio Aschero nasceu em Buenos Aires, a 8 de Junho de 1945 Doutorou-se em musicologia, na Universidade Complutense em Madrid, tendo-se destacado como matemático, compositor, conferencista e pedagogo. Aschero é o criador da Numerofonia, um sistema de escrita musical que se baseia nas ciências matemáticas (geometria e aritmética), na óptica, na acústica e na linguística.

8 Sistema Musical de Sérgio Aschero
O seu sistema não convencional parte da utilização da cor para diferenciar a altura do som e, das figuras geométricas para elucidar a sua duração Segundo o pedagogo, a música com notação convencional é usada apenas por 5% da população mundial, sendo que esta inovadora notação é para ser utilizada pelos 95% restantes Este método inovador permite à criança compreender a essência da música, sem ter que recorrer á notação convencional. O mesmo autor defende que a educação científica deve ser revolucionada, assim, como aconteceu com a substituição dos algarismos romanos para os árabes.

9 Parte II – Estudo empírico
Questão de Partida Objectivo Hipóteses Metodologia Conclusões Inquérito

10 Contextualização geográfica
Caracterização do concelho da Póvoa de Varzim

11 Conclusões H1- Os professores de educação musical objectivam a disciplina principalmente como prática instrumental e não como uma disciplina teórica. Gráfico 9: Para si, qual dos seguintes, é o principal objectivo da Educação Musical? Neste gráfico presenciamos que, 70% dos professores inquiridos considera que o objectivo da educação musical é a Prática musical activa e a teoria musical. Já 30% considera que o objectivo da disciplina é a Prática musical activa. Não menos importante de considerar são, os 0% dos professores que consideram importante a Teoria musical, como objectivo da disciplina, isto é, nenhum professor considera a Teoria musical, isolada, como objectivo da educação musical no ensino genérico.

12 Para si, qual dos seguintes, é o principal interesse dos alunos?
Gráfico 10: Para si, qual dos seguintes, é o principal interesse dos alunos? Neste gráfico contemplamos, como os professores de educação musical do ensino genérico consideram ser o principal interesse dos alunos, sendo que 100% da amostra considera ser a Prática musical activa.

13 H2- Os professores de educação musical aplicam nas suas aulas um método (s) / pedagogia (s), como função impulsionadora para desenvolvimento da pessoa. Quanto à hipótese (H2), constatamos a partir dos Gráficos 4, 5, 6 e 11 que, os professores utilizam mais do que um método/pedagogia nas suas aulas e que este, simultaneamente com o carácter da disciplina promove a socialização da criança e o desenvolvimento holístico do homem, como se pode observar no Gráfico 13. Gráfico 5: Utiliza nas aulas de Educação Musical algum método/pedagogia específico? Gráfico 4: Acha fundamental a utilização de um método nas aulas de Educação Musical?

14 Gráfico 6: Se na pergunta anterior respondeu SIM, indique qual/quais por favor: Gráfico 11: Considera a Educação Musical um meio para a socialização?

15 Gráfico 13: Faça um comentário sobre a importância da música no desenvolvimento do ser humano?

16 Para si, qual dos seguintes, é o principal interesse dos alunos?
H3- Os docentes de educação musical carecem de métodos inovadores na disciplina. Gráfico 8: Acha importante a implementação de um método inovador no Ensino da Educação Musical? Gráfico 10: Para si, qual dos seguintes, é o principal interesse dos alunos?

17 Conclusões finais Podemos afirmar que a música é uma arte fundamental para a promoção do desenvolvimento humano num sentido totalitário, pois favorece de forma primordial, a motivação a criatividade, a confiança, a auto-estima, a resiliência. Citando Hargreaves (2008: 247), “La especificación de objetivos para la educacion musical implica fraccionar las destrezas musicales en sus componentes cognitivos, afectivos y psicomotrices (…)” É a partir da interacção do ser humano com o meio ambiente que o Eu altera-se, através de factores endógenos e exógenos que podem modificar o seu desenvolvimento, entre o que o Homem experiencia e entre as experiências que advêm dos outros.

18 Achamos pertinente a resposta à pergunta analisada no Gráfico 8, apresentado anteriormente, em que 100% da amostra inquirida respondeu sim à necessidade de um método inovador, levando-nos daí depreender que verdadeiramente os professores de educação musical não têm conhecimento sobre o método de Sérgio Aschero e/ou não o consideram inovador. Para concluir este trabalho, consideramos que, para o processo ensino/aprendizagem ter sucesso é necessário ir ao encontro dos gostos e vivencias dos alunos, apostar em diferentes formas de leccionar, adaptar, reflectir, utilizar e, experienciar métodos não utilizados no meio educativo da disciplina de educação musical, pois quando a criança é motivada para a aprendizagem irá desfrutar da harmonia do saber, que fará com que cresça, desenvolva e se transforme.


Carregar ppt "A Cor na Educação Musical Perspectiva no Desenvolvimento da Pessoa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google